Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Juro anual abaixo de 10%
Crise mundial levará taxa básica brasileira para 9,75% ao ano, segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Itaú, John Welch
Vicente Nunes
A forte retração da economia brasileira levará a taxa básica de juros (Selic) para 9,75% ao ano até junho próximo. A projeção é do chefe do Departamento Econômico do Banco Itaú, John Welch, recentemente importado dos Estados Unidos, onde trabalhava como economista para a América Latina do Lehman Brothers, banco que ruiu em setembro do ano passado e detonou a maior crise mundial em 80 anos. Pelas suas projeções, o Comitê de Política Monetária (Copom) promoverá três cortes seguidos de um ponto percentual nas próximas reuniões de março, abril e junho, movimento que, se confirmado, será um marco na história do país. Desde que foi criada, em 1986, nunca a taxa Selic — atualmente em 12,75% ao ano — ficou abaixo de 10%.
Na avaliação de Welch, o único entrave para que o Copom seja mais comedido no processo de redução dos juros é o próprio governo, promovendo uma farra fiscal por meio do aumento exagerado de gastos correntes (salários, por exemplo) ou de políticas equivocadas na concessão de crédito pelos bancos públicos. “Tudo converge a favor de uma diminuição mais forte dos juros”, assinalou. E nem mesmo a inflação, que deu um repique nas últimas semanas, será suficiente para inibir o BC. Ele projeta inflação de 4,1% para este ano, abaixo do centro da meta, de 4,5%. “E boa parte desse índice se refere à alta dos preços administrados (tarifas públicas), que já está contratada”, assinalou.
Segundo Welch, a queda mais acentuada dos juros é justificada pelo fato de a economia brasileira estar no chão, tecnicamente em recessão, caracterizada por dois trimestres consecutivos de retração do Produto Interno Bruto (PIB). “O ajuste da economia brasileira à crise mundial foi muito forte. Houve uma parada súbita da produção, do consumo e dos investimentos.
Estamos prevendo uma recuperação somente a partir do segundo semestre, o que resultará em um crescimento de 0,6% em todo do ano”, frisou. Para 2010, entretanto, ele a atividade a pleno vapor, com o avanço do PIB chegando a 4,8%. “Veremos o efeito elástico na economia do país. Ela foi puxada para baixo muito rapidamente e, quando se recuperar, o processo será muito rápido”, destacou.
Corte de impostos
Apesar da importância da diminuição dos juros para reverter o pessimismo que tomou conta do país, o economista do Itaú acredita que o melhor estímulo que o governo pode dar à economia é o corte de tributos, como ocorreu com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os automóveis. “A reação das vendas de carros foi imediata”, assinalou. Ele disse esperar a desoneração de outros setores importantes, como o da construção civil, grande empregador de mão-de-obra, sobretudo do pessoal menos qualificado. “Esse é o tipo de política fiscal positiva, e não o de aumentos de gastos correntes”, emendou.
A se confirmar a rápida reação da economia, Welch acredita que o Brasil será um dos países mais beneficiados pelo capital estrangeiro. Por isso, recomendou ele, o país deveria promover reformas importantes que resultem em maior segurança jurídica e em menos burocracia.
TAXAS BANCÁRIAS
Bancos e varejo voltaram a aumentar os juros em janeiro, mês em que a taxa Selic foi reduzida em um ponto percentual pelo Banco Central. É o que mostra pesquisa divulgada pela Anefac, que representa os executivos de finanças. A taxa média para pessoas físicas passou de 7,49% ao mês, em dezembro, para 7,57% no mês passado, equivalente a um aumento de 0,08 ponto percentual. No caso das empresas, os juros subiram no mesmo período de 4,35% para 4,44%.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)