Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Emprego cai 15,3%
A queda foi de 15,3% em relação aos 246.875 do mesmo mês de 2010.
A crise econômica que assombra o mundo já está afetando a criação de empregos no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que o país gerou 209.078 postos formais em setembro, o pior número para o mês desde 2006. A queda foi de 15,3% em relação aos 246.875 do mesmo mês de 2010. Com a desaceleração da economia, a tendência é de que as contratações fiquem ainda mais prejudicadas daqui para a frente.
Nos últimos nove meses, as novas vagas chegaram a 2.079.188, inferior ao mesmo período do ano passado — de 2.490.148. Mesmo com o mau momento do mercado de trabalho, o ministro Carlos Lupi mantém o otimismo. "Ainda que em meio à crise, a geração de empregos no Brasil, se comparada ao restante do mundo com os mesmos direitos trabalhistas, é a maior", declarou. Para ele, a criação dos postos de trabalho ainda é robusta. "Acredito que os próximos meses serão muito bons."
A previsão de Lupi para o acumulado de 2011 era de 3 milhões de empregos. No entanto, devido ao baixo desempenho do mercado de trabalho, a expectativa foi reformulada. "Acredito que chegue a esta quantia se somarmos o Caged com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) — postos fora do sistema celetista", disse.
Para o economista Cláudio Salvadori Dedecca, da Unicamp, o resultado de setembro já era esperado. "A economia não vive um período extraordinário, como no ano passado. Sem dúvidas, isso tem reflexos na geração de empregos", disse. "Seria impossível chegar a 3 milhões com uma taxa de crescimento significativamente inferior à de 2010, quando ficamos em 2,5 milhões." Ele prevê que, em 2012, o comportamento de empregos fique semelhante ao deste ano. "Não acho que passará de 2,3 milhões."
Entre os setores, a agricultura puxou a desaceleração da criação dos postos de trabalho, com 20.874 pessoas demitidas — variação de -1,22% no mês. "É um fator sazonal, principalmente por causa do cultivo do café", justificou o ministro. Já serviços (91.744 vagas), comércio (42.373), indústria de transformação (66.269) e construção civil (24.977) motivaram o crescimento, ainda que abaixo da média.
Rotatividade
O ministro destacou, ainda, a alta rotatividade do mercado de trabalho, já que os números de admissões (1,763 milhão) e de demissões (1,554 milhão) foram recordes para setembro. "O lado bom é que isso mostra que a economia ainda está aquecida. Mesmo que a quantia de desligados tenha sido a maior, os colocados também. Por isso, não é preocupante", afirmou.
Lupi torce para que a taxa básica de juros (Selic) continue em queda. "Para mim, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) está na direção certa. Ainda temos a taxa mais alta do mundo. Espero que isso mude, para que a produção possa alavancar", defendeu. Ele atribuiu a perda de ritmo da criação de empregos formais ao enfraquecimento da indústria. "Temos de proteger o mercado interno para que possamos gerar postos de trabalho."
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.