Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

As empresas como um elo entre as estórias

Como profissionais de comunicação, temos que fazer provocar nossas marcas a motivarem a participação, a contar histórias, engajar e criar boas experiências

Autor: Henrique NabucoFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Essa é a época em que a inovação tem sido uma pré-condição para que as empresas se posicionem ou re-posicionem em um mercado saturado de marcas, produtos e serviços, e que está cada vez mais segmentado.

A comunicação tem estado no centro das atenções do mundo e a audiência não é mais passiva – ela responde em tempo real. Há uma revolução em curso e que tem alterado, sem que possamos prever, mudanças substanciais no establishment político, social e obviamente de negócios.

Os processos de comunicação estão passando por uma transformação que nos obriga, como profissionais da área, a perceber e entender os novos diálogos com nossos consumidores.

Na atual dinâmica da comunicação as empresas perderam uma parcela do controle que detinham sobre o que queriam falar e do que gostariam de ouvir. As empresas são percebidas pelos consumidores a partir das informações livremente compartilhadas por eles, transformando muitas vezes o fato em ficção, importando apenas a versão.

Alguns referenciais da dinâmica da comunicação como, por exemplo, a localização e o tempo não são mais impeditivos para um furo jornalístico ou para desencadear um “buzz” que pode derrubar profissionais, corporações, ações, ou tirar do buraco pessoas e empresas e catapultá-las à fama e ao sucesso, mesmo que de forma muito efêmera.

O que vemos é que ainda estamos aprendendo a lidar com esse novo código imposto pela tecnologia e urge a necessidade de que essa forma de contato com o consumidor seja um diálogo duradouro e tenhamos que provocar nossas marcas a motivarem a participação, a contar histórias, engajar e criar boas experiências.

Mudanças nos paradigmas. Como se diferenciar? Inovar não é apenas fazer diferente, é fazer mais, é tratar da sustentabilidade do processo de comunicação. Ou seja, buscar um mínimo de garantias de que o posicionamento daquela empresa vai perdurar, protegendo seus interesses e investimentos. Antecipar-se é andar em total sintonia com a comunicação, produto, serviços, embalagem, atendimento, preço, pós-venda.

A experiência com a marca deve ser relevante o suficiente para causar impacto no comportamento de consumo e evidenciar a possibilidade de reprodução, compartilhamento e sua sustentabilidade.

Lidar com o palanque aberto pelas redes sociais, com a mobilidade dos meios de comunicação, com o fato de que hoje são todos comunicadores, que os blogueiros são os jornalistas, que os micreiros são os publicitários e que qualquer consumidor pode se tornar o principal relações públicas de uma empresa, é perceber e aproveitar a oportunidade para sair da zona de conforto.

Já parou para pensar que a construção da informação não é mais pautada nas reuniões de equipe dos jornais e que a notícia que vem via internet pode ser postada durante uma guerra civil, ou fotografada por um telefone celular? Essa é uma realidade que não dá pistas de que um dia vá voltar a ser o que era antes. Então vamos mudar nosso modelo de negócios.

Vamos construir uma identidade forte, não evidenciada pelo que a empresa pode oferecer de melhor em produtos ou serviços, mas como reflexo da percepção desse novo consumidor, seus gostos, desgostos e que possam contribuir para a reputação da marca, sabendo que a forma como a empresa se apresenta hoje não é mais determinante. É o boca a boca renovado em alto estilo, atuando como um moderno e amplificado megafone.

Quando uma empresa de telefonia publica na internet um comercial em comemoração ao dia dos namorados e resgata um sucesso musical dos anos 90, podemos ver claramente um posicionamento inovador: buscou uma forma lúdica, tecnológica e atual para falar com seus diversos públicos. Uma ação simples que gerou um “buzz” nas redes sociais que ultrapassou a própria marca. O anúncio já não é mais um comercial para vender no dia dos namorados, e sim um clipe atualizado da banda Legião Urbana.

A Nike lançou em seu canal no YouTube filme homenagem a Ronaldo Nazário, um dos garotos propaganda da marca. O filme “AR/DR” (antes de Ronaldo, depois de Ronaldo) possui narrativa com referências ao cotidiano e passagens históricas, que mostra sob a ótica da Nike a importância do personagem no decorrer do tempo.

A Nike buscou uma forma inovadora de lembrar a concorrência da sua presença constante no curso da história, além de dizer aos consumidores que não vende somente artigos esportivos, mas sim, a experiência única se tornar um ídolo, assim como o seu ídolo. É a busca incessante de ser bem compreendido, de entregar ao consumidor mais que um produto ou serviço, mais uma experiência.

Boas histórias são capazes de transcender os atributos de uma marca. A Fiat descobriu isso com o Seu Zio. Durante sete anos, Seu Zio juntou 34.000 moedas de R$ 1,00 para comprar um Fiat Uno como presente de bodas de ouro para sua esposa. No dia da entrega do veículo, a Fiat fez uma festa para toda a família e contou essa estória emocionante através de um vídeo, postado no YouYube.

O conteúdo da narrativa mostra a determinação do Seu Zio em atingir seu objetivo e, a marca Fiat, assim como o carro, aparecem em um curto espaço de tempo. O mais importante é a estória de vida do personagem e sua paixão pela esposa, que caiu em perfeita sintonia com o posicionamento da Fiat, naquele momento. Na assinatura final, a chancela da Fiat traz o slogan “Movido pela paixão”. A Fiat não fez um comercial para vender carros, ela vendeu conexões emocionais, uma experiência de vida.

O fato é que, hoje, as empresas precisam pensar em ser o elo entre a história registrada e a estória contada pelas pessoas, da forma como elas percebem e acreditam ser a experiência viva do fato.

O melhor lugar para estar é onde você está.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Novembro/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais

Notícias Melhores