O Senado Federal está avançando com a Reforma Tributária. A tão aguardada, e preocupante reforma trará alguns impactos para empresas vinculadas ao modelo tributário do Simples Nacional
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Observações para o home office
Consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano, Cesar Pancinha, destaca ações que fazem a diferença no trabalho a distância
É verdade que o funcionário, produzindo via home office, pode se distrair com questões da rotina doméstica. É verdade, também, que ele pode se sobrecarregar das atividades, extrapolando a jornada de trabalho.
Além de aprender a lidar com a administração do tempo, das tarefas, da disponibilidade para a comunicação com a empresa via tecnologia, da disciplina e do isolamento social, existe um equilíbrio ideal para conciliar produtividade e convívio familiar. Nesse contexto, o consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano da CAPC, Cesar Pancinha, relaciona cinco atitudes para a rotina de trabalho a distância. São elas:
1 – Tenha uma rotina de horários bem estabelecidos. Defina um horário de trabalho. Coloque o despertador, acorde, vista-se e vá trabalhar. Em casa, de pijama, não há foco que resista. Lembre-se que não somos ilhas e que a qualquer momento podemos ser chamados para uma reunião, entrevista, confcall ou videoconferência. Não se deixe pegar desprevenido. O relaxamento leva à acomodação.
2 – Se possível, tenha um número de telefone comercial separado da sua residência. Às vezes, um celular não basta. Alguns clientes ou supervisores podem querer falar por um telefone fixo e, se o seu for o de casa, não há necessidade de exposição da família às questões profissionais.
3 – Escolha um local e batize-o de escritório. Um quarto não usado, a garagem, um mezanino, um canto da sala etc. Esse é o seu local de trabalho. Assim, você demarca o território, respeita o seu espaço “home” e todos, além de você mesmo, respeitam o seu espaço “office”.
4 – Reduza as interrupções. Quando se trabalha como empregado, as interrupções são inevitáveis. Trabalhando em casa, como empresário ou como empregado, elas também o serão. A diferença é que não se limitarão aos seus pares, chefes ou subordinados, mas a também a vizinhos, amigos e familiares. Algumas pessoas podem não compreender que você não está em férias, mas trabalhando em casa. Ao invés de fingir que não está, atenda aos visitante e informe, educadamente, que está em horário de expediente e, aos poucos, eles compreenderão que não convém interrompê-lo.
5 – Deixe claro para a sua família qual é o seu horário de trabalho, e que ele não permite acomodar atividades domésticas. Esses afazeres devem ficar para os seus períodos apropriados para que não prejudiquem a sua atividade.
Além das dicas, Cesar Pancinha mostra que o grande destaque é evitar a tentação de trabalhar nos horários de convívio com a família, ou vice-versa. ”Misturar as estações é extremamente nocivo tanto para o convívio familiar como para a eficácia do trabalho”, finaliza.
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