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Como as técnicas consultivas em TI ajudam a gerar valor na hora da venda

Você sabe qual é a diferença entre vender um produto por preço ou por valor?

Autor: Roberto Dias DuarteFonte: O Autor

Você sabe qual é a diferença entre vender um produto por preço ou por valor? Apesar de não parecer, há uma distinção entre essas duas práticas. É comum os vendedores fazerem prospecção de mercado, avaliar o preço da concorrência e começar o caminho de igualar os preços. A consequência é a falta de valorização dos serviços e produto da empresa e prejuízo à venda de valor em tecnologia. Se você, vendedor de TI, segue esse caminho para driblar a concorrência, pode estar deixando de conquistar clientes pelo o valor agregado por sua solução, e deixando escapar as vantagens de uma parceria duradoura e lucrativa!

Lançando um olhar a venda de soluções fiscais, se percebe um cenário que, se você não estiver atento, tende a levar os processos comerciais justamente pelo caminho da discussão por preço. Cabe ao profissional de vendas buscar formas de vender valor e fugir da concorrência por preço, mesmo nos projetos fiscais.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna já dizia que os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas, e para a venda consultiva de TI e das soluções fiscais, a abordagem precisa ser por aí! O processo de vendas de soluções para o Sped, por exemplo, não deve simplesmente seguir o discurso da obrigatoriedade do repasse de informações contábeis e fiscais para os órgãos regulamentadores. Para isso, as técnicas de vendas consultivas são ideais para o vendedor mostrar valor ao projeto fiscal. Se você quer ser um vendedor de sucesso, precisa se mostrar parceiro do seu cliente, mesmo quando um serviço é obrigatório. Lembre-se: obrigação gera senso de urgência, não valor!


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