O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou para 0,56% em outubro, ante 0,44% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira, 8
Área do Cliente
Notícia
Como definir a proposta de valor da sua empresa contábil?
Você já parou para pensar qual é a ideia central da sua empresa?
Você já parou para pensar qual é a ideia central da sua empresa? Por que razão ela atrai os clientes? Por que eles fazem negócio com sua empresa e não com seus concorrentes? O que diferencia seu negócio dos demais? A resposta pode (e deveria!) estar na proposta de valor do seu escritório contábil.
A proposta de valor é a ideia central – conhecida também como DNA – que guia a construção de uma marca e indica como ela quer e deve ser percebida pelo mercado e por seus colaboradores. Por meio dela seus principais valores representados se tornam referência para definir a experiência nos relacionamentos com sua empresa – serviços, produtos, atendimento, comunicação, entre outros. A proposta de valor do seu escritório contábil representa o valor que você pode entregar aos seus clientes, e não tem relação com custo ou preço. Sua empresa pode ter mais de uma proposta de valor! |
Saber como definir a proposta de valor de uma empresa é fundamental para direcionar seu planejamento estratégico, capacitar seus colaboradores e direcionar os investimentos. O modelo de negócio Canvas, que vem ajudando a mudar estratégias empresariais no setor contábil, por exemplo, tem como um de seus pilares, a identificação da proposta de valor do escritório contábil.
Perguntas como: que vantagens você vai oferecer ou o que seus serviços proporcionam de agregação de valor aos seus clientes, ajudam sua empresa a encontrar sua proposta de valor, e a buscar formas de fortalecê-las.
Exemplos de empresas que deixam muito claro qual sua proposta de valor
A pesquisa Marketing 2020, da Harvard Business Review, aponta que as marcas bem-sucedidas possuem sua declaração de propósito muito clara e explícita na organização.
- Por muito tempo, a marca Walmart falou de preços baixos. Sam Walton, o fundador da empresa o fazia para prover às pessoas e suas famílias melhor qualidade. Segundo site da empresa, o Preço Baixo Todo Dia (PBTD) é o modelo de negócios que fez o Walmart se tornar líder global do mercado de varejo.
- A Apple se concentra em sua proposta única de valor, que é o belo design, que funciona ao sair da caixa, com embalagens cada vez menores e muito elegantes. O custo por exemplo, perde total relevância, é certo dizer que a Apple definitivamente não está competindo no preço. É quase garantido que o consumidor pagará mais (bem mais!) por um produto Apple do que pagaria por um mesmo produto da concorrência.
- As experiências que acontecem nos parques da Disney, que recebe 120 mil visitantes diariamente (apenas em seu parque localizado na cidade de Orlando, Flórida, EUA) também representam claramente a proposta de valor da empresa. O posicionamento é muito claro: atender e proporcionar uma experiência única e incrível aos visitantes, que lá são tratados como convidados. Todos os funcionários do parque, assim como seus visitantes, conhecem e reconhecem a proposta de valor da companhia, calcada nos princípios da segurança, cortesia e cordialidade. O resultado é o show!
-
Exemplo de proposta de valor para escritório contábil
Agregar valor é fundamental para qualquer tipo de negócio, inclusive no escritório contábil. A proposta de valor deve satisfazer a necessidade do cliente, por meio de uma agregação de benefícios que a sua empresa oferece. Algumas delas podem ser inovadoras e diferenciadas, ou até semelhantes a outras, mas sempre com características próprias. O importante é definir a proposta de valor do escritório contábil para direcionar suas estratégias de negócio. Ela vai auxiliar (e muito!) na definição de ações para o crescimento da organização, como por exemplo:
- Comunicação de excelência com os funcionários: com a proposta de valor definida, torna-se muito mais fácil a comunicação da empresa com os colaboradores, e o reflexo disso no atendimento ao clientes.
- Como atuar: a proposta de valor dá as diretrizes certas de como atuar no mercado e estar preparado para possíveis mudanças. Fica mais fácil saber como agir em meio às necessidades do mercado e do seu segmento de atuação.
