Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Imóveis: analistas preveem aceleração do ritmo de lançamentos em 2009
A expectativa é de aceleração do ritmo de lançamentos nos próximos trimestres.
Conrado Mazzoni Cruz
A indústria da construção atravessou os três primeiros meses do ano ao sabor de um tom conservador para novos projetos, com menos lançamentos e priorização das vendas de unidades em estoques, a fim de administrar o período abalado por incertezas. Contudo, o desempenho das vendas desde o anúncio do programa "Minha Casa, Minha Vida" tem encorajado um olhar mais otimista para 2009.
"Conforme o cenário vai melhorando os consumidores ficam mais confiantes e propensos a tomar decisões de prazo maior, como a compra de um carro ou imóvel. Nesse sentido, à medida que a demanda começa a dar sinais de melhora, as empresas passam a se sentir confortáveis a lançar mais", interpreta Rafael Pinho, analista do Banco Safra de Investimentos.
À InfoMoney, a própria Rossi Residencial (RSID3) enfatizou o impacto que o plano do Governo tem direcionado nas vendas de todos os segmentos de renda, mais notadamente no segmento econômico. "Estamos otimistas quanto à evolução do setor nos próximos trimestres, com expectativa de retomada mais consistente do ritmo de lançamentos e vendas", opinam os analistas do BB Investimentos.
Plano habitacional
Até o último dia 13, a Caixa Econômica Federal recebeu 295 projetos de construção de imóveis dentro do programa. Os projetos representam 51.153 unidades habitacionais que beneficiam as três faixas de renda que o programa pretende atingir: de zero a três salários mínimos, de três a seis, e de seis a dez mínimos.
As medidas estatais incluem linhas de subsídios para o financiamento da casa própria para famílias com renda até 10 salários mínimos. "O plano é bastante positivo. O motivo central pelo qual a maioria das empresas não atuava no segmento de baixa renda era justamente a falta de uma política clara de crédito, o que inviabilizava muitos dos empreendimentos", analisa Pinho.
Para o especialista do Banco Safra de Investimentos, com crédito garantido pelo plano em bases sólidas, outras empresas que não são integralmente focadas no segmento econômico poderão pensar em planejamentos de longo prazo nesse sentido. "Além disso, o cenário atual é de redução na taxa básica de juro e a oferta de crédito continua em ritmo forte", considera a equipe do BB Investimentos.
Ações em alta
Na BM&F Bovespa, a expectativa mais favorável para o setor imobiliário já reflete nas ações das incorporadoras, contando com a participação fundamental do movimento de capital estrangeiro. Após a debandada no auge da crise, os investidores externos têm voltado a observar o rol de oportunidades de investimentos no País, sobretudo considerando a tendência declinante do juro básico brasileiro.
"No cenário atual de redução nas taxas de juros, alongamento dos prazos de financiamento e perspectivas positivas para a economia nacional, a atenção dos investidores estrangeiros têm se voltada para o setor", explicam os analistas do BB Investimentos. Atualmente, a Selic encontra-se em 10,25% ao ano e a previsão é de que ela alcance o patamar de um dígito antes do final do ano.
Os papéis do ramo de construção agradecem. Os da Rossi lideram os ganhos anuais do Ibovespa, exibindo valorização superior a 110%. Ainda dentro do índice paulista, os de Gafisa (GFSA3) e Cyrela (CYRE3) sobem mais de 60%. Fora do índice, destaque para as ações da Tenda (TEND3): 220% de alta. As de MRV (MRVE3), Rodobens (RDNI3) e EzTec (EZTC3) também já ultrapassaram o patamar dos três dígitos no acumulado de 2009.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)