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O que falta para abrir seu próprio negócio?
Especialista em empreendedorismo dá orientações práticas para futuros empresários
O sonho de ter o próprio negócio faz parte dos planos de muitos profissionais, mas não basta apenas ter uma boa ideia e disposição para levá-la adiante. Existem questões importantes que devem ser examinadas antes do empreendimento sair do papel. É preciso estar atento a todos os passos e detalhes mais técnicos desse processo, como o contrato social, o planejamento financeiro, a tributação e a escolha do imóvel, por exemplo.
Confira abaixo estas e muitas outras recomendações que farão parte do “Curso Prático de Planejamento de Negócios”, que será ministrado pelo empresário Claudio Nasajon, de 17 a 20 de fevereiro, na sede da Nasajon Educacional (Rua Teófilo Otoni nº 102 – Centro, RJ). Claudio Nasajon também é professor da PUC-RJ e autor de diversos livros sobre empreendedorismo.
1 – Confecção do contrato social: o empresário deve prestar atenção à confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos práticos do funcionamento do negócio, como definição básica da empresa (nome, endereço e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e a divisão dos lucros. Uma maneira de agilizar o registro do contrato social é procurar o sindicato da categoria da empresa e verificar se ele possui um posto avançado da junta comercial. Assim, o procedimento, que geralmente demora cinco dias para ser concluído, pode ficar pronto em 24 horas;
2 - Identificação de oportunidades de negócios: O futuro empresário deve estar atento a setores ou áreas ainda pouco exploradas e/ou com potencial de expansão, bem como a criação de novos produtos e serviços e nichos de mercado. É importante conhecer o Método Porter para análise de rentabilidade; estratégias competitivas genéricas e análise SWOT.
3 - Planejamento Financeiro: É fundamental calcular os custos do negócio. Para isso, é preciso identificar fontes de recursos e tipos de financiamentos; entender como calcular margens de contribuição e elaborar instrumentos financeiros, tais como orçamento e fluxo de caixa do empreendimento.
4 – Escolha de um bom contador: para encontrar um profissional sério e capacitado, principalmente que dê orientação ao empresário iniciante, é aconselhável fazer uma pesquisa dos registros dos candidatos no Conselho Regional de Contabilidade. Além disso, recomendam-se visitas ao escritório contábil e conversas com outros clientes.
5 - Elaboração de um plano de marketing adequado ao tipo de negócio: O futuro empreendedor precisa aprender a analisar e a colocar em prática o melhor formato de seu produto ou serviço, levando em conta o mercado em que vai atuar. O objetivo deve ser sempre o de maximizar a adoção desse produto ou serviço pelo público-alvo, identificando os melhores canais de promoção, distribuição e vendas. Devem ser levados em conta, por exemplo, estratégias de posicionamento de produto (M. Porter) e a elaboração de campanhas promocionais.
O “Curso Prático de Planejamento de Negócios” será dividido em 5 módulos: planejamento estratégico, planejamento de marketing, planejamento organizacional, planejamento financeiro e apresentação do projeto. Os participantes aprenderão a elaborar um plano de negócios que identifique os pontos-chave do empreendimento e permita viabilizar a captação de recursos necessários para sua implantação.
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