- Onde e no que investir: definir as estratégias possibilita enxergar com mais clareza, quais são os seus recursos, onde devem ser investi-los e de que forma isso deve ser feito.
-
A proposta de valor de uma empresa é muito mais do que se posicionar em um único atributo; é uma declaração sobre a experiência resultante que os clientes obterão com a oferta e seu relacionamento com o fornecedor. A marca deverá representar uma promessa relativa à experiência total resultante que os clientes podem esperar. Se a promessa será ou não cumprida, depende da capacidade da empresa em gerir seu sistema de entrega de valor. O sistema de entrega de valor inclui todas as experiências de comunicação e canais que o cliente terá a caminho da obtenção da oferta.
Exemplo de proposta de valor para escritório contábil
Como definir a proposta de valor de uma empresa?
A proposta de valor do seu escritório contábil será o remédio para alguma das dores dos seus clientes. Se seu modelo de negócios tiver mais de uma proposta de valor, uma delas será o motivo pelo qual os clientes escolherão a sua empresa, e não o concorrente. Isso implica dizer que quanto mais inovador e único for o valor que você oferece a seus clientes, maiores suas chances de sucesso. Por isso, ao elaborar a proposta de valor de sua empresa contábil, busque:
- Se destacar: para se destacar é preciso apresentar o diferencial de mercado. Não só em competição de preço, mas em serviço;
- Inovar: pesquise as mudanças no mercado e busque inovação. Se possível, vá além dos trabalho teóricos – invista em eventos para seus próprios funcionários e colaboradores que atraia contadores da região;
- Ser referência: sua proposta de valor precisa ser revisada ano após ano e, assim, modificada conforme as mudanças no mercado e na tecnologia.
-
Para ajudar, confira alguns tipos de proposta de valor para avaliar o que mais fortalece seu negócio:
Novidade Você pode entregar valor para o seu cliente por meio de uma inovação que satisfaz uma nova necessidade do setor, às vezes ainda nem percebida. Desempenho Outra maneira de criar valor é propor melhoria no desempenho de alguma atividade, mudar a forma de fazer determinada coisa, aplicando, por exemplo, tecnologia. Personalização A personalização está ligada a produtos e serviços que se adaptem a necessidades específicas de clientes individuais. O contador do futuro, que busca trabalhar de forma consultiva consegue identificar oportunidades nesse sentido. Redução de custo Redução de custos é tema constante nas pautas empresariais. Por isso, soluções que ajudam a reduzir despesas são sempre bem vistas para gerar valor. Redução de risco A redução de riscos também pode ser bastante relevante como oferta de valor dos escritórios contábeis. O que seu negócio proporciona de útil para os interessados em adquirir seus produtos ou serviços? Definir a proposta de valor de uma empresa vai muito além de custo, representa o valor que você pode entregar aos seus clientes.
Quer inovar na sua empresa contábil e definir uma proposta de alto valor? Confira esta sequência de vídeos, que fala justamente sobre modelos de negócios contábeis de alto valor. Vídeo 1 – Vídeo 2 – Vídeo 3
Notícias Técnicas
O evento inaugural ocorreu no dia 04/11, pela Escola de Mediação (Emedi) do Tribunal
Manual visa promover a conformidade tributária e prevenir litígios ao esclarecer as novas regras
As submissões podem ser enviadas no período de 07 de novembro a 06 de dezembro de 2024
Contratos estabelecidos com diversas nações visam garantir o direito à seguridade social previsto no país e também no exterior
Notícias Empresariais
Para minimizar a falta de profissionais capacitados, escritórios contábeis captam jovens no mercado e investem na formação. Com a reforma, será preciso lidar com um novo sistema tributário
O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas
Pesquisa da Fecomercio-GO aponta que cerca de 30% dos atestados médicos emitidos são falsificados. Prática causa prejuízos ao comércio pela necessidade de contratações temporárias e pela queda na produtividade
Neste artigo de hoje discutiremos a importância de uma Gestão Contábil com excelência na estruturação de uma holding familiar.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!