Em meio a um cenário de inovação tecnológica e complexidade fiscal, contadores precisam de habilidades digitais e consultivas para prosperar e atender às novas demandas do setor.
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Como se posicionar adequadamente no xadrez corporativo
Como andam suas habilidades de se relacionar com os níveis mais altos na organização em que trabalha?
Como andam suas habilidades de se relacionar com os níveis mais altos na organização em que trabalha? Falta autoconfiança na presença dos superiores? Há tensão, perda de compostura ou agitação quando é interpelado? Tem dúvidas sobre como entender, influenciar ou impressionar os superiores? Fala e age de forma que não se encaixa nas situações? Essas são algumas das situações mais comuns quando os funcionários ficam frente a frente com seus superiores em organizações altamente hierarquizadas.
“Muitos de nós, numa situação dessas, não saímos ilesos. Em vários momentos, os diretores o testarão para ver do que você é capaz, fazendo perguntas difíceis, para ver se você consegue agir sobre pressão. Ou mesmo irão provocá-lo intencionalmente, para checar como você "se vira nos 30"”, comenta Pablo Aversa, sócio-fundador da Alliance Coaching. Tendo em vista esse cenário, o especialista em carreiras aponta dez dicas de como aprimorar a habilidade de posicionar-se no tabuleiro corporativo adequadamente:
1. Respire calmamente. Sempre.
Ficar nervoso, ansioso ou mesmo incomodado diante dos superiores em uma estrutura fortemente hierárquica é bastante normal. O importante é não deixar que isso o impeça de ser o melhor que puder ser. Eventualmente, não ficar à vontade causa reações físicas, como suar, hesitar, gaguejar, pronunciar palavras de maneira errada, ficar vermelho, com dor de barriga, sem ar enquanto fala etc. Quando isso acontecer, pare por um ou dois segundos, respire fundo, recomponha-se e continue fazendo o que estava fazendo. Todos nós já passamos por isso, portanto, lembre-se: faça o melhor que puder fazer. Afinal, você provavelmente sabe mais sobre esse assunto do que eles. Não deixe que a ansiedade o impeça de demonstrar sua condição de especialis ta. Foi para isso que você se preparou!
2. Antecipe alternativas. Sempre.
Faça uma lista dos seus maiores medos. Quais são as piores coisas que poderiam acontecer? Visualize-se em cada um desses momentos. Pratique mentalmente como você se recuperaria. Por exemplo: 1) não consegue pensar nas palavras certas? Faça uma pausa, mas não preencha o silêncio com “ahn”. Consulte as suas anotações; 2) está na defensiva? Faça perguntas; 3) o tempo está acabando? Vá direto à conclusão. Pratique as situações mais realísticas na frente do espelho ou, se possível, com um colega para representar seu público.
3. Pratique. Sempre.
Treine o que for fazer várias vezes. Assim, parecerá o mais natural possível; isso lhe dará tempo para ficar à vontade e lidar com perguntas e mesmo com reações imprevistas. Grave-se em vídeo. Você falou, no máximo, durante dez minutos sobre cada assunto principal? Falou demais sobre alguma coisa, o que lhe fez parecer uma enciclopédia ambulante? O tom ou o volume da sua voz variou ou foi monótono? Eles se lembrarão dos tópicos principais da sua apresentação 15 minutos depois que a reunião terminar?
4. Reconheça o terreno. Sempre.
Se for uma apresentação para diversas pessoas da alta administração, visite o local do evento antes da data marcada, para se sentir mais à vontade e, se puder, pratique seu discurso ali mesmo. Durante a visita, pense nos assentos. Todos conseguirão ouvi-lo facilmente ou você precisará levantar a voz? Existe algum lugar no palco onde a visão da plateia fica obstruída? Certifique-se de não ficar nesse ponto. Quem está no fundo da sala vai conseguir ver seus slides? Se não, use menos itens por slide e aumente a fonte.
5. Administre o tempo. Sempre.
Planeje o que precisa fazer e explore tudo cuidadosamente. Demore o mínimo necessário. Leve mais material do que precisa ou vai usar. Se levar, por exemplo, 60 slides, mostre apenas 40 e esteja preparado para mostrar 30. Slides de resumo podem ajudá-lo com isso. A alta administração é muito ocupada. Todos gostam daqueles que levam menos tempo que o planejado ou indicado na pauta. Deixe que eles peçam mais detalhes. A intenção não é sobrecarregar os participantes.
