Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
O nome da sua empresa pode ser a alma do seu negócio
Depois que um indiano ficou famoso por batizar sua loja com o nome de Hitler, profissionais de marketing falam sobre a importância de nomes e marcas
Qual o nome mais apropriado para uma empresa? Assim que pensar em abrir um negócio, é bom estudar se o nome escolhido não é impróprio em seu País, e até mesmo ofensivo para qualquer outra comunidade global.
A construção de um nome ou marcar deve ser discutido a partir de um a abordagem considerando aspectos culturais da organização. “O nome e a marca é a reprodução da personalidade do negócio”, diz Milena Seabra, diretora de Comunicação e Relacionamento do GRPCOM - Grupo Paranaense de Comunicação.
“O nome deve remeter e transparecer situações positivas do produto e da empresa”, diz o professor de Gestão de Marcas e Marketing estratégico dos cursos de Graduação e Pós Graduação da ESPM, Marcos Bedendo. Para ele existem quatro itens básicos para a escolha de um nome e da marca: simples de guardar, fácil de pronunciar, seja curto e sonoro.
Falem bem ou falem mal
Na Índia um comerciante inaugurou uma loja de roupas com o nome “Hitler” e denunciado pela comunidade local. Segundo o proprietário ele não tinha conhecimento do nome, mas até a suástica foi colocado no espaço do pingo do “i” no nome.
O professor da Faculdade de Publicidade e Propaganda da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), Silvio Sato, destaca que muitos casos podem ser avaliados como estratégico, a famosa premissa de “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
Exemplos não faltam no mercado. O professor da Faap destaca as operadoras de telefonia, com marcas que traduzem irreverência, com nomes curtos fáceis e informais. Por sua vez, o professor da ESPM lembra o nome Gol, a marca do veículo da Volkswagen e a companhia aérea, segundo ele, é um nome simples, bem associado a cultura brasileira.
Nome e marca são elementos permanentes que definem a identidade do negócio. Sato, da Faap, observa que é preciso avaliar o potencial do significado desse nome para saber quais conotações e famílias de nomes melhor descrevem o produto. “Esse nome pode ser descritível, simbólico, sofisticado”, diz.
Estratégia
A diretora do GRPCOM, conta que o grupo passou por esse processo de identificação no ano de 2010, quando adotou o nome atual. Segundo Milena, quando a rede foi lançada no ano 2000 fazia sentido ser chamada de Rede Paraense de Comunicação, no entanto, com o passar do tempo, o grupo, que compõem redes de TV, jornais, portal de notícias e rádios, passou a ser conhecido somente pelo canal de TV e foi então que começou o processo de reposicionamento do nome e da marca.
“A TV era mais forte e não vinculava a RPC com a holding”, diz. A companhia trabalhou por dois anos, traduzindo os valores do grupo para posicionar o seu nome. Milena explica que este é um trabalho muito “profissional”, levando em conta um conjunto de fatores que juntos traduzem o negócio .
Mergulhar na estratégia, conhecer os valores e a missão da empresa, qual o posicionamento adotado no mercado, para então chegar a um nome e por fim a logotipia. Esse processo é a somatória de cores, tipologia, letras, um estudo para traduzir a força de um nome no mercado.
Aspectos culturais
Também é preciso levar em consideração a facilidade da pronúncia. O professor da Faap lembra exemplos de empresas que percebendo uma dificuldade simplificaram a pronúncia ao chegar ao Brasil, como a Procter & Gamble, que adotou as iniciais P&G, a marca de cerveja Budweiser, que por aqui é carinhosamente conhecida como “Bud”.
Outro exemplo lembrado pelo professor é da montadora chinesa Chana. O empresário também deve pensar nas barreiras culturais ao buscar um nome. É difícil pensar em uma marca global, que não esbarre em questões locais e nos diferentes significados. O nome escolhido para o negócio deve traduzir a essência da empresa. “A marca é uma promessa com uma série de significados”.
Outro fator apontado pelo professor da ESPM é a escolha de nomes que permitem posicionar a própria empresa. Entre os exemplos ele cita o Bom Ar e a esponja de aço Bom Bril (que significa bom brilho). “A escolha do nome deve trazer certo sentido ao produto”, finaliza.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento