Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Prorrogação da entrega do SPED EFD PIS e COFINS
Solução ou uma dor de cabeça maior?
Notícia divulgada em vários Blogs, com base na IN 1161 de 31/05/2011, foi um verdadeiro alívio para profissionais de contabilidade, técnicos de informática e outros envolvidos em solucionar a necessidade urgente das empresas do lucro real com acompanhamento diferenciado, uma vez que as mesmas tinham que entregar até dia 06/06/2011 seus arquivos SPED EFD PIS e COFINS referentes aos dados de abril/2011. Com a prorrogação, a entrega passou a ser obrigatória até o quinto dia útil de Fevereiro de 2012... Ufá que alívio!! Será?
A ideia de entregar os arquivos mais adiante é ótima, pois oferece às empresas a possibilidade de trabalhar com mais folga e calma para consolidar dados, validar informações e gerar o SPED PIS e COFINS com maior precisão, porém, o que ajuda em matéria de tempo agora se torna um verdadeiro desafio - entregar o período entre Abril/11 a Dezembro/11 em Fevereiro de 2012 - sim todos os períodos até a mesma data.
São nada menos que 9 arquivos, um para cada mês, validados no PVA, assinados digitalmente e entregues em separado para a SRF (Receita Federal). Nunca antes as empresas da era do SPED tiveram um desafio parecido, os volumes são imensos e a complexidade é enorme diante de tantos números ao mesmo tempo.
Lembro a todos que diferente do que foi o SPED Fiscal, onde já tínhamos uma cultura fiscal com livro de entrada, saída, estoques e apuração de ICMS e IPI, no caso do SPED PIS e COFINS temos
uma situação diferente, não existiam livros de apuração oficiais de PIS e de COFINS uma vez que cada empresa apurava seus dados e impostos de uma forma, alguns “olhando” para a contabilidade e outros para notas fiscais ou NFe (Notas Fiscais Eletrônicas). O SPED PIS e COFINS exige dados detalhados até o nível de item de documento fiscal.
Bem, mas como ficou a entrega? Agora é assim:
• Empresas no Lucro Real com acompanhamento diferenciado obrigadas a partir de 01/04/2011 – dados referentes ao período de Abril/11 a Dezembro/11, devem fazer a entrega conjunta até o quinto dia útil de Fevereiro/2012
• Empresas no Lucro Real (as outras) serão obrigadas a partir de 01/07/2011 – dados referentes ao período de Julho/11 a Dezembro/11, devem fazer a entrega conjunta até o quinto dia útil de Fevereiro/2012
• Empresas do Lucro Presumido, Arbitrado e do Setor Financeiro (bancos, seguradoras, etc.) serão obrigadas a partir de 01/01/2012 – dados de referentes a Janeiro/12, entrega no quinto dia útil de Março/2012
Hoje pela manhã recebi dois telefonemas, um deles o cliente dizia: “Agora estou tranqüilo, vai dar tudo certo... Temos tempo e prazo!” O outro, “O que você acha que vai acontecer? O prazo esticou e teremos uma tranqüilidade a mais...”, concordei com ambos, mais prazo e mais tempo trazem um bom nível de tranqüilidade, porém, o volume é preocupante. Se deixarem tudo para dezembro ou janeiro, as empresas ficarão numa situação muito pior do que estão hoje.
Grandes empresas estavam tendo muita dificuldade para gerar o arquivo de um único mês, algumas estavam em projeto desde o ano passado, se preparando para gerar uma base para abril/11 com consistência e confiabilidade, mesmo assim estão com problemas até hoje. Imaginem só o que seria tratar dados legados, de três, quatro, cinco e até seis meses sem nenhuma preparação prévia? Seria uma tragédia contábil!
As empresas que não se prepararem com muita antecedência, não terão dados confiáveis, consistentes e completos para gerar seus SPED PIS e COFINS, por isso os projetos devem começar já!
Outro ponto de atenção - vocês sabem quantas empresas brasileiras estão no regime de lucro real? Pensem no trafego que terão de suportar os servidores da Receita Federal em Fevereiro/11? O volume de um arquivo SPED Contábil é muito menor que o de um SPED PIS e COFINS... Lentidão, falha na transmissão, versões novas de PVA (Validador da Receita) e outras casualidades... Vai ser complicado entregar tudo de uma vez, concordam? Uma verdadeira solução que vai virar dor de cabeça podendo ocasionar atrasos na entrega se não houver um planejamento e trabalho antecipados.
Sem falar que cada dia mais empresas optam por um ou outro regime, em especial o Lucro Real, os impactos disso devem ser medidos não só pelo valor de impostos a serem pagos ou em sua lucratividade fiscal, mas as empresas devem também analisar a responsabilidade contábil, financeira, fiscal e as obrigações acessórias envolvidas na opção do seu regime.
Logicamente que o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) ampliou e fará muito mais pela transparência econômica e empresarial, sendo um modelo para o mundo no que se refere a tecnologia e processos para com o FISCO, porém, as empresas devem estar muito atentas a prazos e conteúdos.
A não entrega do SPED EFD PIS e COFINS é passível de multa, porém, a autuação pela entrega inconsistente pode chegar a ser encarada em uma auditoria fiscal oficial como ato de fraude ou sonegação, que pode ser imputada como crime contra a ordem econômica nacional, com pesadas multas, fechamento de empresas e até mandados de busca, apreensão e prisão. Você já deve ter visto isso no telejornal de domingo a noite: Operação Solta e Agarra, Operação Vôo da Pomba e outros nomes criativos e ridículos. Assim, a solução da prorrogação vira dor de cabeça lá na frente, certo?
Realmente o assunto é sério e preocupante, prorrogar a entrega não pode ser encarada por empresários e contadores como uma oportunidade de deixar para amanhã o que deveria ser feito hoje e sim, como uma chance a mais de fazer uma entrega de dados com mais consistência e tranqüilidade. Pensem nisso, planejem com antecedência e envolvam a sua equipe fiscal e/ou uma empresa fiscal especializada para ajudá-los nesta nova etapa.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)