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Superando a ameaça da “Contabilidade Online” e a guerra de preços: o case da MasterCont Contabilidade
Quem tem medo da “Contabilidade Online” e da competição por preços?
Quem tem medo da “Contabilidade Online” e da competição por preços? Estes dois assuntos são bem corriqueiros em conversas de praticamente todos os grupos de profissionais da contabilidade no Brasil (e, posso garantir que, no mundo todo!). Confira o caso de superação da Mastercont Contabilidade.
“No início de 2017 as contabilidades online tornaram-se uma ameaça para o meu negócio. Quando então, comecei a “perder” alguns clientes de serviços.” Quem o diz é Vanda Fonsêca, contadora por paixão e proprietária da MasterCont Contabilidade.
O surgimento das novas contabilidades (online e digital)fizeram Vanda pensar em vender o escritório e procurar um outro formato de negócio.
Contabilidade Online x Contabilidade Digital
Enquanto a contabilidade online (também conhecida como “contabilidade faça você mesmo” ou “do it yourself”) se restringe à escrituração e a demonstração, o modelo de contabilidade digital se propõe a utilizar a tecnologia da informação para automatizar, tanto quanto possível, a escrituração e a demonstração, liberando tempo para que “o profissional exerça a sua função científica”.
Faça download do estudo completo sobre o contabilidade digital.
Como será que a MasterCont resolveu essa situação?
Vanda Fonsêca trabalhava em uma grande empresa do ramo de saúde, atuando como contadora pleno
“Já fazia à parte alguns trabalhos de consultoria contábil e tributária; quando me decidi por abrir o escritório”, recorda.
Foi a enorme paixão pela contabilidade que a levou a abrir a MasterCont Contabilidade em 2005, em Salvador, Baía. Atualmente com 11 funcionários, a empresa tem no ramo dos serviços seus principais clientes.
“Na maioria empresas de Engenharia de pequeno e médio porte licitantes de órgãos públicos”, diz Vanda.
O investimento em capacitação foi essencial para conseguir superar a concorrência a levar o escritório contábil ao sucesso. Para tal, Vanda investiu no seu conhecimento.
“Fiz MBA em Consultoria Financeira aqui no Brasil e Gestão de Negócios na Universidade do Minho em Portugal”.
Além da formação acadêmica, a empresária contábil conciliava as atividades do escritório com a docência do Ensino Superior.
“Ter e atuar no escritório agregou valor à minha carreira de docente, pois podia levar para a sala de aula, a prática do escritório contábil e pude aproveitar talentos de alguns alunos , trazendo-os para estágio no escritório”, revela.
“O curso Contador 2.0, foi para minha empresa um marco histórico”.
“Há algum tempo eu já acompanhava o trabalho do Prof. Roberto e a curiosidade em saber o propósito do Workshop Contador 2.0 me levaram ao curso” relata a empresária.
E o resultado não poderia ter sido mais surpreendente.
“Em 3 meses após o curso, eu tenho a persona dos meus clientes traçada, saí do nível operacional para o tático, mudei o meu modelo de negócios, criei uma Holding de sucesso, aumentei o meu ticket médio e a captação de novos clientes. Mudei a performance, Layout e endereço do meu escritório com instalações maiores e estratégicas. Com baixo investimento financeiro e grandes perspectivas de crescimento. E as ideias não param de surgir”, conta a proprietária da MasterCont Contabilidade.
Como criar um serviço contábil de alto valor?
Além da importância da definição da persona, a participação no curso trouxe para a MasterCont Contabilidade, a visão para outras oportunidades de negócio dentro da empresa.
“Na identificação das dores dos clientes, percebi que dentre outras, a maioria tinha um passivo trabalhista muito alto e não tinha estrutura adequada para seleção, contratação e treinamento e mão de obra adequada”, conta Vanda Fonsêca.
A equipe da MasterCont, facilmente percebeu esta fraqueza como uma oportunidade de agregar este serviço como um diferencial face à concorrência.
“Criamos uma nova empresa de Terceirização de Mão de obra (Masterpromo Terceirização e Serviços) e uma Holding (Grupo Master Soluções em Serviços) que controla a atividade de Terceirização de mão de obra e na adequação às Normas da Reforma Trabalhista”, diz.
Com esta estratégia, a empresa criou combos de serviços para atender as necessidades específicas e as demandas por tipo de empresa e serviços.
“No geral, oferecemos mão de obra – selecionada de acordo com o perfil solicitado – , treinada e qualificada dentro de um combo que já contempla (ou não) os serviços Contábeis”, conta a contadora.
Olha que bacana a MasterCont implementando os pacotes de serviços! Assiste este vídeo onde eu falo mais sobre isso! |
Pacotes de serviços de contabilidade?
Sempre com foco na plena satisfação dos clientes, que segundo Vanda, só têm a ganhar.
“A venda destes combos está sendo muito bem aceita no mercado; uma vez que as empresas estão tendo muita dificuldade com as novas regras da reforma trabalhista e preferem não assumir diretamente o risco de contratação da forma errada”, revela.
Percebendo a valorização e reconhecimento dos serviços do escritório, Vanda Fonsêca assume um aumento significativo nos resultados.
“Conseguimos mais que dobrar nosso ticket médio e dobramos também a captação efetiva de novos clientes que eram de 2 contratos/mês. Com projeção para o próximo trimestre de 6 novos contratos/mês”, assume.
Sobre o curso, a empresária contábil entende que este foi fundamental para a compreensão da diversidade de produtos e serviços que poderia oferecer aos seus clientes, sem perder o foco na contabilidade.
“O curso ajudou a pontencializar minha estrutura e as habilidades que desenvolvi ao longo da minha carreira. Além de me oferecer ferramentas adequadas para construção de novas ideias e a implementação de um novo modelo de negócio”.
Contador 2.0: Só para quem ama o empreendedorismocontábil!
Vanda acrescenta que o curso é relevante “especialmente para aqueles que amam o que fazem, apostaram em um sonho e por algum motivo se perderam no meio do caminho e precisam retomar o crescimento do seu negócio e não sabem por onde começar”, diz.
Para o futuro, a MasterCont está trabalhando para melhorar a experiência do cliente, melhorando o processo de atendimento.
“Estamos investindo em um site mais completo e responsivo, em tecnologia e mão de obra qualificada. Temos uma expectativa de consolidar nossa marca no mercado e futuramente franquear nosso modelo de negócio”, conta.
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