Alta das taxas cobradas nas operações com cartão de crédito rotativo, e com o cheque especial, acontecem em um cenário de elevação da taxa básica da economia - que voltou a subir no mês passado, atingindo 10,75% ao ano. Dados foram divulgados pelo BC
Área do Cliente
Notícia
Sistema de logística continua sendo problema no Brasil
Dos produtos fabricados no país, entre 30% e 40% do valor final são referentes aos gastos com o sistema de distribuição
O sistema de logística no mundo é um dos principais problemas no processo de comercialização. Na China, país que mais cresce economicamente, esse continua sendo um dos obstáculos a serem resolvidos. O Brasil, mesmo antes do atual crescimento econômico, já enfrentava dificuldades no setor. Para o professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), Alberto Possetti (), que também é doutor em Informática, com atuação em Logística em âmbito empresarial e acadêmico, o sistema de distribuição ainda não é absorvido pelo Brasil.
Entre as soluções apontadas pelo professor, está o cuidado em utilizar meios que acabem com o desperdício. “Não há uma integração entre medidas, embalagens, logística e armazenagem. As pessoas se esquecem de que não adianta se concentrar na qualidade e se esquecer da produtividade e da eficácia”, opina.
Outro ponto deficiente apontado por Possetti está relacionado aos canais da cadeia de distribuição. Ele explica que no Brasil, 57% do transporte de mercadorias usam o sistema rodoviário, 22% o marítimo, 20% o ferroviário, e o aéreo não chega a 1%. “Entre 30% e 40% do valor do produto das prateleiras referem-se ao valor gasto pelo fabricante com logística. Nos Estados Unidos, esse número chega a no máximo 15%, isso porque a maior parte da distribuição de materiais é feita pelo sistema ferroviário”, completa.
Estado
O Paraná consegue ultrapassar os índices nacionais quando os números se referem ao transporte de cargas rodoviário. No Brasil, os registros não chegam a 60%, já no estado, aproxima-se dos 70%. O ferroviário fica na marca dos 12%, o marítimo com 18% e o aéreo se iguala à realidade nacional, não chegando a 1%.
Na opinião do professor, as soluções para esse déficit na logística do país seria o aperfeiçoamento dos meios de transporte; melhoraria na distribuição no ranking; explorar mais o hidroviário; aperfeiçoar a área retroportuária com a ampliação dos terminais, recuperação das vias de acesso e melhorar os sistemas aduaneiros; dar uma atenção especial na gestão de informação, oferecendo cursos de aperfeiçoamento; e um cuidado especial com a logística reversa, que preconiza a sustentabilidade e dá importância ao pós-venda e pós-consumo.
Investimento
Em relação ao sistema de logística no Estado, o especialista afirma que ainda é preciso melhorar a questão portuária. Essas melhorias, de acordo com o professor, estariam previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2). O PAC, além de investir no Porto de Paranaguá, possibilitaria a construção de um porto de grande calado (hub port) em Pontal do Sul, com capacidade para receber navios de maior porte. Os estudos já estão sendo feitos para a confecção do projeto e para conseguir recursos junto ao governo federal. “Em Itapoá, Santa Catarina, o processo já está bem mais adiantado do que no nosso estado. As obras que estão sendo feitas estão utilizando parte dos recursos destinados por meio do PAC1”, conta.
Outro benefício que favoreceria o Paraná, na opinião de Possetti, seria o aprofundamento em estudos para fomentar o crescimento do transporte pelo meio hidroviário, já que a qualidade de rios com condições de navegação é razoável. A cabotagem, sistema de transporte marítimo conhecido por ser feito na costa nacional entre os portos, também seria outro grande ponto a ser observado, porque geraria economia por meio da logística.
Notícias Técnicas
Outra opção para reativar o pagamento é ligar para a Central 135 e informar que está regularizando os dados, o pagamento será desbloqueado em até 72h. O beneficiário terá de 45 a 90 dias para comparecer ao Cras e apresentar a documentação
O dado veio acima da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de alta de 1,48%
Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos, que passaram a depender de um único meio de acesso para mais de 5 mil serviços públicos digitais
Saiba como e em quais situações o recebimento do benefício é concedido pelo INSS
Notícias Empresariais
Prazo termina em 18 de novembro. A autorregularização evita riscos fiscais e litígios.
Cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão
Como o Brasil é um país onde a tributação é muito complexa, cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, e um desses ramos é as autopeças para caminhão
Veja as vantagens e as diferenças para os demais cartões, além da hora certa de utilizá-lo
Secretaria de Prêmios e Apostas contará com novas frentes de monitoramento e inteligência na identificação de movimentações suspeitas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.