O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, acelerou para 0,56% em outubro, ante 0,44% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira, 8
Área do Cliente
Notícia
A proposta de valor no escritório contábil e a fidelização dos clientes
Como um empresário contábil, você está sempre pensando em maneiras de tornar seus clientes satisfeitos
Como um empresário contábil, você está sempre pensando em maneiras de tornar seus clientes satisfeitos e aprofundar o relacionamento entre eles e sua marca, não é mesmo? No entanto, neste processo é extremamente comum ignorar o detalhe que mais importa: a proposta de valor de seu escritório contábil que você irá apresentar para alcançar o sucesso desejado e a fidelização dos seus clientes.
Você provavelmente já tem definido o que sua empresa oferece – e como isso é diferente, ou melhor, do que o que seus concorrentes fazem. Mas é único e convincente o suficiente no mercado competitivo? Saber a resposta para essa pergunta é fundamental para entender a definição da proposta de valor no escritório contábil.
Uma proposta de valor forte fala ao seu público-alvo exatamente o porquê eles devem comprar seus produtos e adquirir seus serviços.
Essa proposta é o objetivo principal de todo o processo de sucesso do escritório contábil. São os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes internos e externos o que diferencia as organizações de seus concorrentes. Uma vez definida, a proposta impulsiona cada processo para atender às metas do cliente. Assim, se os consumidores estão satisfeitos, eles são mais propensos a ser leais.
Apesar de parecer um processo simples, muitas empresas se enganam ao se posicionar perante aos clientes. No livro Competindo em Valores, Simon Knox e Stan Maklan discutem sobre as empresas que geram uma verdadeira defasagem de valor por não conseguirem alinhar o valor da marca com o valor para o cliente.
Philip Kotler, considerado uma das maiores referências em marketing no mundo, pode explicar essas empresas, citadas por Knox e Maklan, como organizações que possuem um excelente trabalho de marketing, mas não entregam o que prometem inicialmente, prejudicando a fidelização com os consumidores. Afinal, qualquer cliente que seja vai querer receber aquilo que lhe foi proposto. Certo? Com base nisso, Kotler definiu o status de fidelidade de cada cliente em 4 etapas:
- Clientes fiéis convictos
Você é cliente de alguma empresa que não trocaria por nada? Então você se encaixa no cliente fiel convicto – aquele que consome sempre a mesma marca e não tem a intenção de trocar!
- Clientes fiéis divididos
Os divididos já diz tudo. Eles até podem ser seu cliente fiel, mas também são de outras duas ou três marcas no mercado. Tudo vai depender do valor oferecido.
- Clientes fiéis inconstantes
Estes preferem não seguir apenas uma linha. Mudam a todo momento e não valorizam a proposta de valor oferecida pela marca.
- Clientes infiéis
Diferente dos inconstantes, os infiéis não têm preferência ou fidelidade por nenhuma marca. Podem até adquirir determinado produto, mas não dão importância de onde saiu.
Que tipo de fidelização seu escritório contábil está gerando? Confira esta sequência de vídeos, que fala sobre modelos de negócios contábeis de alto valor. Vídeo 1 – Vídeo 2 – Vídeo 3 |
Philip recomenda que as empresas estudem cada cliente para identificar seus principais pontos e falhas. No caso dos convictos, verificar os pontos fortes. Os divididos, avaliar as marcas que eles estão investindo e os inconstantes identificar as fraquezas.
Pense:
- Se você é incapaz de comunicar seu valor aos seus clientes, por que os clientes devem colocar valor no que você oferece?
- Se você é incapaz de dizer aos clientes porque eles devem escolher você, por que eles devem pagar pelo seu serviço?
É provável que muitos de seus potenciais clientes tenham dificuldade em decidir qual opção de serviço que merece tempo, dinheiro e confiança. Esta seleção pode ser um processo complicado para os consumidores que não têm a experiência de saber o que separa um concorrente de outro. Cabe a você demonstrar isso!
Em poucas palavras, a proposta de valor no escritório contábil é uma afirmação. Ela explica como seu produto resolve os problemas dos clientes ou melhora sua situação (relevância), oferece benefícios específicos (valor quantificado) e diz ao consumidor porque ele deve comprar de você e não da concorrência (diferenciação única).
É importante considerar que a proposta de valor vai além do custo do seu serviço!
A proposta de valor no escritório contábil vai além de preços. É natural ficar frustrado quando os concorrentes conseguem fechar negócios diminuindo o preço do serviço, mas o corte de preço é um perigoso e pode ser irreversível. Para os clientes fidelizados, os cortes de preços são permanentes. Em vez de corte de preço, faça os consumidores descobrirem a proposição de valor do seu serviço a fim de ir muito além de apenas verificar o custo dele. Esta é a razão pela qual você será diferenciado no mercado, e fugirá da competição por preço.
Assim como o marketing de relacionamento é tanto sobre o marketing como sobre relacionamento, o mesmo se aplica para a criação de uma proposta de venda única. É uma forma de diferenciação que precisa ser construída em torno de vender mais produtos e serviços, não apenas para fazer do seu negócio em uma marca significativa pela apresentação.
Desenvolver propostas de valor forte não só facilita a conexão com o público-alvo, mas estabelece uma base sobre a qual uma empresa de marketing e atividades de vendas podem ser construídas. Ele também fornece aos funcionários uma maneira consistente e coesa para falar sobre o que eles estão fazendo.
Quer evitar que sua empresa contábil comprometa a fidelização dos clientes? Que tal aplicar o modelo de negócios Canvas, refinar o planejamento do seu escritório e definir sua proposta de valor? Conheça o Workshop Contador 2.0 que irá auxiliar seu escritório a se tornar referência no mercado com propostas de alto valor.
“O que parece fidelidade à marca pode ser, na verdade, hábito, indiferença, preço baixo, alto custo de mudança ou indisponibilidade de outras marcas.”
Philip Kotler
Notícias Técnicas
O evento inaugural ocorreu no dia 04/11, pela Escola de Mediação (Emedi) do Tribunal
Manual visa promover a conformidade tributária e prevenir litígios ao esclarecer as novas regras
As submissões podem ser enviadas no período de 07 de novembro a 06 de dezembro de 2024
Contratos estabelecidos com diversas nações visam garantir o direito à seguridade social previsto no país e também no exterior
Notícias Empresariais
Para minimizar a falta de profissionais capacitados, escritórios contábeis captam jovens no mercado e investem na formação. Com a reforma, será preciso lidar com um novo sistema tributário
O Pix por aproximação chegou, sendo anunciado nesta semana pelo Google e pelo Banco Central (BC), porém a funcionalidade ainda não está disponível para uma base relevante de usuários e correntistas
Pesquisa da Fecomercio-GO aponta que cerca de 30% dos atestados médicos emitidos são falsificados. Prática causa prejuízos ao comércio pela necessidade de contratações temporárias e pela queda na produtividade
Neste artigo de hoje discutiremos a importância de uma Gestão Contábil com excelência na estruturação de uma holding familiar.
Iniciativa do Sebrae faz parte do programa Move + que já atendeu milhares de empresas no país garantindo em média, um acréscimo de 26,5% no faturamento delas.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!