Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Como proteger o ambiente virtualizado
A virtualização traz vários desafios inéditos para a segurança e, também, uma nova maneira de pensar
Quando o assunto é virtualização, muitas empresas ainda precisam encontrar todos os pontos onde suas estratégias de segurança falham. A virtualização cria uma camada adicional dentro da infraestrutura de TI onde softwares tradicionais de segurança, criados para ambientes físicos, não têm visibilidade. Isso pode gerar vulnerabilidades à rede.
A virtualização, na verdade, traz vários desafios inéditos para a segurança e, também, uma nova maneira de pensar: ambientes virtuais e a virtualização não são alinhadas com a abordagem básica de um perímetro robusto de defesa; por esse motivo, as práticas antigas são obsoletas e acabam virando armadilhas.
A virtualização é um ambiente dinâmico, o que eleva ainda mais a necessidade de proteção. As máquinas virtuais devem ser protegidas quando são criadas. Dentro de um ambiente virtual, os novos ambientes e aplicativos podem ser implementados, movidos e alterados muito mais rapidamente que antes, e devem ser protegidos a partir do momento em que começam a operar. As cargas de trabalho virtuais também têm outra característica diferente dos sistemas antigos: a capacidade de migrar máquinas virtuais em funcionamento sob demanda, para otimizar os recursos disponíveis por meio de técnicas, como a migração ao vivo e a tecnologia vMotion da VMware. A segurança para ambientes virtualizados também deve levar esses aspectos em consideração.
A tecnologia virtualizada pode residir fisicamente em servidores individuais, mas dentro deles uma arquitetura inteira pode se manifestar: na rede, no sistema operacional do servidor, no armazenamento e nos aplicativos. As abordagens antigas de segurança podem falhar se tomar cuidado com essas diferenças e a maneira que a virtualização transforma as regras de gerenciamento de segurança. Os firewalls não oferecem a proteção mais profunda que a tecnologia virtualizada requer, eles apenas oferecerem proteção para o perímetro físico. A segurança para a tecnologia virtualizada deve ser integrada para oferecer uma defesa apropriada contra as intrusões e malwares ou o roubo de dados sensíveis.
Abaixo estão alguns riscos de segurança para a virtualização:
• Necessidade de segurança ao nível do hypervisor: Que ofereça segurança da rede, prevenção contra intrusos (IPS), antivírus e anti-malware para convidados VM individuais sem a necessidade de implementar agentes em cada VM. Também possibilita uma política que reconhece a dinâmica da virtualização, como a migração. Implanta prontamente a funcionalidade que protege todos os VMs novos e existentes sem mudar a topologia da rede virtualizada.
• Proteções tradicionais que já foram implementadas não funcionam em servidores virtuais: As tecnologias antigas de segurança não inspecionam automaticamente o tráfego dentro do VM e a segmentação deixa de ser efetiva devido à dinâmica do ambiente. E como não é possível monitorar o tráfego entre os servidores virtuais em um único host físico, você não pode contar com essas proteções para alertá-lo quando acontece uma falha de segurança no servidor virtual.
• Malwares podem se espalhar em servidores virtuais: O sistema tradicional de detecção de intrusos é incapaz de monitorar a atividade entre os servidores virtuais. Por isso, é fácil para um vírus ou outro software malicioso se espalhar de um servidor virtual para outros, pois a virtualização geralmente é usada em conjunto com um sistema de clustering que migra dados e aplicativos entre dois ou mais servidores, para oferecer balanceamento de carga e redundância caso um servidor do cluster encontre um problema.
• Os dados confidenciais podem ser comprometidos: Não há como monitorar o fluxo de tráfego entre servidores virtuais que compartilham da mesma plataforma física, e por isso é impossível dizer se os dados confidenciais ou protegidos por lei (como registros médicos ou números de cartão de crédito) foram comprometidos.
Em um ambiente virtualizado, a segurança deve ser totalmente e diretamente integrada com o hypervisor. Isso oferece proteção imediata de qualquer VM nova criada no host físico protegido.
Uma solução eficaz para a proteção da virtualização coloca o gerenciamento nas mãos da equipe de segurança, em ambientes seguros físicos ou virtuais. Isso ajuda a separar as tarefas exigidas por lei, e alivia incertezas causadas por ferramentas que misturam a administração de segurança para ambientes virtualizados e a administração da própria virtualização.
Uma das vantagens da virtualização é que garante maior agilidade durante na implementação, migração e remoção de máquinas virtuais sob demanda. Para as empresas modernas de TI, isso garante a capacidade de entregar uma série de benefícios empresariais, desde um desempenho melhor até a disponibilidade e otimização de recursos para ativação ‘just in time’ de máquinas virtuais para tarefas específicas. A segurança é fundamental para aproveitar dos benefícios da virtualização. Os riscos são muito grandes se a adoção da virtualização não inclui um plano de segurança.
As equipes de segurança devem considerar todas as suas prioridades ao avaliar as estratégias disponíveis para proteger a virtualização, lembrando que VMs podem ser comprometidas por software e atividades maliciosas, ou através de defesas inadequadas que não reconhecem as realidades da virtualização.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento