PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Com Selic menor, PGBL composto é boa opção para quem planeja aposentadoria
Neste momento em que a renda fixa está dando menos retorno, investir em renda variável pode significar uma renda maior na hora de se aposentar.
Tabata Pitol Peres
De acordo com a professora de finanças da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Myrian Lund, para quem tem um maior apetite por risco, e se sente confortável investindo em renda variável, mudar o perfil do plano é, sim, uma boa opção. "Neste momento em que a renda fixa está dando menos retorno, investir em renda variável pode significar uma renda maior na hora de se aposentar. Uma boa opção é o PGBL composto, que aloca parte do recurso em renda fixa e parte em renda variável", explica.
E completa: "Acho que um plano que aloque 80% em renda fixa e 20% em variável é uma boa opção, pois deixa um montante significativo em uma modalidade segura - o que garante que, no caso de uma crise, por exemplo, a pessoa não perde todo o patrimônio acumulado - mas também aloca um pouco em uma modalidade que, no longo prazo, poderá dar um retorno bem mais alto".
Atenção ao tempo do plano
Porém, Myrian alerta que esse não é um conselho para todo mundo que possui planos de previdência privada. "Há um fator fundamental a ser observado antes de mudar para um PGBL composto: o tempo que falta para a pessoa começar a receber a renda".
A professora afirma que esse tipo de plano não é uma boa opção se falta menos de três anos para o investidor se aposentar. "Renda variável é um investimento de longo prazo. Se você vai começar a receber o seu dinheiro em três anos, o ideal é continuar em renda fixa, porque se ocorrer algum problema na economia, e as ações despencarem demais, não haverá tempo para uma recuperação".
Myrian afirma que, nesses casos, cautela nunca é demais. "Sei que vivemos em um momento em que as expectativas são de melhora, mas, nesse caso, ser cauteloso é fundamental, porque em busca de um rendimento um pouco maior, você pode prejudicar o planejamento de toda uma vida", alerta.
E reforça: "PGBL composto é sim uma boa opção, mas só para quem tem um horizonte de longo prazo. Nós já tivemos a Bolsa em queda por três anos consecutivos porém, quando ela começou a subir, trouxe ganhos ótimos para quem tinha recursos alocados em ações".
Perfil
Outro conselho da economista é não se forçar a mudar de investimento só porque todos estão mudando.
"Obviamente, com cortes na Selic, a renda fixa traz menos ganhos, porém, se a pessoa não tem perfil para renda variável, não deve mudar seus investimentos. Existem pessoas sem apetite por risco, pessoas que não conseguem ver seu patrimônio acumulado diminuir diariamente, mensalmente ou até anualmente. Pessoas que não conseguem esperar por momentos de alta não devem colocar dinheiro em ações, pois podem até ganhar um problema de saúde, em razão de tanta preocupação".
Para quem vai se manter em renda fixa, o conselho da economista é tentar reduzir ao máximo a taxa de administração. "Há planos de previdência que cobram 3% de taxa ao ano, e esse é um valor bastante alto, que causa um grande impacto na rentabilidade. Faça as contas: 3% ao ano, durante todos os anos em que você investe. Bastante né? O ideal é conseguir uma taxa que fique próxima de 1% ao ano", finaliza.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável