Até 2020, a sustentação oral era a única possibilidade de apresentar os argumentos de defesa antes da análise do conselheiro relator do processo
Área do Cliente
Notícia
Antes de reclamar com chefe sobre colega de trabalho, avalie bem a situação
Os problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho são inúmeros
Saber trabalhar bem em equipe é uma das habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo. Gerar conflitos interpessoais no mundo profissional sempre foi uma questão delicada, mas e se, por exemplo, o(a) colega de trabalho fica o dia todo navegando em redes sociais ou no telefone discutindo com a(o) namorada(o), você deve falar com o chefe e correr o risco de ser taxado de fofoqueiro ou é preferível não se manifestar?
A resposta para essa questão, assim como para muitas outras tão delicadas quanto, é depende. Se, por um lado, ninguém quer passar por delator, dependendo do que estiver ocorrendo, ficar quieto será ainda pior para sua imagem, já que pode parecer que você está compactuando com a situação.
A sugestão da coach e consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias é que o profissional seja o mais criterioso possível ao avaliar a situação. A primeira pergunta que ele deve fazer para si mesmo é: o comportamento do meu colega está efetivamente atrapalhando o desempenho da equipe e, consequentemente, a entrega e qualidade do trabalho?
Mesmo que a resposta seja positiva, Waleska recomenda que o profissional tente algumas alternativas antes de se dirigir ao superior. O comportamento mais indicado é abordar o assunto, de maneira genérica, em reuniões com os componentes da equipe. Perceba que desta forma você não se indispõe com ninguém e pode resolver o problema rapidamente.
No entanto, se você levantou o assunto, mas seu colega não entendeu que o recado era para ele e continua insistindo no comportamento inadequado, prefira conversar diretamente com ele ainda antes de recorrer ao chefe. “É uma atitude mais simpática, digna e mostra que você está dando uma oportunidade para seu colega”, pondera Waleska. Lembre-se de que o trabalho é em equipe, ou seja, é mais coerente tentar resolver sem a participação do superior.
A reclamação realmente faz sentido?
Os problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho são inúmeros, mas a sugestão que deve ser levada em consideração, independentemente do que for, é avaliar bem a reclamação que se pretende fazer. Isso quer dizer basicamente que o profissional tem de ter muito cuidado, ao julgar o comportamento do colega.
Waleska cita casos em que colaboradores são vistos pelos seus pares como antipáticos e que não querem colaborar com a equipe, mas na realidade são apenas pessoas tímidas e introspectivas que se preocupam, sim, com o desempenho da equipe. Muitos julgamentos são baseados em fofocas e comentários gerais que nem sempre correspondem à verdade.
Mas, se você checou e está certo de que a atitude do seu colega não está correta, faça as seguintes perguntas: por que eu quero falar daquele profissional? O comportamento inadequado é constante? E, o mais importante, o desempenho da equipe está realmente sendo afetado?
Lembre-se de que certos comportamentos podem afetar de diversas maneiras a equipe. Por exemplo, é imprescindível tomar uma atitude, se seu colega de trabalho passa o dia todo no telefone, tratando de assuntos pessoais, ou em redes sociais, e, por conta disso, não consegue terminar o trabalho em tempo hábil, fazendo com que seu chefe, para compensar, acabe passando mais trabalho para você.
Vale destacar que, seja por medo de se comprometer, seja por medo de gerar conflitos, muitas pessoas preferem assumir a sobrecarga de trabalho, porém, Waleska alerta: “essa não é uma atitude profissional”. Ser omisso é um traço de personalidade que as empresas não valorizam, já que mostra que o profissional é inseguro e não tem coragem de se impor.
Assim como Waleska, a coordenadora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano, concorda que os profissionais avaliem bem a situação, antes de decidir qual atitude tomar. Veridiana ainda lembra que, em casos mais graves, como assédio moral, sexual ou mesmo preconceito, não há o que discutir: os superiores devem imediatamente ser comunicados.
Notícias Técnicas
Programa criado para atender categorias econômicas e sindicais facilita a resolução de questões fiscais em um formato colaborativo e ágil.
A procura de informações sobre o desbloqueio do benefício assistencial, que é do Ministério do Desenvolvimento Social, lotou agências da Previdência no país. Ministro Lupi e presidente mobilizam servidores
As coisas não estão tão boas para quem necessita do benefício
Autarquia garante alguns benefícios para segurados que sofrem com a enfermidade
Notícias Empresariais
Novo sistema Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional utiliza interface amigável e intuitiva. Ação faz parte do processo de modernização da solução de acesso aos dados cadastrais da Receita Federal
Petição conjunta só é necessária no pedido inicial de homologação
Data limite para sindicatos, federações e confederações atualizarem dados é em dezembro; atualização é obrigatória para evitar o cancelamento do registro sindical
Quanto maior a complexidade e distinção, maiores os desafios e maior a remuneração.
Secretário do Ministério da Fazenda ressaltou que a reforma poderá favorecer a competitividade das cooperativas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF