Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Por que faltam profissionais de marketing contábil e jurídico?
Por que faltam profissionais especializados em marketing contábil e jurídico no mercado? O artigo destaca três motivos principais.
Como os serviços contábeis e jurídicos são necessários em praticamente todos os segmentos empresariais, a cada dia tem aumentado a disputa do mercado por empresas especializadas. No entanto, os serviços jurídicos e contábeis têm particularidades próprias que distinguem de outras áreas conforme mostrado na imagem acima que estratifica a aplicação das estratégias de marketing. Atualmente temos poucos estudos específicos difundidos a respeito dessas duas áreas quando comparados com outras. Por exemplo, no varejo e na indústria, estudos avaliam o comportamento dos clientes no ponto de venda e sua respectiva satisfação, além de medir a força das marcas e o envolvimento emocional com elas.
Outro fator importante a considerar é que não existem profissionais especializados nesses temas na proporção demandada pelo mercado. Para realizar um trabalho de marketing condizente, um profissional tem que ter formação ou experiência na área contábil e jurídica e ao mesmo tempo na área de marketing. Falar de marketing contábil ou jurídico sem conhecer com propriedade o mercado pode ser desastroso. Do mesmo modo quando um advogado ou contador decide criar estratégias sem formação na área de marketing pode ser igualmente perigoso.
Por que faltam profissionais?
Mas afinal por que faltam profissionais de marketing especializados no mercado contábil e jurídico? Vou destacar três motivos:
- Falta formação acadêmica no mercado. Há uma demanda de mercado não atendida para cursos de graduação e pós-graduação em marketing contábil e jurídico e sem formação não há qualidade desses profissionais. Por exemplo, todo o ano eu recebo dezenas de e-mails de alunos que não acham bibliografia em quantidade suficiente para realizarem um TCC sobre o tema;
- Faltam professores qualificados para ensinar estratégias de marketing. Para formar pessoas é necessário que a qualificação do professor seja diferenciada e com experiência no mercado;
- As empresas não evoluíram em identificar que investir nas estratégias de marketing é uma necessidade. Quando presto consultorias para empresas profissionais o que mais fica evidente é que as estratégias até então usadas beiram o amadorismo sem que os próprios empresários tenham se dado conta disso.
O que tem sido feito?
Após o sucesso do meu livro Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis tenho me dedicado a estudos e consultorias para identificar as necessidades de conteúdo e disponibilizar em forma de artigos e treinamentos no mercado. Nesse momento tenho a satisfação de comunicar o lançamento de uma nova série de treinamento em marketing de serviços profissionais que vai ajudar as empresas a evoluírem nos resultados de mercado.
Paralelamente tenho intensificado meus esforços junto a entidades de classe e universidades para difundir os conceitos e aplicabilidades das práticas de marketing para o segmento contábil e jurídico em forma de treinamentos e palestras com bons resultados. Avançar nas estratégias de marketing profissional para os mercados aqui citados ainda vai levar um tempo, mas será necessário para proporcionar os resultados que as empresas buscam na ampliação da participação do mercado.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)