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Como conquistar o comprometimento dos funcionários

Inúmeras pesquisas realizadas com colaboradores nas últimas décadas apontam que o fator salarial não é o componente mais importante da satisfação

Autor: Marcos BiaggioFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

As maiores frustrações dos donos de negócios, em qualquer mercado, são tempo, equipe e dinheiro – necessariamente nessa ordem. Das três, a equipe é o componente que impulsiona o negócio, estabelece relacionamento com os clientes e assegura a liberdade do empresário quando comprometida e em sinergia quanto aos objetivos do negócio. Conquistar o comprometimento de funcionários não é fácil, mas também está longe de ser difícil. Uma combinação de liderança natural com técnicas de gestão de pessoas resolve essa questão. Sem contar que essas características tendem a ser naturais aos empreendedores.

Inúmeras pesquisas realizadas com colaboradores nas últimas décadas apontam que o fator salarial não é o componente mais importante da satisfação, nem tampouco o que determina o grau de comprometimento. Os padrões de benefícios, as médias salariais do mercado e os programas de participação nos resultados não apresentam variações significativas de empresa para empresa. Então, o que determina o nível de comprometimento dos funcionários para o êxito do negócio?

Vale destacar que funcionário comprometido vai um pouco além de funcionário motivado. O comprometimento está relacionado com a capacidade de entender o negócio, assumir riscos e responsabilizar-se por objetivos ou metas. O papel da liderança, seja por parte do empresário ou dos gestores de departamentos, é fundamental para que haja o comprometimento individual e da equipe como um todo. Equipes comprometidas geralmente contam com líderes que exercem forte papel na definição de direções e objetivos, proporcionam oportunidades para fluir a criatividade e impulsionam a carreira de seus subordinados.

Veja a seguir os passos essenciais para conquistar e manter o comprometimento dos funcionários. Lembre-se que todos buscam crescimento pessoal, transforme em realidade o orgulho de cada funcionário pela empresa.

Tenha um plano de trabalho

Defina suas metas e recursos para um período de 3 meses, 6 meses e 1 ano. Revise periodicamente, discuta o andamento do plano nas reuniões com as equipes, valorize opiniões e comemore os resultados. Os funcionários precisam saber o quanto foram importantes para o atingimento dos resultados.

Promova a colaboração

Passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que com a própria família. Promova a colaboração, a cordialidade e a amizade entre os colegas de trabalho. As pessoas precisam sentir-se satisfeitas com o ambiente onde estão – isso em termos de estrutura física e companhias.

Crie lideranças fortes

Inspire confiança nos gestores da sua empresa. Os funcionários precisam estar seguros de que suas carreiras estão em boas mãos. Cada líder deve atuar como um mentor de cada funcionário, promovendo aprendizagem, orientação e visão profissional. Pense que no futuro os funcionários irão dizer que alcançaram determinado nível profissional graças a um chefe que orientou e ajudou na ampliação dos conhecimentos e fixação de metas para a carreira.

Distribua tarefas com clareza

Dê instruções claras e possíveis de serem realizadas, para que percebam que se trata de orientações que podem resultar em sucesso para a empresa a curto, médio ou longo prazos. Acompanhe o cumprimento das tarefas e esteja disponível para auxiliar antes que a falta de compreensão ou dificuldade se torne um problema complicado de resolver. Lembre-se que ser líder é ter disponibilidade cada vez que a equipe precisar.

Crie programa de recompensas

Os padrões de remuneração acompanham dissídios de categorias profissionais ou os níveis médios do mercado. Crie programa adicional de recompensas ou remuneração variável por produtividade e cumprimento de objetivos. Permita que os funcionários compartilhem dos lucros do seu negócio cada vez que alcançarem objetivos ambiciosos. Faça-os sentirem-se “donos” de um pedaço da sua empresa.

Coloque em prática as dicas acima, organize e sistematize o seu processo de conquista e manutenção de clientes e terá realizado o sonho de ter um negócio de êxito: uma empresa comercial, rentável e que funcione sem você!

 

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