6. Prepare-se para a sabatina. Sempre.
Muitas pessoas se atrapalham durante a sabatina. Não invente respostas. A maioria dos superiores aceitará um “não sei, mas posso pesquisar e lhe dizer depois”. Pense em todas as perguntas com antecedência: peça para alguém dar uma olhada no que você vai apresentar e listar perguntas que poderão surgir. Ensaie as respostas para esses possíveis questionamentos. Outra ocasião em que as pessoas se atrapalham diante de um desafio é quando citam fatos; os executivos geralmente estão querendo ver o seu raciocínio e a sua análise do problema, portanto, explore seu argumento. É claro que o pior que pode acontecer é um executivo rejeitar seu ponto de vi sta. Se isso acontecer, verifique se você foi interpretado mal e esclareça sua ideia. Se não for esse o caso, deixe polidamente a divergência de lado. Poucos executivos respeitam quem muda de ideia assim que é confrontado. Você precisa ouvir cuidadosamente e responder de maneira lógica. Ao tentar ser abrangente, você pode acabar mostrando que está na defensiva. E não queremos entrar nesse território, certo?
7. Seja humilde. Sempre.
Pergunte para um integrante da alta administração (que conheça bem) o que ele sugere que você poderia fazer para se sentir mais confiante e ter um desempenho mais eficiente, quando interagir com ele e os demais executivos seniores. Dê crédito ao que ele disser. Fale também das suas ansiedades com um colega de confiança e peça dicas e conselhos. Encontre alguém que pareça se sentir à vontade no ambiente que você considera difícil e pergunte como ele faz para se apresentar daquela maneira.
8. Olhe-se no espelho. Sempre.
Se apenas algumas pessoas na hierarquia mais alta o incomodam e outras, não, anote em um papel os diferentes estilos dos dois grupos ou indivíduos. Reflita: quais são as semelhanças? Por que um estilo me perturba e o outro, não? Como poderia me sentir mais confortável ou ter uma reação mais eficiente? Seria possível utilizar algumas das técnicas que uso com o grupo que me deixa mais à vontade? Posso me concentrar em não levar nada para o lado pessoal, aconteça o que acontecer, para voltar a discutir objetivamente o problema?
9. Aproxime-se. Sempre.
Tente conhecer e interagir com quem está na hierarquia mais alta durante ocasiões informais, como recepções, encontros sociais ou esportivos, eventos beneficentes e fora do local de trabalho. Você provavelmente vai acabar percebendo que os superiores são pessoas comuns, talvez mais velhas, e, consequentemente, ocupam um cargo acima do seu. Talvez assim você se sinta mais à vontade diante deles em um ambiente profissional.
10. Descubra como o outro pensa. Sempre.
Michael M. Lombardo, do Center for Creative Leadership, sugere: leia a biografia de cinco grandes personagens. Veja o que os autores dizem dos biografados e o que esses personagens pensam de pessoas como você. Leia também cinco autobiografias e veja o que os autores dizem sobre si próprios e como veem as pessoas na sua posição. E finalmente, escreva cinco coisas que você pode fazer diferente ou melhorar, considerando o conhecimento adquirido.
Sobre a Alliance Coaching - Criada a partir da união de três profissionais com mais de uma década de experiência em treinamento de executivos, a Alliance Coaching (www.alliancecoaching.com.br) oferece uma metodologia exclusiva de desenvolvimento de competências para que o executivo aprimore suas capacidades gerenciais e de liderança para alcançar seus objetivos. O Sistema de Liderança Alliance (SLA) se diferencia por apresentar aplicação modular, que se adapta perfeitamente à rotina das empresas e dos executivos treinados. Na Alliance Coaching, todos os processos de coaching são conduzidos ou supervisionados por um dos senior partners: Alexandre Rangel, Pablo Aversa e Silvio Celestino. Entre os principais clientes, destacam-se Agência Click, Grupo Bandeirantes e Votorantim.
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