Alta das taxas cobradas nas operações com cartão de crédito rotativo, e com o cheque especial, acontecem em um cenário de elevação da taxa básica da economia - que voltou a subir no mês passado, atingindo 10,75% ao ano. Dados foram divulgados pelo BC
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Notícia
Pagamentos por meio de cartões de crédito e débito predominaram no Natal
Atualmente, há cerca de 5 mil lojas virtuais de produtos e serviços nos mais diversos segmentos do mercado.
Os cartões de crédito e débito predominaram entre as modalidades de pagamentos usadas pelos consumidores durante o Natal.
Segundo balanço da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), 65% das comercializações se utilizaram desses meios de aquisição.
Entre as demais opções, 15% das compras foram realizadas com cartão próprio das lojas, 10% com cheques e outros 10% em dinheiro.
Destaque virtual
Durante a época natalina, o comércio eletrônico ganhou forma e passou a competir, de igual para igual, com o movimento das lojas físicas. O fato é que os consumidores contam com cada vez mais opções de compra on-line.
De acordo com a consultoria e-bit, o segmento deve registrar um faturamento de R$ 2,2 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2010.
Caso seja concretizado, o montante é 40% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior - de R$ 1,6 bilhões comercializados na época do Natal de 2009.
Atualmente, há cerca de 5 mil lojas virtuais de produtos e serviços nos mais diversos segmentos do mercado. Os produtos que mais foram comercializados no e-commerce foram: livros, o líder do setor; eletrodomésticos; eletrônicos e informática; e artigos de beleza para o segmento feminino.
Natal aquecido
A Alshop constatou crescimento, no período natalino, de 13% diante do Natal de 2009. O segmento de Perfumaria e Cosméticos foi um dos carros-chefes desse processo, já que registrou vendas nominais até 17% maiores que em 2009.
Mais dois setores também se destacaram no período: o de Óculos, bijouterias e acessórios (18% de crescimento), e os Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (17% de crescimento). A expansão do segundo grupo está associada à oferta de produtos com mais tecnologia e com câmbio melhor que em 2009.
Livros, DVDs e CDs, Brinquedos e Vestuário marcaram fortes altas no período de final de ano, ante igual época do ano passado: de 14%, 13% e 13%, respectivamente.
Por fim, calçados, e joias e relógios registraram, cada um, crescimento de12% e 9%.
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