Sites, plataformas de vídeo e redes sociais divulgam informação equivocada sobre ação determinada em portaria dos ministérios do Desenvolvimento Social, Previdência e do instituto
Área do Cliente
Notícia
Demitir em meio à crise constitui erro clássico dos pequenos empresários
O cenário é de escassez de crédito e queda na demanda. A crise mundial tem levado muitos empresários a não pensarem duas vezes antes de dispensar funcionários.
O cenário é de escassez de crédito e queda na demanda. A crise mundial tem levado muitos empresários a não pensarem duas vezes antes de dispensar funcionários.
Entretanto, especialistas do Sebrae afirmam que este é um erro clássico. O gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Nacional, Enio Duarte Pinto, alertou que o empresário deve colocar na ponta do lápis os custos com a rescisão contratual de um empregado, já que os encargos são altos e acabam sendo um gasto a mais num momento crítico como o atual.
Isso sem falar que, como as micro e pequenas empresas são voláteis, a necessidade de contratar pode aparecer em um curto espaço de tempo.
Segundo o gerente, além de gastar com a rescisão contratual, é provável que o empresário gaste posteriormente com a contratação, uma vez que processo seletivo e treinamento demandam tempo e dinheiro. "É um pensamento improdutivo demitir hoje para contratar pouco tempo depois", afirma.
Opções para o empresário
De acordo com especialistas da entidade ouvidos pela Agência Sebrae, no lugar de demitir, a pequena empresa tem outras opções, como promover férias em esquema de rodízio, o que é muito propício no primeiro trimestre, controlar com mais rigor os custos fixos, levando em consideração estoques e contas a pagar e receber, fazer um controle de caixa mais seguro e renegociar prazos de pagamentos em contratos já firmados.
"Ninguém quer perder cliente neste momento de crise. Os fornecedores de pequenas empresas também não. Por isso, esta é a hora ideal para negociar a dilatação de prazos de pagamentos", diz ele.
Investir em liquidações dos produtos para gerar rotatividade de mercadorias paradas no estoque é outra opção para quem tem contas a pagar e não pode perder tempo e dinheiro.
Mas é hora também de o empresário repensar e reorganizar suas formas de aprovação de crédito do cliente. Vendas a prazo, que antes eram facilitadas, hoje devem seguir critérios mais rigorosos, com o intuito de combater a inadimplência.
Além disso, o gerente do Sebrae aconselha aos empresários socializar a compra de seus insumos. Ou seja, procurar seu concorrente para fazer compras conjuntas ajuda a reduzir os valores dos insumos e a barganhar o preço e o prazo de pagamento com os fornecedores. "Unir esforços é uma saída importante neste momento".
Mudança de horário
A gerente comercial da indústria paulista de tijolos ecológicos Tijol-Eco, Juliana Magalhães, informa que a empresa não sentiu até agora os efeitos da crise. Pelo contrário, com o setor da construção civil em alta, a indústria teve de contratar mais funcionários para operar as máquinas que produzem os tijolos de maneira ecologicamente correta.
Uma das alternativas estudadas pela pequena indústria é a mudança de horário dos funcionários para que atuem das 6h às 18h, em vez de trabalharem em três turnos. Isso porque, depois das 19h, a empresa de energia do estado cobra da indústria uma taxa extra por ela estar funcionando. "Isso vai nos dar uma economia interessante", diz Juliana.
Além disso, a gerente comercial conta que contratou um profissional para fazer a manutenção das máquinas, reduzindo assim os gastos com conserto de equipamentos.
Ela explica que o processo de produção dos tijolos utiliza terra e cimento e um sistema hidráulico de secagem, o que torna o custo final da obra 40% menor em comparação com o uso de outro tipo de tijolo.
Gestão sem crise
Esse tipo de alternativa é bastante recomendada pelos especialistas em gestão de crise. O economista e professor da Fundação Getulio Vargas, Francisco Barone, diz que as pequenas empresas também sentem os efeitos de uma crise na medida em que negociam com fornecedores, tomam crédito e precisam ajustar seus custos.
No entanto, Barone afirma que há um ponto positivo para os pequenos empresários: a maior proximidade com os funcionários, o que possibilita negociar com eles mais facilmente formas de afugentar a crise. "Flexibilizar a jornada de trabalho é sim uma opção interessante que não onera o empregador, não dispensa o empregado e ainda há certa economia de gastos fixos na empresa, como água, luz e telefone", opina.
Ele aconselha aos empreendedores procurar nichos de mercado diferentes para atender a vários públicos. Outro conselho é não usar o crédito pessoal para pagar dívidas da empresa. "Esses empréstimos têm juros muito mais altos. O mais interessante é procurar linhas de crédito voltadas para pequenas e microempresas", afirmou.
É hora de abrir uma empresa?
Na contramão da crença geral, o economista da FGV acredita que a crise pode representar uma oportunidade de investimento para quem deseja abrir um negócio. A dica, segundo ele, é não perder a oportunidade.
"Com um plano de negócios bem estruturado e um estudo de mercado em mãos, o empresário pode sim investir e ter bons resultados, mesmo em época de crise", afirmou. "Além disso, a busca por consultorias e orientação para pensar o empreendimento a longo prazo também são boas alternativas para se planejar e até mesmo se preparar para momentos econômicos mais complicados como o que vivemos".
Notícias Técnicas
Prazo se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
O INSS paga, mensalmente, 40.431.862 benefícios previdenciários e assistenciais. Sendo 6.244.106 assistenciais, e 34.187.756 previdenciários
Em todo país, 2.681 unidades postais estão habilitadas para receber o documento médico
Segundo o secretário do Ministério da Fazenda, integração entre os entes federativos no novo sistema exigirá mudança de cultura
Notícias Empresariais
Segundo a Receita Federal, mais de 1,1 milhão de MEIs e 755 mil micro e pequenas empresas estão inadimplentes, somando R$ 26,7 milhões em dívidas
O leilão da folha do INSS vem sendo feito desde 2009, com validade por cinco anos
O presente acordo tem por objeto a adoção do sistema de banco de horas, nos termos do artigo 59, §2º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com a redação dada pela Lei nº 13.467/2017, e da Medida Provisória nº 905/2019
A rescisão do contrato de trabalho é um tema central nas relações trabalhistas, pois envolve o encerramento formal da relação entre o empregado e o empregador
A rescisão do contrato de trabalho é um tema central nas relações trabalhistas, pois envolve o encerramento formal da relação entre o empregado e o empregador
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs