Antecipação ocorre devido aos feriados do mês de novembro
Área do Cliente
Notícia
Inovação. Um instrumento indispensável para os Pequenos e Médios Empresários.
Inovar para crescer e conquistar o coração dos consumidores.
É sempre interessante quando estudamos Kotler. Em seu Marketing 3.0, ele diz que "já não basta atingir apenas a mente dos consumidores, o alvo também é o coração" e que, no estágio 3.0, o marketing deve ser redefinido como um triângulo harmonioso entre marca, posicionamento e diferenciação (Marketing 3.0; pag. 40).
Quando li esse texto, veio na mente o desafio da inovação. Principalmente para as pequenas e médias empresas do nosso país. Mas o que é inovação?
A arte de reinventar um negócio e torná-lo cada vez mais competitivo e desejado pelo público é um dos grandes desafios em um mercado tão competitivo e acirrado como vivemos na atualidade. Um mercado de mudanças constantes em praticamente todos os setores da economia. É por isso que, para mim, a inovação é um elemento de grande necessidade para enfrentarmos os desafios impostos por um cenário de constante mudança.
E como podemos entender "Inovação"? Vejo que inovação é o momento de transição entre a imaginação de uma pessoa e a realidade em que ela vive, como uma espécie de "objetivo" comum. Inovar é apresentar algo novo para o outro. É transceder o óbvio, é somar elementos conhecidos para encontrar algo não esperado.
Para o marketing, posso definir inovação como a metamorfose de uma ideia, seja de produto seja de serviço, em algo melhorado, ampliado e com outros valores.
Claro que não posso esquecer de falar da dona "criatividade". Ela é uma ferramenta trivial para esse processo. Para quem busca coisas novas, o exercício da criatividade se faz necesário para encontrar essa "algo novo".
Por valor, entendo como a concretização da plenitude da inovação. Principalmente na era do marketing 3.0 onde há uma provocação ou sugestão de produtos e serviços que cuidem do meio ambiente, do social e do emocional do consumidor, integrando o posionamento, a marca e a diferenciação, como foi citado.
Mas Como podemos perceber o "valor"? - Posso afirmar que podemos perceber como valor o contraste do ontem sob uma nova maneira. A compra de produtos que estimulem a sustentabilidade. Protudos sustentáveis tanto no seu uso como na sua fabricação. A descoberta de novos segmentos no mercado, novos nichos, novos targets. A instalação de um bom processo de comunicação dentro das organizações, e que os novos empreendedores entendam essa necessidade, a criação de novas rotinas, uma nova cultura trabalhista e um jeito novo de fazer coisas antigas. A preocupação em sempre, sempre, trazer um jeito novo de fazer velhos produtos e, para concluir, a criação de novas soluções para formatos e processos antigos.
Um bom exemplo de empresa que apresenta inovação é a Apple, cujo processo inovador impacta e define a trajetória do mercado onde vive. Onde clientes são fãs e, depois de cada lançamento, as pessoas não concebem mais o mundo sem aquele elemento, processo ou produto.
Parêntese:
Outro case de sucesso de inovação é o Google. O Google esnoba quando avança no simples conceito da busca. A ampliação da ideia da busca para o Google é algo incrível. Aaron Goldman, no Livro "Tudo o que sei sobre Marketing aprendi com o Google", apresenta o nome da empresa como um verbo, o verbo "Googlar", e, com isso, um simples questionamento: por que as pessoas "Googlam"?
As pessoas Googlam simplesmente porque estão procurando alguma coisa. Se alguém está procurando alguma coisa é porque tem um problema para solucionar ou uma decisão a tomar, então nasceu a ideia dos links patrocinados. Quando uma pessoa está procurando uma resposta este é o melhor momento para uma empresa entregar uma mensagem. Veja que fantástico o domínio de missão da empresa e a solução apresentada pelo Google para o mercado.
Voltando:
Claro que inovação não se refere apenas ao desenvolvimento de novas tecnologias, mas inovamos quando desenvolvemos novas formas de relacionamento com nossos clientes, quando apresentamos novas práticas com o objetivo do grau de satisfação de um segmento no mercado. Citei a Apple por conta desse espírito, o espírito de deslumbrar, o espírito de surpreender.
E antes que alguém pense em altos investimentos e contratações internacionais, inovar é uma questão de comportamento. É uma escolha pessoal. É uma busca. É o ato e o hábito de desenvolver pesquisa. É ouvir seu público e seus colaboradores. A inovação começa quando nos disponibilizamos ao novo, quando queremos outras respostas.
Quando escolhemos inovar, criamos uma certa "ansiedade" na busca de novos caminhos. E como estamos buscando um caminho novo, bumm! Ele aparece. Quando fazemos novas perguntas encontramos novas possibilidades, abrimos outras portas e percebemos outras realidades.
Inovação. É com essa ferramenta que podemos tocar o coração daqueles que acreditam nos nossos empreendimentos e de todos aqueles que compram os nossos produtos.
Notícias Técnicas
Conheça o procedimento que incentiva a prevenção e solução de controvérsias tributárias e aduaneiras
Notificação da Receita Federal visa orientar contribuintes na correção de erros comuns na declaração do IR. Veja o passo a passo para consultar pendências e evitar multas
Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores
Com o ano chegando ao fim, é preciso tomar certas atitudes a fim de estar em dia com o fisco e as contas
Notícias Empresariais
A operação deve continuar nas próximas semanas
Advogados acreditam que nova modalidade trará mais agilidade e praticidade para as partes
Secretário apresentou as ações do MTE para refugiados e migrantes durante 3º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, realizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global da ONU - Rede Brasil
A operação contou com a participação de aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e servidores da Controladoria Geral da União
Novo sistema Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional utiliza interface amigável e intuitiva. Ação faz parte do processo de modernização da solução de acesso aos dados cadastrais da Receita Federal
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!