Com as mudanças no sistema fiscal nas últimas décadas, o setor cultural pode ser diretamente impactado. No entanto, a saída para esse grande apagão do fomento indireto à cultura está justamente na regulamentação da reforma tributária
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Como gerenciar funcionários mais velhos
Funcionários que haviam deixado o mercado estão retornando ao trabalho e promovendo no ambiente corporativo o encontro de várias gerações
Os aposentados estão sendo convocados para voltar a bater ponto nas empresas. Seja para complementar a renda familiar ou pelo déficit de mão de obra qualificada em diversos setores da economia, funcionários que haviam deixado o mercado estão retornando ao trabalho e promovendo no ambiente corporativo o encontro de várias gerações. Esse cenário exige uma boa gestão de líderes muitas vezes bem mais novos do que os contratados.
Recente pesquisa realizada por uma empresa de recrutamento especializado mostra que 20% das companhias entrevistadas têm aposentados em seu quadro de funcionários. Em quase 75% dos casos, contrataram para preencher vagas em cargos técnicos. O estudo também revela que metade das empresas fez as contratações por necessidade de preencher vagas com profissionais com anos de vivência e experiência na área. A pesquisa aponta, ainda, que 85% delas dizem ter políticas para reter esses profissionais ou ter planos para implementá-las.
Os gerentes da Geração X necessitam aprender como motivar e administrar esses aposentados que vieram para ficar. "Essas duas gerações têm visões diferentes uma da outra, e vão precisar compreender como a outra opera. Cabe aos gerentes, sejam da Geração X ou não, tomar a iniciativa e criar um clima positivo para todos, a fim de se assegurar que esses funcionários mais velhos voltem engajados e produtivos", comenta Pablo Aversa, sócio-fundador da Alliance Coaching. Para que isso ocorra, ele tem algumas dicas :
1. Jogue fora todas as suas suposições
Talvez você considere que os funcionários mais velhos sejam mais complicados ou mais difíceis de treinar. Livre-se já dos seus estereótipos. Eles são pessoas como todas as demais do seu grupo. Trate-os como tais.
2. Lembre-se dos grupos etários
Você não trataria um gerente experiente de 35 anos da mesma forma que alguém de 21 que acabou de sair da faculdade. Uma diferença de 15 anos entre os mais velhos deve ser considerada da mesma maneira. Um funcionário aos 55 anos e outro de 70 têm diferentes metas e necessidades. Como gerente, talvez você precise olhar diferentes grupos: aqueles que estão prestes a se aposentar (55 – 64 anos); aqueles em idade para se aposentar e ainda trabalhando (65 – 70); ou ainda funcionários mais velhos que querem continuar ativos ou que precisam trabalhar (mais de 70). Cada grupo apresenta diferentes desafios de gestão.
3. Comunique, comunique, comunique
Não pressuponha que funcionários mais velhos sabem o que você espera deles. Eles não têm a mesma bagagem que você. Seja muito claro quanto ao que quer que seja realizado e quais serão os indicadores de término e de sucesso. "Jorge, cuide disso para mim" definitivamente não é o suficiente. Experimente: "Jorge, necessito que prepare o orçamento do departamento para o próximo ano fiscal. Utilize os números do ano passado adicionando 10% em tudo, com exceção da linha de Treinamento, que deverá ser incrementada em 15%. Preciso disso na terça."
4. Valorize a experiência de vida deles
Seus funcionários mais velhos têm uma boa quilometragem. Eles viram muita coisa. Reconheça o valor dessa experiência. Aprenda com ela. Encoraje os integrantes mais jovens do seu time a também aprender com ela. As lições da "escola da vida" não têm preço.
5. Treine-os
Funcionários mais velhos necessitam de treinamento do mesmo modo que os funcionários mais jovens – tanto em quantidade quanto em frequência. O tema do treinamento talvez seja diferente, mas a necessidade é a mesma. E não acredite que os funcionários mais velhos não possam ser treinados. Eles são tão receptivos quanto os seus pares mais jovens.
6. Motive-os
A principal tarefa de qualquer gerente é motivar seus funcionários. Os mais velhos têm "alavancas" motivacionais diferentes de seus congêneres mais jovens. Oportunidade de crescimento, possivelmente, é menos importante do que o reconhecimento por um trabalho benfeito, mas, em todo caso, veja a dica número 1 acima.
7. Você não tem de ser "o chefe"
Os funcionários mais velhos cresceram numa sociedade hierárquica. Sabem que você é o chefe. A maioria deles também foi chefe em algum momento de suas carreiras. Siga em frente liderando o departamento e não perca tempo com sua pose de chefe. Até porque ela não vai impressioná-los. Afinal, já conhecem bem o modelo.
8. Seja flexível
Seus funcionários mais velhos, dependendo do grupo etário (veja a dica número 2 acima), podem querer um horário flexível ou uma semana de trabalho mais curta. Para aqueles que precisam disso, esteja disposto a negociar. Você precisa do talento e das habilidades técnicas deles, portanto faça o necessário para dispor desse conhecimento. Entretanto, não pressuponha que todos os funcionários mais velhos queiram ir para casa mais cedo. Alguns podem se motivar trabalhando as mesmas longas e duras horas que sempre dedicaram.
9. Utilize-os como mentores
Deixe-os contribuir com sua vivência e encorajar os funcionários mais jovens. A maioria dos funcionários mais velhos possui um conhecimento e uma experiência muito rica, que adorariam passar adiante. Dê-lhes a oportunidade de fazer isso, e a sua organização como um todo vai se beneficiar consideravelmente.
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