Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Juro deve recuar para evitar o pior
Nem mesmo a aceleração das vendas do varejo brasileiro em junho (+0,2%) foi insuficiente
A percepção de que a crise econômica deve se arrastar pelos próximos dois anos no mercado global levou os especialistas a reverem as projeções e apostarem que o Banco Central reduzirá a taxa básica de juros (Selic) ainda este ano, conforme antecipou o Correio há duas semanas. Nos últimos dias, diante das perdas expressivas nas bolsas mundiais, os contratos de juros futuros — apostas que os investidores fazem para as taxas em uma data determinada — chegaram a estimar até três reduções da Selic a partir de novembro. Para os analistas, a desaceleração do comércio mundial e a redução dos preços de commodities (produtos agrícolas e minerais com cotação internacional, como a soja e o ferro) refletirão na atividade doméstica, aumentando a necessidade do afrouxamento monetário.
A revisão de projeções também é respaldada por declarações do próprio presidente do BC, Alexandre Tombini. Em conversa com a presidente Dilma Rousseff, ele afirmou que a autoridade monetária está pronta para cortar a Selic e evitar o freio da produção e do consumo. O temor dentro é de que a gravidade do quadro externo leve a economia brasileira à estagnação completa.
Diante da forte desaceleração que se avizinha, a Corretora Raymond James reduziu a estimativa para a Selic e projeta corte de 0,25 ponto percentual na reunião de novembro do Comitê de Política Monetária (Copom). A redução dos juros veio acompanhada da projeção de menor avanço para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, de 4% para 3,6%. "Isso implica uma redução razoável do ritmo da atividade no segundo semestre", disse Maurício Rosal, economista-chefe para a América Latina da corretora.
Nem mesmo a aceleração das vendas do varejo brasileiro em junho (+0,2%) foi insuficiente, na opinião do mercado, para sustentar a Selic em 12,50% ao ano. Os economistas lembraram que os dados retratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) refletem o passado. Diante do aprofundamento da crise mundial, eles pouco influenciarão as decisões futuras do Copom.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.