Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Cartão de crédito: entidades consideram insuficiente pagamento mínimo de 15%
É necessário que haja um regulamento para exigir que as instituições financeiras adotem avisos e alertas claros quanto ao risco que envolve essa operação de crédito.
Entidades de defesa do consumidor consideraram ainda insuficiente a manutenção do pagamento mínimo em 15% da fatura do cartão de crédito. De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a precaução contra o endividamento inicia-se muito tempo antes.
É necessário que haja um regulamento para exigir que as instituições financeiras adotem avisos e alertas claros quanto ao risco que envolve essa operação de crédito. E a entidade ainda acrescenta: mais do que estabelecer um percentual, a prática do pagamento mínimo deve ser desestimulada, mediante os referidos alertas e com redução dessa oferta nas faturas.
Na última sexta-feira (11), o Banco Central do Brasil desistiu de elevar para 20% o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito, o que estava previsto para dezembro, e manteve o percentual atual.
Mais informações claras e educação financeira
"A fatura, sendo um importante veículo de comunicação com o consumidor, e também evidentemente utilizado com o objetivo publicitário, deve ter seu conteúdo como objeto de regulamentação mais profunda do que a proposta, exigindo informações claras sobre os riscos que envolvem o pagamento mínimo, destacando as implicações dessa prática e evitando o destaque aos pagamentos mínimos e parcelados", ressalta a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais.
A necessidade de mais informações e que elas sejam claras para o consumidor também foi defendida pela coordenadora institucional da ProTeste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. "Esse foi o primeiro procedimento em relação ao cartão de crédito, mas ainda precisa ter mais informações para os consumidores", avalia.
Para ela, essas novas medidas do BC precisam vir acompanhadas de educação financeira, que é um ótimo caminho para mudar a situação do endividamento e da inadimplência no País. "O percentual mínimo de pagamento da fatura melhora muito pouco a situação de endividamento, pois o consumidor continua pagando altos encargos e juros exorbitantes", aponta.
Inclusive, a ProTeste destaca que faltou ao Banco Central tratar das cobranças de juros, do desconto para pagamentos à vista e do excesso de parcelamentos, já que os consumidores fazem um parcelamento atrás do outro sem ter consciência dos outros pagamentos que precisam fazer e comprometem a renda doméstica. "Agora, nós aguardamos as consequências das medidas: como o consumidor vai se comportar e se as empresas vão cumprir as regras", conclui Maria Inês.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.