Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Após um ano, conheça as rotinas de trabalho na pandemia para 2021
Vivemos um paradoxo
Vivemos um paradoxo: Se antes as pessoas queriam ficar em casa trabalhando, agora com o home office instaurado - além do trabalho remoto - muitos ainda têm questionamentos sobre estes modelos de trabalho.
Passado o grande susto no começo do ano passado, estamos (ainda) na adaptação e migração das atividades de trabalho para casa, e tudo mudou: “Houve uma grande busca pelo aumento da velocidade da internet e na adaptação do espaço da casa. Hoje já é comum ter o esposo trabalhando em uma sala, a esposa em outra e os filhos no quarto tendo aula” recorda Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
A maior mudança foi a transferência do ambiente de trabalho para a casa nos dois modelos:
Home Office: A pessoa precisa organizar o horário de trabalho exatamente como era no trabalho físico. A disponibilidade de horário, se era das 8 às 18 horas, precisa ser mantida para seguir o que executado antes.
Trabalho remoto: Precisa ser mais organizado no tempo, pois uma determinada atividade pode ser feita fora do horário convencional. Imaginando uma pessoa que não conseguiu terminar um relatório, por exemplo, é possível fazer pela noite ou aos finais de semana.
Estas duas modalidades se confundem um pouco, porém trabalhar em casa não é novidade. Diversos colaboradores já faziam um trabalho extra em casa, que era feito tão logo chegavam do expediente: “O trabalho remoto era mais pontual, mas assim como o home office, requer uma disciplina enorme. A diferença é que no trabalho remoto há mais liberdade de horário. É preciso ter cuidado redobrado para não se atrapalhar nas entregas dos resultados” diferencia Catalano.
E o modelo híbrido?
Chegou com força em 2021. Existem algumas necessidades pontuais que precisam ser resolvidas na empresa e, é imprescindível estar no local de trabalho, mas com todo cuidado, para troca de informações, reuniões pontuais e manter a equipe unida:
“Claro que cada empresa precisa adotar protocolos, como não reunir todos ao mesmo tempo e oferecer álcool em gel. As reuniões servem para sentir como o trabalho está se desenvolvendo e alinhamentos com os gestores imediatos. Pense que, com os novos modelos de trabalho, as empresas já se adaptaram, e o modelo híbrido tem o desafio de aliar o espaço físico da empresa com o home office. Não é uma volta definitiva aos escritórios” explica a especialista.
Funcionário pode escolher?
Como as empresas já se adaptaram à nova realidade, muitas estão com suas estruturas adequadas. Em outras palavras, há empresas que decidiram permanecer com trabalho remoto e home office, portanto os colaboradores já estão com seus computadores, cadeiras e todos os periféricos para um bom trabalho em casa. Mas nem todos os trabalhadores apreciam trabalhar em casa por diversos motivos.
Para quem deseja uma possível “volta”, claro, dentro das diretrizes de segurança contra o COVID-19, vale conversar: “Há empresas que são abertas com este assunto e podem, sim, trazer este funcionário para seus escritórios físicos. Tudo é negociável e a decisão sobre a forma de trabalho precisa estar alinhada com os gestores - que por sua vez, precisam deixar bem clara como será esta organização. Mas a palavra final é sempre da empresa” completa Catalano.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)