Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Assessorar clientes da área de Direito Penal movimenta a equipe
Desafios desse tipo de pauta requerem agilidade e prontidão
As assessorias de imprensa têm sempre muitos desafios para atenderem os mais diferentes clientes e emplacá-los na imprensa. Mas um tema em especial desperta os ímpetos mais sensíveis da equipe, fazendo com que a redação da agência às vezes pareça um cenário de Agatha Christie ou com que o assessor se sinta um pouco Sherlock Holmes. Estamos falando da assessoria de imprensa de pautas criminais, especificamente no atendimento a profissionais do Direito Penal.
“É interessante perceber que um dos desafios da trabalhar com clientes dessa área é, ao mesmo tempo, seu trunfo: a peculiaridade de cada caso que deve despertar a atenção do jornalista. Ao mesmo tempo em que alguns casos são essencialmente midiáticos, às vezes isso se torna também um trabalho de convencimento a ser feito para que um gancho novo venha à realidade jornalística”, explica a assessora de imprensa da Smartcom Bárbara Hammes.
Para atingir bons resultados, tem que se aprofundar no tema, que muitas vezes fogem do domínio no nosso cotidiano. “Temos que ler muito e rapidamente, aprender é a palavra-chave. Fazer o jornalista entender que uma abordagem mais aprofundada vale a pena também é desafiador.”
“Mas, de modo geral, o penal traz muitas oportunidades para o cliente e para a imprensa do ponto de vista factual. E isso movimenta toda a equipe, porque, assim que sair na imprensa, o cliente vai querer também repercutir esse trabalho o mais rápido possível em suas redes sociais”, conta.
Um caso em evicência, então, pode significar para a assessoria uma possibilidade de conseguir espaços relevantes para posicinar a fonte.. “Entender o que o fato significa e os seus desdobramentos dá todo o sentido para essa área”, avalia.
Expertise em grandes veículos de imprensa
Bárbara, antes de chegar na Smartcom, passou por diferentes veículos cobrindo o hardnews, ou seja, as pautas ditas quentes, factuais. Ela traz sua expertise e aplica com agilidade e prontidão no atendimento desse tipo de pauta, que exige muita disposição.
“Temos que estar preparadas até mesmo para algo que ocorra fora do horário normal, digamos. Afinal, se precisarmos que o cliente entre ao vivo em algum veículo tarde da noite, teremos que estar com a fonte alinhada, treinada e pronta para ajudar a imprensa”, exemplifica, ao mencionar que o ritmo é parecido com o que vivido em grandes veículos de imprensa em que trabalhou.
“É algo natural para mim, afinal, entendemos como os jornalistas lidam com esses assuntos na redação e quais são os melhores dias e horários. Faz parte do feeling essa compreensão do valor do factual para o jornalista. Portanto, conseguimos conversar com os profissionaisa partir do entendimento de suas necessidades e do que precisam de uma forma mais assertiva”, destaca.
Confira, agora, algumas dicas para atendimento desse tipo de pauta:
- Tente ao máximo conhecer como a redação do veículo de comunicação funciona;
- Desenvolva a parte técnica do texto e o entendimento de portais e sites;
- Crie e tenha uma agenda de contatos de jornalistas com os quais possa contar;
- Todo veículo é válido, não descarte nenhuma oportunidade;
- Formação e informação são sempre necessárias para se atualizar. Na dúvida, mantenha o hábito de ler os bons e velhos jornais;
- Tenha disposição constante e esteja aberto aos mais diferentes assuntos do Jornalismo.
No caso de Bárbara, que “trocou de lado do balcão”, passando por grandes veículos e atualmente atuando na assessoria de imprensa, todas as experiências foram e são válidas. “As trocas proporcionam a verdadeira experiência para a carreira, porque o entendimento sobre a prória prática jornalística se expande. Afinal, assessores e jornalistas de redação de veículos são parceiros, e um precisa do outro. Ter a visão dos dois lados é diferencial e facilita, sem dúvida”, finaliza.
Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais e sites, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business e Business to Consumer com clientes nos segmentos de Indústria, Negócios, ESG, Advocacia, Cultura, Gastronomia, entre outros.
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