Segundo a RFB, mudanças atendem demandas da classe contábil
Área do Cliente
Notícia
Falhas na comunicação são principal motivo de fracasso nos projetos das empresas
Pesquisa mostra que em 76% das empresas os projetos não dão certo porque os profissionais não sabem escrever bem, falar bem e se relacionar adequadamente com diferentes tipos de pessoas
Entre as organizações ouvidas pelo estudo, 32% afirmam planejar sempre como farão seus projetos e 18% disseram que raramente adotam essa prática. Quase 60% não possui departamento dedicado para gerenciamento de projetos, mas 56% planejam implementar esse setor. Os segmentos que mais adotam o gerenciamento de projetos são Tecnologia da Informação (63%); Engenharia (35%); Produção e Operações (26%) e Recursos Humanos (15%). O estudo foi feito com 300 empresas de grande porte. Em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Américo Pinto diz porque o gestor de projetos é vantajoso também para os pequenos negócios.
Por que o gestor de projetos é importante?
Ele é um ponto de partida e também um integrador. Tem muita gente que imagina que gerenciamento de projetos seja voltado para grandes empresas, mas na prática isso não é verdade. Esse setor é útil para todos os portes. São os projetos que fazem com que uma empresa atinja seus objetivos estratégicos.
Mas qual seria sua real utilidade dentro de um pequeno negócio?
Uma empresa de pequeno porte que queira expandir tem que fazer isso por projetos. Se por um lado nas grandes empresas os projetos têm dimensão maior, nas empresas de menor porte eles serão menores, mas muito importantes porque os pequenos negócios não têm espaço para errar; ou têm muito pouco. É claro que um fracasso não é bom para ninguém, só que as grandes empresas têm "gordura" para queimar. Nas pequenas isso é menos evidente. Às vezes o empresário tem fôlego para uma tentativa só. Assim, os projetos tomam uma dimensão muito importante.
Como é feito o gerenciamento de projetos na maioria das empresas?
Em mais da metade não é feito, ou é feito de forma amadora, com base na intuição. Mas como em uma empresa menor o espaço para errar, como dissemos antes, é menor, é importante que haja profissionalismo.
De que área de formação deve ser o profissional que vai atuar com gestão de projetos?
A área em si não é tão relevante. Cada vez mais, nos MBAs de gerenciamento existem profissionais de diversas áreas. Claro que depende da área em que a empresa está inserida, mas todas as profissões estão sujeitas a trabalhar com projetos. Em tecnologia de informação, por exemplo, é obrigação do profissional ter esse conhecimento de gestão. A área de formação dos profissionais é muito técnica, e é justamente por isso que há problemas de comunicação. Cerca de 90% das disciplinas de um MBA são técnicas. Poucos lidam com liderança e comunicação. Às vezes é melhor um profissional que seja um pouco mais fraco na técnica, mas que seja uma figura integradora.
A comunicação ineficiente é mesmo um dos maiores problemas para que os projetos deem certo?
Sim. Nós constatamos, em oito anos da existência de nossa pesquisa, que esse é o principal problema. Grande parte dessas falhas de comunicação decorrem, como eu disse antes, do fato de nossa formação ser muito técnica.
E qual o papel do gestor de projetos nesse cenário?
O gestor de projetos é um integrador. Essa é a lógica da boa prática de um profissional dessa área. Ele precisa organizar os perfis diferentes dentro de um projeto e fazê-los caminhar na mesma direção. Ele precisa fazer o negócio acontecer. Se pudéssemos estabelecer três passos para o caminho do gerente de projetos, seriam basicamente os seguintes: Estabelece-se a meta, define-se o problema ou objetivo, e então:
1. O gerente de projetos precisa envolver todas as pessoas que detêm conhecimento do problema e de tudo que vai ser feito. Entender que tipo de profissionais serão necessários;
Notícias Técnicas
Fraudadores alegam existência de suposta lista de pedidos de benefícios indeferidos pelo instituto para entrar com ação na Justiça
Processo define ordem de preferência para os bancos que vão pagar futuros benefícios
As mudanças possuem como objetivo a melhoria da experiência do usuário e evitar a geração de guias que não podem ser vinculadas automaticamente aos débitos declarados
Estão sendo cumpridos 44 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Campo Grande/MS, Brasília/DF, Cuiabá/MT e São Paulo/SP, além de medidas como afastamento da função pública, monitoramento eletrônico dos investigados e outras cautelares
Notícias Empresariais
Muitas pessoas acabam ficando na dúvida se existe alguma forma de pedir demissão e ainda sim receber o seguro-desemprego
Daniel Loria destacou a sofisticação tecnológica do modelo operacional que está sendo desenvolvido na reforma
Entenda como pequenas atitudes podem fazer total diferença para o desenvolvimento da sua empresa
Levantamento da instituição identifica que, em média, o salário do dono de pequeno negócio é R$ 3,5 mil
Estimativa está abaixo ainda da previsão do Ministério da Fazenda, que projeta crescimento de 3,2% neste ano
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs