Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Aluguel é um dos vilões da inflação
Além do aluguel, o setor de serviços foi um dos que mais pesaram no bolso do consumidor em 2009.
De todos os segmentos que formam o índice, os preços de alimentação foram os que cresceram menos em 2009 e alguns itens chegaram a apresentar variações negativas, como tomate (-21,37%), feijão carioquinha (-31,76%) e leite tipo longa vida (-6,10%). “Em 2007 e 2008, os alimentos foram os vilões e, agora, ajudaram a conter o índice de inflação como um todo. Esses itens são mais sensíveis ao consumidor. Se houvesse uma deflação forte em preços de automóveis, não seria tão sentido pelo consumidor porque ele troca de carro com baixa frequência. Já os gastos com alimentos são do cotidiano”, explicou o coordenador do IPC-S, Paulo Pichetti.
Em contraponto aos preços de alimentos, o aluguel registrou alta de 6,86% no ano, mesmo com a taxa mais usada para reajustar os contratos, o Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M), marcando desempenho negativo de 1,72% no acumulado do ano que passou. “Esse IGP significa que somente ao longo de 2010 sentiremos reajustes menores”, avaliou Pichetti.
Além do aluguel, o setor de serviços foi um dos que mais pesaram no bolso do consumidor em 2009. Os destaques foram os custos que ficaram acima da inflação, como empregados domésticos (9,11%), serviços e reparos em automóveis (8,51%) e barbearia (7,09%). “Esses foram itens que sofreram elevações bem acima da inflação. Em parte porque o mercado doméstico não foi afetado pela crise. Em outra parte, houve uma continuação de políticas de aumento do salário mínimo, com ganhos reais sistemáticos. Isso significa, na prática, que o salário mínimo é como um balizador para uma série de profissões”, analisou o coordenador do IPC-S.
Crédito menor para as famílias
A oferta de crédito para famílias deve diminuir até o fim do primeiro semestre do ano, o contrário do que ocorreu durante 2009, quando o acesso a esses recursos foi facilitado e ampliado para incentivar a retomada da economia. Já o crédito a pessoas jurídicas tende a seguir trajetória oposta. Em ritmo de melhora, atingirá os patamares pré-crise na mesma época em que a oferta for menor para pessoas físicas. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito.
Segundo o gerente de indicadores de mercado da consultoria, Luiz Rabi, o movimento de desaceleração é natural. “Embora o indicador de perspectiva de crédito para os consumidores esteja caindo, continua acima do normal. Vai abrir o ano aquecido, mas a tendência é que haja um recuo na concessão”, afirmou Rabi. “Isso é até saudável. No ritmo em que estavam as liberações, e com o consumo crescendo, o Banco Central teria de antecipar o aperto monetário”, emendou.
O indicador de perspectivas funciona como um termômetro no qual o número 100 é o valor normal. Na divulgação de ontem, referente a novembro, o crédito para os consumidores recuou 1% ao atingir 103,9 pontos. Para as empresas, a pontuação se manteve estável em 99,3 pontos, após seguidas altas desde o fim do primeiro semestre de 2009. (VM)
Ranking
Os maiores aumentos de 2009
Açúcar 59,59%
Batata 46,68%
Cigarro 21,14%
Empregado doméstico 9,11%
Reparos em automóveis 8,51%
Barbearia 7,09%
Aluguel 6,86%
Tarifa de energia 5,44%
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)