Em meio a um cenário de inovação tecnológica e complexidade fiscal, contadores precisam de habilidades digitais e consultivas para prosperar e atender às novas demandas do setor.
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Mazelas Corporativas
No cotidiano de muitas empresas são compartilhadas situações que afligem a moral e o clima organizacional.
Infelizmente todos os dias, são registradas/vivenciadas inúmeras situações/comportamentos deturpadores do clima organizacional. Assim,
entendam-se por mazelas corporativas, todos aqueles comportamentos que afligem a moral da organização (ambiente interno e externo).
De acordo com a cultura organizacional, esses comportamentos são até admitidos. Entretanto, vale ressaltar que o tipo de postura adotada pode influenciar negativa ou positivamente nos relacionamentos interpessoais, nos índices de produtividade e sustentabilidade do negócio.
Vejamos a seguir, alguns exemplos de mazelas corporativas:
1- Egocêntrico: esse comportamento é comumente adotado por aqueles que detem de uma visão míope, o sujeito limita-se a pensar no impacto que "a parte" sofrerá e não no todo;
2- Inflexível: caracterizado por resistência à mudanças e ao comodismo - costuma reclamar de tudo e de todos, mas se opõe à proposta de melhorias;
3- Acintoso: representa a intenção de provocar o desgosto de alguém, geralmente é o tipo de ação praticada por motivos pessoais e não por questões profissionais ou que defendam interesses da empresa;
4- Anti-ético: comentam problemas internos para os clientes externos, falam e agem contra o ambiente organizacional, existe instabilidade no relacionamento da equipe - basta uma divergência, por mínima que seja, já é levado ao consentimento dos superiores, mesmo quando a situação pode ser resolvida dentro do setor/ departamento, incitando um clima de desconfiança;
5- Autocrata: através de comportamento ditador, essa postura oprime, assedia moralmente e desperta descontentamento das partes envolvidas, resultando em qualidade de vida deficiente e produtividade insatisfatória; e
6- Desrespeitoso: essa atitude é sentida quando NÃO se reverência o cliente externo - motivo pelo qual a organização existe. Considerando o fato, o que dizer do respeito quanto ao colaborador - facilitador das operações empresariais? Acredito que a empresa que não valoriza seu consumidor, tampouco estima seu capital humano.
Sabemos que organizações e colaboradores perfeitos não existem, porém isso não pode justificar determinadas atitudes, as quais frequentemente encontramos no dia a dia. Sempre podemos e devemos contribuir positivamente no ambiente que estamos inseridos.
Pare e pense:
" Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo." (Vinícius de Moraes)
Inicie um movimento de mudança positiva, você pode! Grandes feitos são conquistados por um conjunto de pequenos atos.
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