Em meio a um cenário de inovação tecnológica e complexidade fiscal, contadores precisam de habilidades digitais e consultivas para prosperar e atender às novas demandas do setor.
Área do Cliente
Notícia
Pequenas e médias empresas são a nova classe C
Economia brasileira depende, e muito, dos pequenos e médios empresários
Representando mais de 98% das empresas em operação no Brasil, segundo dados do Sebrae-SP, as PMEs eram, até pouco tempo, negligenciadas. Ou seja, os holofotes estavam voltados somente para as grandes empresas. Estavam. Hoje, as pequenas e médias empresas estão para grandes fornecedores assim como a classe C está para a economia brasileira. Essa relação, quase matemática, é cada vez mais real, interessante e lucrativa.
Ainda de acordo com dados do Sebrae-SP, até 2015, o número de PMEs no Brasil deve crescer mais 50%, o que reafirma o grande potencial destas empresas. Pela expressividade destes números, os grandes fornecedores já sentiram a força das PMEs e a representatividade deste potencial de geração de renda e de emprego na economia brasileira. Anunciantes como WalMart, Vivo e Compra Fácil, por exemplo, já entenderam que as “emergentes” são também um bom negócio e que, apesar de ainda crescentes, as PMEs precisam e querem ser bem atendidas.
Esse histórico é muito próximo à trajetória da classe C brasileira. Os grandes anunciantes também se dirigiam especialmente para as classes A e B, que sempre investiram mais em um produto ou serviço. Com a expressiva expansão da classe C, que viu sua renda aumentar exponencialmente e recebeu novas opções de crédito facilitado, particularmente entre a década de 90 e 2003, uma nova estratégia tomou conta das fabricantes.
Com isso, as marcas se renderam ao público desta fatia do mercado, que vem se mostrando cada vez mais ávida por serviços e produtos de qualidade. Muitas empresas perceberam essa transformação e vem atendendo muito bem este mercado como, por exemplo, a Casas Bahia. A varejista leva ao público C produtos que até então eram inacessíveis.
A comprovação da potência das PMEs, paralela à eloqüência da classe C, resulta em um entendimento contemporâneo de que a economia brasileira depende, e muito, dos pequenos e médios empresários. Atender a este público é um mercado com grande potencial de crescimento. Afinal, assim como a classe C, as PMEs são fundamentais para que a economia brasileira alavanque ainda mais.
Notícias Técnicas
É nesse cenário que o papel do contador se torna indispensável.
Ineditismo foi a palavra de ordem na contabilidade brasileira no ano de 2024. Ao longo desse período, a classe contábil, bem como a sociedade brasileira, acompanhou com expectativa os grandes acontecimentos na área
Entre as suas diversas realizações, a publicação das normas de divulgação de sustentabilidade é um marco histórico, que posiciona o país como pioneiro mundial nessa temática
Aumento em relação a outubro foi de R$ 131,17 bilhões, uma variação de 1,85%
Notícias Empresariais
No dia 31, terça-feira, não há expediente bancário
Com aumento de 12,29% nas contratações, programa prioriza inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade e reforça o papel da qualificação profissional no Brasil
Planejar e estabelecer metas são fundamentais para um crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI preparou seis passos essenciais para te ajudar a definir as metas anuais
Em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses cresceram, mas taxa de juros e custos elevados podem mitigar projeções positivas
Publicação vai monitorar os principais instrumentos disponíveis para o desenvolvimento produtivo da indústria
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.