Proposta será enviada após eleições na Câmara e no Senado
Área do Cliente
Notícia
Mais vaga na indústria
Alimento colabora para alta de 0,56% no emprego em fevereiro.
A indústria paulista criou 20,5 mil vagas em fevereiro, um avanço de 0,56% no nível de emprego em relação a janeiro, já com ajuste sazonal. Mas na comparação com fevereiro de 2010, o emprego cresceu 4,57% e, no acumulado de 2011 já registra alta de 1,36%, conforme levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Dos 22 setores existentes, 16 contrataram, 3 demitiram e 3 mantiveram o nível de emprego estável. No entanto, mais da metade das vagas está concentrada no setor alimentício. O segmento foi responsável por 9.490 novos postos. Parte significativa deste resultado deve-se ao segmento de açúcar e álcool e dos frigoríficos paulistas.
Para o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Paulo Francini, o mês de fevereiro teve um comportamento "normal", com taxas razoáveis em relação aos anos anteriores. Segundo ele, as usinas foram responsáveis pela abertura de 6.175 vagas. "Estas variações positivas devem continuar até a fase da colheita", explicou.
Francini afirma que, depois da crise de 2009 e do período de recuperação em 2010, é difícil esperar para este ano um desempenho excepcional. "A economia do País não estará nem próxima de 2009, pois não há crise, nem perto de 2010, que apresentou ótimos resultados."
Por isso, ele acredita que a indústria brasileira de transformação registrará crescimento de 4% e que o emprego tenha elevação de 3%. O diretor da Fiesp aposta que o desempenho do setor "deverá ser tímido pela competição com as importações e pela disputa entre os estados brasileiros pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)".
Além dos segmentos de alimentos e açúcar e álcool, os setores que se destacaram foram os produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos), com 2.533 novos postos, veículos automotores, reboque e carrocerias (1.872), preparação de couros e fabricação de artefatos deste material, artigos para viagem e calçados (1.529).
Os destaques entre os grupos industriais que mais demitiram em fevereiro foram os de confecção de artigos de vestuário e acessórios (103), máquinas, equipamentos e materiais elétricos (175) e metalurgia (852).
Na análise por regiões, houve aumento de 1,17% no nível de emprego do interior de São Paulo, enquanto a Grande São Paulo registrou alta de 0,28%. Entre as 36 regionais, 27 criaram novos postos de trabalho, seis eliminaram vagas e três mantiveram-se estáveis. As cidades de Araraquara (4,97%), Araçatuba (3,69%) e Franca (3,52%) foram beneficiadas pelo aumento da atividade nas usinas de açúcar e álcool, nas indústrias de calçados e no segmento têxtil, respectivamente. Botucatu, Santos e Diadema, com retrações de 2,84%, 0,71% e 0,57%, respectivamente, tiveram os segmentos vestuário, minerais não metálicos, produtos químicos e itens de borracha e plástico afetados por fatores sazonais.
Perspectivas – Para Francini, o cenário atual não apresenta alívio para a indústria, afetada pelas importações e altos juros. "O novo governo tem que arrumar a orquestra e resolver os conflitos dos músicos", diz.
Notícias Técnicas
A Fundação IFRS divulgou um compilado de notícias, eventos e outras informações sobre a IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), bem como atividades relacionadas às PMEs. Veja o conteúdo publicado na última quinta-feira (09).
Atualmente o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado pela falta de comprovação
As inscrições da 1ª/2025 edição do Exame de Suficiência estão abertas. Os interessados em participar do certame terão entre as 16h do dia 14 de janeiro de 2025 e as 16h do dia 13 de fevereiro de 2025 para efetuar as inscrições.
Dados globais de movimentações enviadas à Receita geraram polêmica. Estados dizem receber informações sobre pagamentos feitos às empresas, que consideram essenciais para que os fiscos desempenhem suas 'funções constitucionais de arrecadação e fiscalização'.
Notícias Empresariais
País é o único de seus pares emergentes no pódio que apresenta uma piora no resultado fiscal entre 2024 e 2025
No terceiro prognóstico para a safra 2025, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar 322,6 milhões de toneladas, com alta de 2,5% ante o 2º prognóstico (7,8 milhões de toneladas) e alta de 10,2% frente a 2024 (29,9 milhões de toneladas)
As alterações no Cosif não provocarão modificações nas estatísticas monetárias e de crédito e fiscais, e nem em suas respectivas séries históricas.
A receita líquida atingiu R$ 232,8 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 213,4 bilhões
Já houve tentativas frustradas de fixar a data das festas para março
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.