Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores
Área do Cliente
Notícia
Rico ou pobre, brasileiro prefere gastar com supérfluo a poupar
A informação faz parte de uma pesquisa que mostra que a população brasileira é muito mais propensa a gastar do que a poupar.
Do total de entrevistados no Brasil com renda inferior a US$ 1 mil, 62% disseram-se dispostos a comprar roupas ou tênis de marca nos próximos 12 meses, percentual maior do que o verificado nos demais países analisados. Já entre os que ganham mais de US$ 2 mil, 64% afirmaram que comprarão esse tipo de produto, proporção também superior à verificada nas demais nações emergentes.
A informação faz parte de uma pesquisa que mostra que a população brasileira é muito mais propensa a gastar do que a poupar. Em um tópico chamado “Brasil, apetite para a vida”, o estudo do banco suíço afirma: “O quadro pintado para os consumidores brasileiros na nossa pesquisa coloca-os em posição diferente de muitos dos seus colegas de outros países. Gastos supérfluos estão muito mais presentes [no Brasil do que em outros emergentes] e espelham uma taxa de poupança relativamente baixa”.
O estudo constatou que os brasileiros poupam cerca de 10% do que ganha. Já os chineses guardam 31% da renda. Entre as nações analisadas, apenas o Egito tem uma poupança menor que o Brasil, de 7%.
O consumidor brasileiro se destaca também no mercado de automóveis: 68% dos entrevistados disseram ter planos de financiar um veículo nos próximos 12 meses, percentual maior do que nos demais países estudados. Em segundo lugar vem a Índia, onde 60% dos consumidores planejam comprar um carro a prazo.
O Credit Suisse notou que o consumidor brasileiro atualmente é o mais otimista entre os países pesquisados. Aqui, 63% das pessoas acreditam que sua situação financeira pessoal vai melhorar nos próximos 12 meses; 33% acham que ela tende a continuar como está e apenas 4% dizem que vai piorar.
Poupar ou gastar?
Para a economia de um país, tanto o consumo como a poupança são essenciais. Quando um trabalhador guarda seu dinheiro e o aplica no banco, este empresta para diversos tipos de clientes, entre eles empreendedores que investem, por exemplo, em inovação, em infraestrutura ou em outros segmentos que beneficiam o desenvolvimento do País. (É verdade, no entanto, que boa parte dos recursos que chegam aos bancos acaba sendo usada para comprar títulos públicos, ou seja, para financiar o governo e ajudá-lo a rolar a dívida, beneficiando, principalmente, investidores do setor financeiro.)
Mas só poupar não adianta. A China, por exemplo, tem uma taxa de poupança alta, como mostrou o Credit Suisse, o que lhe permite investir, por exemplo, em grandes obras de infraestrutura. Por outro lado, como a população gasta pouco, a indústria local precisa vender para o exterior se quiser se expandir, o que deixa a economia mais vulnerável a crises externas.
Notícias Técnicas
Documento prevê datas de sessões de julgamento, feriados e recessos
Em 2023, o câncer de próstata fez 17 mil vítimas no Brasil, sendo o tipo mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele
O entendimento das normas é crucial para garantir a legalidade e evitar complicações administrativas e financeiras
Criminosos foram alvos de outra operação deflagrada em setembro de 2014 com a mesma forma de agir
Notícias Empresariais
“Houve uma mudança na qualidade do crescimento do Brasil, liderado pela indústria e pelos investimentos (...)"
Esse modelo de produção e consumo conta com o ciclo contínuo de reutilizar, reciclar e renovar os materiais usados na fabricação das mercadorias
No Dia Nacional da Cultura, confira a segunda reportagem da série Caminhos da Cultura
Banco alega ausência de falha na prestação do serviço
A operação deve continuar nas próximas semanas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!