De 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de batimento de informações. INSS não bloqueará pagamentos por falta de comprovação de vida
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Notícia
O que falta para abrir seu próprio negócio?
Especialista em empreendedorismo dá orientações práticas para futuros empresários
O sonho de ter o próprio negócio faz parte dos planos de muitos profissionais, mas não basta apenas ter uma boa ideia e disposição para levá-la adiante. Existem questões importantes que devem ser examinadas antes do empreendimento sair do papel. É preciso estar atento a todos os passos e detalhes mais técnicos desse processo, como o contrato social, o planejamento financeiro, a tributação e a escolha do imóvel, por exemplo.
Confira abaixo estas e muitas outras recomendações que farão parte do “Curso Prático de Planejamento de Negócios”, que será ministrado pelo empresário Claudio Nasajon, de 17 a 20 de fevereiro, na sede da Nasajon Educacional (Rua Teófilo Otoni nº 102 – Centro, RJ). Claudio Nasajon também é professor da PUC-RJ e autor de diversos livros sobre empreendedorismo.
1 – Confecção do contrato social: o empresário deve prestar atenção à confecção do contrato social, em que são relacionados aspectos práticos do funcionamento do negócio, como definição básica da empresa (nome, endereço e atividade), o capital social (valor ou bens investidos), a relação entre os sócios e a divisão dos lucros. Uma maneira de agilizar o registro do contrato social é procurar o sindicato da categoria da empresa e verificar se ele possui um posto avançado da junta comercial. Assim, o procedimento, que geralmente demora cinco dias para ser concluído, pode ficar pronto em 24 horas;
2 - Identificação de oportunidades de negócios: O futuro empresário deve estar atento a setores ou áreas ainda pouco exploradas e/ou com potencial de expansão, bem como a criação de novos produtos e serviços e nichos de mercado. É importante conhecer o Método Porter para análise de rentabilidade; estratégias competitivas genéricas e análise SWOT.
3 - Planejamento Financeiro: É fundamental calcular os custos do negócio. Para isso, é preciso identificar fontes de recursos e tipos de financiamentos; entender como calcular margens de contribuição e elaborar instrumentos financeiros, tais como orçamento e fluxo de caixa do empreendimento.
4 – Escolha de um bom contador: para encontrar um profissional sério e capacitado, principalmente que dê orientação ao empresário iniciante, é aconselhável fazer uma pesquisa dos registros dos candidatos no Conselho Regional de Contabilidade. Além disso, recomendam-se visitas ao escritório contábil e conversas com outros clientes.
5 - Elaboração de um plano de marketing adequado ao tipo de negócio: O futuro empreendedor precisa aprender a analisar e a colocar em prática o melhor formato de seu produto ou serviço, levando em conta o mercado em que vai atuar. O objetivo deve ser sempre o de maximizar a adoção desse produto ou serviço pelo público-alvo, identificando os melhores canais de promoção, distribuição e vendas. Devem ser levados em conta, por exemplo, estratégias de posicionamento de produto (M. Porter) e a elaboração de campanhas promocionais.
O “Curso Prático de Planejamento de Negócios” será dividido em 5 módulos: planejamento estratégico, planejamento de marketing, planejamento organizacional, planejamento financeiro e apresentação do projeto. Os participantes aprenderão a elaborar um plano de negócios que identifique os pontos-chave do empreendimento e permita viabilizar a captação de recursos necessários para sua implantação.
Notícias Técnicas
Caso regularização não seja feita, microempreendedores individuais serão excluídos do sistema
Tal mudança começou a produzir efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2025, conforme publicação do Decreto Nº 5922-R, de 08 de janeiro de 2025.
As mudanças, que incluem a prorrogação do prazo de adaptação, foram estabelecidas pela resolução 224/24.
A negativa da Sefaz-SP sobre créditos de ICMS para insumos intermediários confronta decisões do STJ e do TIT, gerando discussões jurídicas.
Notícias Empresariais
Haddad afirmou ainda que o governo vai editar uma MP para garantir que o Pix não será taxado e proibir diferenças de cobrança entre dinheiro vivo e Pix
Constituição Federal determina a instituição de impostos sobre automotores como sendo de competência estadual
A declaração não é obrigatória, mas pode ser feita no IPRF
Déficit é o saldo negativo entre receitas e despesas do Tesouro e BC
Em 11 de novembro de 2024, a Coordenação-Geral de Fiscalização da Autoridade Nacional de Proteção de Dados instaurou o processo de fiscalização nº 00261.006742/2024-53 em face da empresa para investigar o tratamento de dados biométricos de usuários no contexto do projeto World ID.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
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Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
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