Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Crise mundial ou oportunidade de crescimento?
Fecomercio aponta medidas para o Brasil se firmar, definitivamente, entre as principais economias mundiais
Nos últimos meses, a economia tem visto sinais claros de que um novo ciclo de recessão global está se aproximando, mesmo após as medidas para assegurar a estabilidade na zona do euro. O imbróglio em torno da dívida americana e o seu rebaixamento por parte das agências classificadoras de risco são pontos sintomáticos dessa realidade. Pensar que o Brasil possa passar incólume por essa recessão que se anuncia é ingenuidade, no entanto, há como fazer uma limonada deste limão.
A Assessoria Técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) aponta que este é o momento mais propício para o governo encerrar o ciclo de elevação da taxa Selic e começar a baixar os juros. Com isso, gerando um alívio imediato sobre as contas públicas e, em médio prazo, melhorando a capacidade de exportação do País, o que impactaria diretamente na balança de transações correntes. A justificativa é clara: sempre que há uma recessão, os investidores tendem a recuar e aplicar seus recursos nos portos seguros da economia, tradicionalmente, EUA e Europa. Como essas economias se apresentam enfraquecidas, o Brasil se torna uma alternativa natural e segura, logo, não precisaria manter a maior taxa real de juros para atrair capital estrangeiro.
De acordo com a Fecomercio, a recessão global também agiria como um contraponto ao incremento do ímpeto de consumo que seria natural com o barateamento do crédito, evitando um crescimento da demanda superior à capacidade de oferta atual. O que significa inflação sobre controle.
Se o Brasil quiser se firmar, definitivamente, entre as principais economias do mundo, é hora de o Banco Central reavaliar o cenário de forma mais ampla, revendo conceitos e, principalmente, seus modelos econométricos elaborados dentro de uma realidade que está se transformando drasticamente.
Sobre a Fecomercio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 152 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – gerando em torno de cinco milhões de empregos.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.