Relatório da Secretaria de Política Econômica traz dados sobre o desempenho fiscal de 2023 e uma prévia do resultado de 2024, com dados até setembro
Área do Cliente
Notícia
Emprego na indústria tem 3º recuo mensal
As sucessivas dispensas de trabalhadores já afetaram a folha de pagamentos, que também encolheu (-2,5%).
O quadro de retração na produção industrial do País, que vem se arrastando há meses, resultou no terceiro recuo mensal do emprego na indústria. De abril para maio houve redução de 0,3% nas vagas, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As sucessivas dispensas de trabalhadores já afetaram a folha de pagamentos, que também encolheu (-2,5%).
Apesar dos pacotes de estímulos do governo, o horizonte para o mercado de trabalho na indústria não é dos melhores. O número de horas pagas foi reduzido pela terceira vez consecutiva, num corte ainda maior do que o do emprego: -0,6% em maio. No ano, a queda chega a 1,7%.
"O recuo no emprego já era esperado, porque estávamos há um ano com a produção desacelerando. Como o emprego persistia, a impressão era de que os empresários estavam em compasso de espera, aguardando uma recuperação que não aconteceu", avaliou Maria Andréia Lameiras, técnica de análise sobre o mercado de trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Como há defasagem entre as perdas na produção e seus reflexos no mercado de trabalho, a redução no pessoal ocupado nos últimos meses foi decorrente de uma desaceleração na produção muito anterior. Do mesmo modo, ainda que a produção se recupere no segundo semestre, as contratações só se dariam a partir do momento em que a indústria nacional mostrasse um vigor que se sustentasse durante algum tempo, avaliou Maria Andréia.
Na comparação com maio de 2011, a queda no emprego industrial foi de 1,7%, o oitavo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação, e o mais intenso desde dezembro de 2009 (-2,4%), ano de crise financeira internacional.
Notícias Técnicas
Empresas podem conceder espontaneamente vantagens a seus empregados sem autorização judicial
Portaria MTE nº 240/2024 define obrigatoriedade do recolhimento exclusivamente pelo FGTS Digital
Medida será definida nesta quinta-feira, em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social; limite atual é de 1,66% ao mês
Prazo oficial para buscar os recursos terminou em 16 de outubro. Com isso, os valores foram remetidos ao Tesouro Nacional. Mas existe, ainda, um prazo extra para contestar esse recolhimento.
Notícias Empresariais
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Em novembro de 2024, a produção industrial nacional mostrou redução de 0,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Este é o segundo mês de queda, período em que a indústria acumulou perda de 0,8%
Para se proteger, é primordial nunca fornecer dados bancários pelo telefone
O comunicado oficial emitido pela instituição financeira traz informações especialmente sobre o novo golpe do falso e-mail. A fraude consiste no roubo de senhas e dados dos clientes do Banco do Brasil.
O consumidor precisa adotar alguns cuidados para que a comodidade do pagamento não se transforme em prejuízo
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.