É a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012, só perdendo para o trimestre encerrado em dezembro de 2013
Área do Cliente
Notícia
Marketing - Conceitos e Filosofias
Outdoors, propaganda, anúncios e vendas. Estas são somente a linha de frente das várias ferramentas do Marketing. Afinal, o que é Marketing?
Exigente. Esta é a palavra que traduz o consumidor do mercado atual, pois todos querem produtos de alta qualidade e com o preço menor. Consumidores estes que ao serem questionados sobre o que é marketing, nos respondem: "É propaganda, publicidade". Não é de se espantar, pois todos os dias somos bombardeados por publicidades de televisões, jornais, rádios, mala-direta, etc. Mas será que marketing é somente isso? Este é o diferencial exigido pelo mercado? Com produtos de padrão tão semelhantes um simples outdoor ou comercial em meios de comunicação fariam diferença?
Pode-se dizer que vendas e propaganda são apenas a linha de frente do marketing. São apenas duas das várias ferramentas, e normalmente não as mais importantes. Segundo Kotler (1999, pg. 3), "Hoje em dia, o marketing deve ser compreendido não só no antigo sentido de vender - (dizer e vender) – mas também de satisfazer as necessidades do cliente". Pode-se dizer então que marketing é um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para atingir o mercado.
Dentre as várias definições de marketing, Las Casas (2001, pg. 26) cita que "Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade". Se olharmos no dicionário Michaelis encontraremos: "Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor".
Entende-se então que o marketing não se preocupa apenas com a divulgação ou vendas, mas sim com todo o processo de desenvolvimento do produto, entrega ao consumidor final, impacto no ambiente e na sociedade. O marketing interliga todos os departamentos de uma empresa, desde a compra da matéria prima, o desenvolvimento, a venda, a satisfação e o pós-vendas. Como diria Peter Drucker: "O objetivo do Marketing é tornar a venda supérflua". Para Drucker (Kotler 2000, pg.30) a meta do Marketing é "conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só".
Além de vários conceitos de seu significado, o marketing possui também suas filosofias que de uma maneira ou outra interferem diretamente no seu produto, na sua demanda, no seu lucro e também no seu consumidor. Conforme Kotler (1999, pg. 10) "Há cinco conceitos alternativos, de acordo com os quais as organizações conduzem suas atividades de marketing: conceitos de produção, produto, venda, marketing e marketing social". Todos estes conceitos são utilizados atualmente como veremos a seguir.
Conceito de Produção
Este conceito é um dos mais antigos, ele sustenta que os consumidores têm preferência por produtos acessíveis e baratos. Este conceito é útil quando a demanda excede a oferta ou quando o custo do produto é muito alto e é preciso aumentar a produtividade para diminuir seu custo.
Conceito de Produto
Este conceito defende que os consumidores preferem produtos de alta qualidade e inovadores. O conceito de produto muitas vezes leva à "miopia de marketing". Por exemplo, os produtores de estradas de ferro imaginavam que seus clientes queriam seus trens, e não meios de transporte. Porém subestimaram o auto crescimento da indústria de aviões, automóveis, ônibus, etc.
Conceito de Venda
Este se concentra em desenvolver negociações de vendas, e não em construir relacionamentos lucrativos em longo prazo com os clientes. Segue o pensamento que os clientes convencidos a comprarem seu produto gostarão dele. E também os que se desapontaram esquecerão e comprarão novamente.
Conceito de Marketing
O foco é atingir um público alvo e determinar suas necessidades e desejos, proporcionando a satisfação desejada de forma mais eficiente que a concorrência e transformando isto em meta organizacional.
Conceito de Marketing Social
Este é o mais recente. É relacionado ao lado ambiental, escassez de recursos naturais, etc. Sustenta que a organização deve determinar as necessidades e interesses do público alvo e oferecer aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar dos clientes e da sociedade em geral. Protege o bem estar a longo prazo.
O profissional de marketing deve estar sempre atualizado em um ambiente dinâmico e global, transformando estas atualizações para sua realidade. O mercado exige inovações objetivas e práticas, pois as estratégias de sucessos de ontem podem estar ultrapassadas hoje. Peter Drucker observou tempos atrás que (Kotler 2009, pg.13) "a fórmula do sucesso da década passada de uma empresa provavelmente será um desastre na década seguinte". Quais serão os desafios do marketing amanhã?
Notícias Técnicas
A Casa aprovou alterações significativas no PLP 108/24, abrangendo novos aspectos do sistema tributário, como ITCMD, ITBI, IGF, e a regulamentação do CG-IBS
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, informou que as propostas comporão o primeiro de dois “pacotes estruturais” a ser apresentados pelo governo
Confira o relatório completo e a metodologia detalhada do índice no link na matéria.
Secretários do Ministério da Fazenda participaram de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado
Notícias Empresariais
Curso é voltado a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. Alunas que se destacarem participarão de atividade presencial na Universidade Harvard, nos EUA
Mortes em acidentes de trabalho têm gerado indenização a pessoas que não são da família nuclear, quando comprovado o afeto e o vínculo com a vítima
São três opções de planos de contribuição para garantir direitos. Confira quais são e como contribuir
A proposta visa proteger os direitos dos estagiários em situações de rescisão contratual e ampliar a proteção já assegurada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
Modelo de trabalho flexível se consolida como diferencial para retenção e engajamento dos funcionários.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.