Até 2020, a sustentação oral era a única possibilidade de apresentar os argumentos de defesa antes da análise do conselheiro relator do processo
Área do Cliente
Notícia
Chegada de um novo líder deve ser feita por meio de integração
Caso a empresa não tenha programa, a chegada de um novo gestor pode causar medo e insegurança aos profissionais
A chegada de um novo gestor na equipe pode ser visto, pelos profissionais, tanto como algo positivo como negativo. Para que o recém-contratado tenha sucesso em sua nova empreitada, é fundamental a participação da empresa.
Para o headhunter e professor de Ética e Responsabilidade Social e Empreendedorismo e Gestão Empresarial da Veris Faculdades, Cristiano Rosa, o ideal seria que a empresa, por meio do seu departamento de RH (Recursos Humanos), tivesse um programa de integração, que atingisse tanto os integrantes da equipe que ele liderará como com os pares (gestores).
“É importante mostrar qual a cultura e os valores da empresa. Caso contrário, pode ocorrer um choque cultural”, diz.
O especialista acrescenta que em algumas empresas a integração é feita por meio de “padrinhos”, que são profissionais que acompanharão os novos integrantes pelos primeiros dias. Os padrinhos apresentam desde locais para almoçar até os colegas da empresa. Os programas de integração eficientes duram de uma a seis meses.
Sentimentos
Caso a empresa não tenha programa de integração, a chegada de um novo gestor pode causar medo e insegurança aos profissionais. Segundo Rosa, em algumas situações, os colaboradores podem acreditar que o novo líder “roubou” o lugar do antigo, o que é ruim para que o recém-chegado consiga desenvolver as atividades planejadas.
Para o consultor de RH e Diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, esta não é a maneira correta que o profissional deve encarar a chegada de um novo líder. Segundo o especialista, as empresas contratam pessoas atuantes no mercado com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do trabalho.
“Com a chegada de um novo líder surgem novas ideias. É oxigênio novo. Muita vezes, quem vem de fora enxerga problemas que quem está dentro não vê”, explica.
Primeiros contatos
Costa declara que um novo líder traz novas expectativas para os funcionários. Geralmente, os questionamentos são relacionados à promoção ou demissão. Além disso, alguns colaboradores podem usar de má-fé e questionar o líder para saber realmente se ele tem competências técnicas para ocupar aquela posição.
De acordo com o especialista, é muito comum que testes deste tipo aconteçam, mas dependendo da resposta e atitude do gestor, ele pode gerar uma confiança maior. “Apesar de não conhecer as particularidades do negócio, o gestor pode usar de seu conhecimento e habilidade para lidar com a situação”.
Durante os primeiros contatos com a equipe, é possível perceber os integrantes da equipe que são tímidos para se aproximar e ainda os famosos “puxa-saco”.
Para que os profissionais se aproximem do novo gestor, é fundamental que ele ressalte qual é o propósito da contratação. Em um segundo momento, é aconselhável fazer reuniões em grupo e até mesmo individuais para dar andamento ao trabalho.
Notícias Técnicas
Programa criado para atender categorias econômicas e sindicais facilita a resolução de questões fiscais em um formato colaborativo e ágil.
A procura de informações sobre o desbloqueio do benefício assistencial, que é do Ministério do Desenvolvimento Social, lotou agências da Previdência no país. Ministro Lupi e presidente mobilizam servidores
As coisas não estão tão boas para quem necessita do benefício
Autarquia garante alguns benefícios para segurados que sofrem com a enfermidade
Notícias Empresariais
Novo sistema Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional utiliza interface amigável e intuitiva. Ação faz parte do processo de modernização da solução de acesso aos dados cadastrais da Receita Federal
Petição conjunta só é necessária no pedido inicial de homologação
Data limite para sindicatos, federações e confederações atualizarem dados é em dezembro; atualização é obrigatória para evitar o cancelamento do registro sindical
Quanto maior a complexidade e distinção, maiores os desafios e maior a remuneração.
Secretário do Ministério da Fazenda ressaltou que a reforma poderá favorecer a competitividade das cooperativas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF