O calendário de pagamentos de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS vai começar em 27 de janeiro
Área do Cliente
Notícia
"Bate-papo" desafia torpedo no celular
Versões de Messenger para telefone e redes sociais, como Facebook, representam 10% das mensagens móveis
As redes sociais e os comunicadores instantâneos móveis começam a disputar a atenção com as mensagens de texto SMS entre usuários de celular no país.
Segundo estudo da consultoria TNS Research com 1.320 brasileiros, 10% das mensagens no celular já correspondem a textos de comunicação imediata.
São mensagens publicadas em redes sociais ou trocadas em ferramentas como BlackBerry Messenger (BBM), eBuddy ou WebMessenger, que permitem a interação entre usuários em tempo real, como no PC.
A fatia dos mensageiros pode parecer pequena ante os 21% de participação do SMS, mas surpreende pelo crescimento. Em 2010, a categoria era insignificante.
"Os dados mostram que o brasileiro está disposto a adotar rapidamente novas formas de comunicação", afirma Alexandre Momma, diretor de atendimento em Tecnologia da TNS.
O eBuddy, principal aplicativo que reúne sete mensageiros instantâneos, incluindo MSN, Yahoo Messenger e Gtalk, retrata a aceitação.
De 286 mil usuários no país em março de 2010, a ferramenta saltou para 1 milhão de pessoas em 2011.
Um dos atrativos está no bolso. Com um plano de dados, o usuário pode trocar um número ilimitado de mensagens com os contatos que usam o mesmo programa sem precisar pagar a cada uma delas, como no SMS.
Não à toa, as nações líderes no uso do eBuddy são emergentes como Indonésia, Índia, Egito, México e Brasil.
"O chat [bate-papo virtual] no celular resolve uma necessidade de comunicação imediata e superior ao SMS", afirma Alex Pinheiro, presidente da Hands, desenvolvedora brasileira de aplicativos móveis e representante do eBuddy na América Latina.
As mensagens instantâneas ganham espaço entre os usuários corporativos. Hoje, segundo a RIM, que vende o BlackBerry, 39 milhões de pessoas usam o BBM.
TEMPO REAL
Especialistas se dividem em dizer em quanto tempo o SMS começará a encolher.
Segundo a consultoria britânica Mobile Youth, o tráfego de SMS vai cair 20% nos próximos dois anos no Reino Unido, na Indonésia, na África do Sul e mesmo no Brasil e será gradualmente substituído por mensagens em comunicadores instantâneos.
Na avaliação de Momma, da TNS, o volume de SMS continuará subindo em médio prazo, embora a tecnologia deva perder participação no bolo total de mensagens enviadas.
Atualmente, os celulares correspondem a 48% das mensagens enviadas pelos brasileiros. Os 52% são dedicados aos PCs. No ano passado, o volume médio de mensagens diárias enviadas pelos usuários nos dois tipos de equipamento era de 18, e agora já chega a 33.
Operadoras podem ter perda de receita
O triunfo do bate-papo virtual no celular impõe dois desafios às operadoras: manter a receita com dados e sustentar sua rede com o crescimento do tráfego em tempo real.
No ano passado, o faturamento com dados chegou a 17% da receita de serviços, a R$ 10,2 bilhões. Se os usuários migrarem gradualmente para o "messenger", parte da receita com a venda dos pacotes de SMS poderia cair, segundo especialistas.
As operadoras discordam. Para a Vivo, nem todos os clientes usam o chat e, portanto, a canibalização do SMS ainda não existe.
Fiamma Zarife, diretora de serviços da Claro, acredita que os usuários vão consumir outros tipos de serviços e aplicativos, e por isso a receita não deve cair.
Outro desafio à rede vem dos planos de navegação móvel por preço fixo, que permitem ao usuário ficar conectado o dia todo.
"Lidar com dimensionamento da rede é, sim, um desafio. É óbvio que o uso de dados no celular vai crescer", diz Roger Solé, da TIM.
De setembro a dezembro, a TIM já chegou a 8,3 milhões de usuários de internet móvel pré-pago com preço fixo.
Procurada, a Oi preferiu não comentar o assunto.
Notícias Técnicas
Aumento do salário-mínimo ajustou o valor da contribuição de microempreendedores. Pagamento deve ser feito todo dia 20
Os valores corrigidos valem desde 1° de janeiro deste ano
Reforma dos impostos sobre o consumo retira atrativos do regime tributário e põe em risco a sobrevivência dos pequenos negócios, segundo especialistas
Utilizado por milhares de empresas no Brasil, esse regime tributário sofreu algumas mudanças; confira.
Notícias Empresariais
Já houve tentativas frustradas de fixar a data das festas para março
O número é 12,6% superior a 2023 e representa o melhor resultado da história no setor. A movimentação na temporada de verão deve ultrapassar os R$ 157 bilhões
Não existe regime tributário específico para os estabelecimentos comerciais que adotam o modelo
Em novembro de 2024, a produção industrial nacional caiu 0,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal, e nove dos 15 locais pesquisados apresentaram taxas negativas.
Levantamento do Sebrae aponta que micro e pequenas empresas criaram, até novembro de 2024, um resultado superior ao registrado em todo o ano anterior
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.