PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
''Pior já passou, mas ritmo é lento''
"O mercado de trabalho ainda está fragilizado, porque continua operando abaixo da linha de tendência".
Lucinda Pinto
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem, consolidam a ideia de que "o pior ficou para trás", mas mostram que ainda há muita ociosidade no mercado de trabalho. Essa é a avaliação da economista-chefe do Bradesco Asset Management, Ana Cristina Costa. Ela observa que a recuperação nos últimos meses não foi suficiente para "zerar" as perdas de vagas verificadas desde novembro do ano passado, quando a crise financeira internacional começou a afetar o emprego: "O mercado de trabalho ainda está fragilizado, porque continua operando abaixo da linha de tendência".
Segundo Ana Cristina, quando se olha a média móvel de 12 meses, fica mais claro que o mercado de trabalho ainda não consolidou uma tendência clara de recuperação. Até julho de 2009, a média móvel mostra saldo positivo de 59.869 vagas, resultado próximo ao do período de 12 meses encerrados em julho de 2003 (58.082), ano em que o PIB no Brasil cresceu modesto 1,2%. Até julho de 2008, a média móvel em 12 meses mostrou criação de 162.012 postos. "Os números de hoje não mostram um cenário conclusivo. A única certeza que podemos ter é que o pior ficou para trás, mas ainda não está clara a velocidade da recuperação."
Para a LCA Consultores, o emprego industrial iniciou uma recuperação consistente em julho. "Parece que a indústria subiu um degrau em seu volume contratado, com a geração líquida de 19,9 mil postos. Esta mudança importante de patamar, a despeito de aquém do registrado neste mesmo mês em 2008 (40 mil), situou-se acima do registrado em média nos meses de julho pelo setor na década atual (18,6 mil postos), o que representa uma importante mudança de patamar ante o observado no 2º trimestre de 2009", diz relatório da LCA.
Na análise da consultoria, os destaques foram a indústria química de produtos farmacêuticos, veterinários e perfumaria (que criou 4,9 mil postos); a indústria têxtil e do vestuário (6,1 mil); e a indústria de calçados (3,7 mil). "Também merece menção a indústria mecânica, que apresentou o primeiro resultado positivo em oito meses (ainda que as contratações tenham sido muito baixas)."
Assim como a construção civil, que criou 32,2 mil vagas em julho de 2009, o comércio surpreendeu com 27,3 mil postos, acima dos 25,3 mil empregos criados em julho de 2008, e da média da década para meses de julho, que é de 23,1 mil. O setor agropecuário criou 29,5 mil postos e o setor de serviços (incluindo os celetistas que trabalham na administração pública) apresentou saldo de 29,5 mil vagas no mês.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável