Informalidade do mercado de trabalho faz jovens contribuírem menos com a previdência
Área do Cliente
Notícia
Inflação volta a acelerar no início de janeiro
A prévia da inflação em janeiro, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superou as expectativas de alta de preços.
IPCA-15 vai a 0,65%, maior taxa desde maio de 2011; ministro Guido Mantega classifica resultado como pontual e diz que "inflação está caindo"
A prévia da inflação em janeiro, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), superou as expectativas de alta de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,65% em janeiro, variação mais alta desde maio de 2011 (+0,70%), em nova aceleração depois do resultado de dezembro (+0,56%). Para analistas, o resultado pode limitar a trajetória de queda dos juros.
O IPCA-15 antecipa o desempenho do IPCA, referência para as metas inflacionárias do governo. No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 ficou em 6,44%, abaixo dos 6,56% do período imediatamente anterior. Os principais vilões do resultado deste mês foram transportes e alimentação.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou o resultado, que classificou de pontual. "A inflação está caindo de um modo geral e ela tem uma elevação sazonal nesta época."
O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, concorda com o ministro.
Para ele, o IPCA-15 de janeiro pode ser considerado "um ponto fora da curva" por causa da forte influência dos preços administrados.
"Não é uma tendência de alta dos preços muito forte para o ano. O IPCA de janeiro deve ficar um pouco acima das projeções, mas não altera a expectativa para o ano, que é de IPCA em torno de 5%", avaliou Freitas, lembrando que os reajustes das mensalidades escolares deverão ser outra fonte de pressão sobre o índice no início de 2012. Ele cita os sinais de ociosidade na indústria como um sinal de que a alta do IPCA-15 não reflete uma demanda aquecida.
Para o cálculo do IPCA-15, o IBGE coletou preços entre 14 de dezembro e 13 de janeiro em 11 regiões metropolitanas. Entre dezembro e janeiro, o índice foi fortemente influenciado pelo fim da deflação no segmento de transportes, que teve alta de 0,79%. Pressionado pelo reajuste de tarifas em ônibus urbanos no Rio e em Belo Horizonte e dos intermunicipais em várias regiões, esse grupo respondeu sozinho por 0,15 ponto porcentual do IPCA-15.
Também houve fim de deflação nas tarifas aéreas, que subiram 10,54% na prévia de janeiro, depois do resultado de -2,06% em dezembro. A inflação dos alimentos desacelerou levemente a alta na virada do ano, atingindo 1,25% em janeiro ante 1,28% no IPCA-15 de dezembro. Mesmo assim, o grupo respondeu por quase metade do índice, que ainda não incorporou os novos pesos dos itens no cálculo do IPCA para este ano.
Restaurante. A refeição fora de casa contribuiu com o maior impacto individual: alta de 1,63%. Os serviços subiram 0,71% e o grupo habitação manteve a taxa de 0,54% de dezembro.
Ontem, analistas de mercado projetavam um IPCA cheio em janeiro entre 0,53% e 0,66%. O economista Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios, lembra que transporte e mensalidade escolar pesam muito no IPCA e costumam sofrer reajustes indexados, carregando a inflação passada para a deste ano. Com isso, a queda da inflação em 2012 será gradual, avalia.
Notícias Técnicas
Secretário-executivo apresentará os números em coletiva de imprensa, às 14h30
Nova legislação cria marco regulatório e fortalece iniciativas de autogestão e cooperação no Brasil
Mercado de compra e venda de dólares fechou no dia 23 de dezembro, com a moeda cotada a R$ 6,18.
Pelo menos 12,8 milhões de pessoas só vão receber o seu salário do INSS referente ao mês atual em janeiro do próximo ano.
Notícias Empresariais
Equilibrar produtividade, descanso dos funcionários e garantir que suas práticas estejam em conformidade com a legislação trabalhista é o grande ideal de RH
Empresa acredita que e-commerce ainda têm muito potencial de crescimento no ambiente varejista
Agricultura familiar, educação, previdência social e crescimento econômico também são temas abordados no periódico do Ipea
Esta medida mostra o compromisso do governo em estimular o setor que é crucial para a economia brasileira
Cenário para 2025 favorece o País, mas barbeiragens nas políticas econômica e externa podem estragar a festa
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.