Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Quando posso receber mais de uma aposentadoria ao mesmo tempo?
Regimes diferenciados e aposentadoria internacional são opções existentes para a condição
Em tempos de aperto econômico, saber se é possível receber duas aposentadorias do INSS é um alento e tanto para a população. Apesar de carreiras como de médicos e dentistas serem, em geral, mais abastadas, na hora da aposentadoria se estabelece o mesmo drama: nem sempre se pode contar com um benefício polpudo. Nessa mesma condição estão enfermeiros e professores. Mas quando, então, é possível ganhar duas aposentadorias, aumentando os rendimentos?
Segundo a advogada previdenciária Isabela Brisola, sócia fundadora do escritório Brisola Advocacia, é possível receber duas aposentadorias somente quando uma pessoa recolher a contribuição em dois regimes diferenciados, por exemplo, do INSS e aposentadoria do regime público. Contudo, dentro do regime da Previdência Social puro já não é possível ter duas aposentadorias, por se tratar de regime único. “Se a pessoa trabalha de forma concomitante, ou seja, um professor que trabalha em mais de uma escola privada, aí poderá ter a soma de seus recolhimentos, mas o seu trabalho não será contado em dobro”, explica a advogada.
Já no caso de uma pessoa que mora no exterior, ela poderá ter duas aposentadorias: a do Brasil e do local onde estiver. Para obter esses benefícios, primeiro deve ser analisado o Acordo Previdenciário Internacional existente entre os países. “Somente assim é possível trazer para o Brasil o tempo de contribuição exercido no exterior, desde que esteja recolhendo a contribuição no país onde se está”, esclarece.
Se, por outro lado, a pessoa estiver em um país que não tenha acordo com o Brasil, a alternativa é ter as duas aposentadorias, porém sem poder contar o tempo de contribuição do exterior para o Brasil e vice-versa. “O que orientamos é que seja feito o recolhimento de forma facultativa no Brasil e, quando preencher os requisitos, sejam realizadas as aposentadorias do Brasil e do exterior”, indica Isabela.
Cumulação de benefícios é possível, mas há limites
Por sua vez, a situação da cumulação de benefícios é diferente e requer alguns cuidados. Cumular benefícios significa que o segurado pode receber dois benefícios previdenciários ao mesmo tempo.
Esse é o caso, por exemplo, de uma pessoa que recebe uma pensão por morte do cônjuge e, se preencher os requisitos, pode receber a aposentadoria por idade ou outra – cumulando os dois benefícios.
“Mas alertamos que essa possibilidade tem limites: se uma pessoa recebe aposentadoria por invalidez ou um auxílio e, no decorrer do período, preencher os requisitos para aposentadoria por idade, ela não poderá receber os dois benefícios ao mesmo tempo”, salienta a especialista, destacando que, nesse caso, o recebimento de um novo benefício, automaticamente, implica no bloqueio de outro. Sob análise, o segurado pode escolher o mais vantajoso.
Nota-se que, com a Reforma da Previdência, houve alteração na forma de recebimento dos valores. Antes da reforma, não se alterava os valores da pensão e aposentadoria que fossem cumuladas. Agora, há um cálculo a ser feito na contagem do benefício de menor valor, a saber:
-até um salário mínimo, o segurado receberá 100 %do valor;
-de um a dois salários mínimos, o segurado receberá 60% do valor;
-dois a três salários mínimos, ele receberá 40 % do valor;
-três e quatro salários mínimos receberá 20 % do valor;
-acima de quatro salários mínimos receberá 10 % do valor.
Para a obtenção dos benefícios duplos, a princípio, não é necessário entrar na Justiça. Isso ocorre apenas quando houver o indeferimento administrativo no INSS. O primeiro passo é agendar o pedido dos benefícios de forma individual na esfera administrativa e aguardar a decisão.
Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento