Segundo a RFB, mudanças atendem demandas da classe contábil
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Pequeno empresário usa web para melhorar gestão
Novas ferramentas permitem aos empresários acesso remoto a sistemas da empresa
Marianna Aragão
"É cada vez maior a necessidade de se estar conectado ao negócio, sem estar fisicamente ligado a ele", diz o gerente de varejo do UOL Host, Thiago Rigonatti. No caso dos pequenos empreendedores, que acumulam funções na administração do negócio e acabam juntando o tempo dedicado à empresa com as horas livres, a busca por conectividade é ainda maior. "Às vezes, ele tem uma ótima ideia no fim de semana ou precisa resolver um problema no meio de uma festa de família. As ferramentas de mobilidade o ajudam a administrar esse tempo."
Grandes empresas de tecnologia, como Microsoft e IBM, e também as pequenas empresas do setor têm observado essa demanda dos pequenos e investido em novas soluções. Já há no mercado diferentes softwares de gestão empresarial que podem ser acessados via web. "Isso traz flexibilidade e agilidade", diz Eduardo Nistal, diretor da TI Educacional, que desenvolveu um programa que inclui funções de controle financeiro, de estoque e gestão de relacionamento com o cliente (CRM). "O pequeno empresário pode verificar e atualizar essas informações de qualquer lugar em que esteja, por meio de seu celular com acesso à internet."
Com essa ideia, a empresa Samba Business criou um serviço de administração de websites para atender às empresas menores. O fundador André Fernandes explica que a plataforma permite que os empresários criem e atualizem conteúdo a qualquer momento. A ferramenta também possibilita ao empreendedor administrar intranet, correio e comércio eletrônico dentro do site. "Ele tem controle total sobre o conteúdo, eliminando intermediários, o que traz agilidade e queda de custos."
Segundo Rigonatti, os fabricantes acordaram para as necessidades desse segmento. "Eles começam a entender que o empreendedor não precisa só do calendário, mas também acessar seu blog, fazer alteração no site ou procurar um histórico do cliente", comenta.
Outro benefício é em relação a custos, já que o dono do negócio não precisa se preocupar com aquisição e manutenção de uma plataforma (servidor) ou aquisição de softwares. "Em vez de comprar uma licença, ele contrata um serviço, pagando mensalmente", diz o consultor.
A empresária Simone Vieira, dona de um serviço de buffet de festas infantis, foi atraída por essa vantagem. Há alguns meses, trocou as planilhas de Excel por um software de gestão que permite o acesso remoto. "Diminuiu muito o trabalho e, com isso, ganho tempo para pensar mais na estratégia da empresa."Ao mesmo tempo, economizou. "Não precisei investir em equipamentos e backups."
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