Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Relação familiar pode impactar na liderança dos negócios

Conhecido como Psicologia da Genitura, assunto foi tratado no último dia do workshop "Liderança e coaching empresarial: Como o líder pode aprimorar sua performance e atingir os resultados almejados", realizado pelo Secovi-SP

Fonte: Revista Incorporativa

Ser o primogênito ou o filho caçula de uma família pode ter algum impacto sobre a vida profissional? Para os estudiosos da genitura, área da psicologia que estuda esse tema, a resposta é sim. O assunto foi abordado no último encontro da série Liderança e coaching empresarial: Como o líder pode aprimorar sua performance e atingir os resultados almejados, promovido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

A realização do evento ficou por conta do PQE (Programa Qualificação Essencial) e do Grupo Novos Empreendedores, que convidaram a pedagoga e psicóloga Josiane Barbieri para ministrar a palestra sobre o tema. A especialista explicou que a genitura não procede necessariamente de acordo com a ordem dos nascimentos biológicos, mas é influenciada por outros fatores, como o sexo dos filhos. Por exemplo: em uma família com três filhos, sendo duas meninas intercaladas por um menino, a primeira filha é a primogênita, o filho também é primogênito (por ser o primeiro menino) e somente a caçula será a segundogênita. Se, porém, fossem três meninas, a mais nova seria uma benjamim. Mas, afinal, como tudo isso pode interferir na trajetória profissional?

“A psicologia da genitura indica que as pessoas tendem a agir de diferentes formas, conforme o posicionamento familiar. Cada um dos perfis apresenta características bem específicas, que carregamos pelo resto de nossas vidas”, explica Josiane. “Infelizmente, a influência da genitura é pouco avaliada dentro de uma organização e, muitas vezes, é capaz de levar empresas à falência”, alerta.

Conheça abaixo os perfis da genitura.

Primogênito

Gosta de liderar, mas, na vida profissional, pode vir a agir com certa ingenuidade, porque nem cogita que alguém poderá contrariá-lo. Tende a se posicionar como um líder conservador.

Segundogênito

Desenvolve-se em ritmo bem diferente do primogênito. Dotado de forte espírito crítico, tem tendência a se rebelar. Em geral, líderes revolucionários são segundogênitos.

Benjamim

Não assume o modelo de chefe nem o de crítico, mas procura fazer-se amar por todos. Tende a ser um bom gestor de conflitos e sabe ganhar o espaço dele de outras formas, como bom ouvinte. Costuma se dar bem na área comercial.

Filho único

Seu comportamento dependente, essencialmente, da maneira como a mãe o cria. A ela, cabe a missão de amá-lo muito, de oferecer afeto pleno e, ao mesmo tempo, assegurar que ele se torne independente.

Josiane Barbieri orienta que, por mais que esses perfis possam ajudar ou atrapalhar nas realizações profissionais, o fator mais determinante será sempre a inteligência: “Devemos ser capazes de alcançar esta abertura mental”, enfatiza.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Novembro/2024
D S T Q Q S S
     0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Notícias Estaduais

Notícias Melhores