Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Prova de Vida da previdência exige aplicativo seguro e ágil
A comodidade digital pode virar um pesadelo se os dados estiverem inconsistentes ou o aposentado for vítima de golpe
O procedimento de Prova de Vida por meio digital com o uso de aplicativos (apps), tendência em alta na previdência privada e pública, deve ser seguro e fácil. Mas, a realidade, muitas vezes, não é assim, e o que era para ser simples e rápido acaba virando uma dor de cabeça para aposentados e pensionistas e a administração das fundações e instituições. Inseguranças na comprovação de dados podem gerar prejuízos financeiros e golpes contra segurados têm se tornado comuns. Por outro lado, há serviço que soluciona esses problemas.
“A questão da segurança dos apps ocorre em duas dimensões: na economia para não pagar benefícios indevidos, e do próprio segurado, que pode ser vítima de extorsão digital, em golpes que pedem dinheiro para liberar a Prova de Vida via WhatsApp”, informa o arquiteto de software da Gateware Adilson Cruz.
Para evitar obstáculos, é necessário que a ferramenta tenha maturidade, agilidade e ofereça um serviço seguro.
Na dimensão econômica, o LivID, da Gateware, realiza a Prova de Vida a partir do cruzamento de dados atualizados com informações de Receita Federal e de todos os cartórios do Brasil, incluindo Consulta de Óbito, o que evita o pagamento do benefício indevido, além da pessoa passar pelo reconhecimento facial comprovando que a pessoa está viva e é ela mesmo.
Já na cibersegurança do usuário, o app controla a comunicação de forma interna com a fundação, fazendo com que o beneficiário siga uma trilha consciente e segura, de usabilidade ágil.
“Os canais oficiais da fundação ou instituição garantem a validade do processo, que inclui utilização da inteligência artificial por meio do reconhecimento facial. É dessa forma que os erros são minimizados e os pagamentos indevidos praticamente inexistam”, explica o programador, ressaltando que o LivID já atende mais de 190 mil beneficiários da previdência privada.
Como escolher a solução confiável?
Para que fundações e instituições de previdência não se desgastem, é importante que se escolha um aplicativo funcional que traga conforto ao usuário. Por se tratar, principalmente, do atendimento a um público de aposentados e pensionistas, se exige uma ferramenta intuitiva e amigável.
É importante que a fundação verifique, principalmente, a confiabilidade do passo a passo do procedimento, a periodicidade da Prova de Vida e a relevância ou não de contratação de pessoas para validações complementares.
“A solução, com apoio da fundação e da empresa de software, resolve todo o procedimento, o que não envolve despesas extras e traz resultados mais assertivos”, informa o profissional.
Outra dica é a instituição saber o que precisa, pois há módulos diferenciados e únicos de serviços: recadastramento digital, prova de vida, consulta de óbito, entre outros.
“Se a fundação quiser otimizar sua rotina com a utilização do app, o indicado é ter uma consultoria para planejar e implementar ações de acordo com as necessidades. De parte da fundação, ela se torna apta a apoiar e acompanhar a resolução de dúvidas antes e durante todo o uso da ferramenta pelos participantes”, conta Adilson.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento