Neste mês, a Receita Federal apertou a fiscalização e passou a receber informações sobre transações financeiras de instituições como operadoras de cartão de crédito e bancos digitais, por exemplo.
Área do Cliente
Notícia
Para pequenas e médias empresas, economia mundial não vai recuar
O nível de confiança das pequenas e médias empresas que atuam com comércio exterior continua alto
O nível de confiança das pequenas e médias empresas que atuam com comércio exterior continua alto, embora haja menos otimismo em relação ao ano passado. Levando em conta os 21 países que constam do levantamento do HSBC Bank, o índice de confiança global chegou a 112. Índices acima de 100, de acordo com a pesquisa, indicam otimismo. Houve, porém, queda de quatro pontos em relação ao índice do primeiro semestre de 2010.
O Brasil é o nono com nível de confiança mais alto, mas está abaixo da média (ver quadro ao lado). No Brasil, apenas 8% das empresas que atuam no comércio exterior acreditam que haverá um declínio expressivo da economia mundial.
A pesquisa foi feita com total de 6.344 empresas, sendo 300 no Brasil. Na América Latina foram entrevistados representantes de empresas na Argentina e no México, além do Brasil. Na região, o total foi de 901 pequenas e médias.
Embora o quadro geral ainda seja de confiança, as empresas brasileiras perderam boa parte de seu otimismo em relação ao desempenho da economia global. No levantamento do segundo semestre deste ano, 24% das importadoras e exportadoras brasileiras pesquisadas declararam que acreditam que haverá leve declínio da economia global nos próximos seis meses. No segundo semestre do ano passado apenas 3% tinham essa perspectiva. A fatia de empresas que consideravam crescimento suave da economia caiu de 51% para 25% da segunda metade de 2010 para o segundo semestre deste ano. Ficou praticamente no mesmo nível a fatia das empresas que acreditam na manutenção em mesmo nível da dinâmica econômica mundial, com queda de 31% para 30%.
Desmond Wee, superintendente de Comércio Internacional do HSBC, diz que a volatilidade maior do câmbio nos últimos meses acabou trazendo um impacto adicional. A pesquisa mostra que 45% das brasileiras pesquisadas dizem que o efeito da taxa cambial é muito desfavorável ou desfavorável. No primeiro semestre de 2010, a fatia de empresas que viam o impacto dessa forma era de 24%. Na época, 44% dos pesquisados acreditavam que o efeito do câmbio era neutro. Hoje apenas 23% respondem dessa forma. "Isso se deve à oscilação do dólar. As empresas têm dificuldade para fixar preços e negociar." Com maior facilidade para o comércio regional, a maior parte das empresas brasileiras mantém operações de comércio com países da América Latina. Segundo a pesquisa, 63% das empresas apontaram países dessa região como parceiros comerciais atuais.
Notícias Técnicas
Medida visa o melhor gerenciamento de riscos pela Receita Federal, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal
O Índice de Preços ao Produtor (IPP) das Indústrias Extrativas e de Transformação mede os preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes, e abrange as grandes categorias econômicas
Excelente notícia aos CLTs chega com lei trabalhista em vigor neste ano de 2025 e com cláusulas que liberam faltas
Caso semelhante também aconteceu nos governos dos ex-presidentes Jair Bolsonaro e Dilma Rousseff
Notícias Empresariais
De acordo com Fisco, somente informações referentes às operações financeiras dos usuários devem ser informadas pelas instituições
No TRT da 2ª Região, os interessados podem solicitar e autenticar a CAT de forma on-line e gratuita no site do órgão.
Nano-crédito e economia digital: fintechs facilitam acesso ao crédito
Indústria cresceu 3,6% em 2024 ante 2023 até setembro, maior alta em 10 anos
Impacto é maior entre os agricultores de renda mais baixa
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.