Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Sabotadores de reuniões?
- Sim! Sabotado! As pessoas sabotam o meu tempo, minha criatividade, minha motivação.
Há alguns dias, um amigo confidenciou que se sente “sabotado” toda vez que sai de uma reunião improdutiva em sua empresa.
Intrigada, fui questioná-lo sobre aquela expressão e ele rapidamente retrucou:
- Sim! Sabotado! As pessoas sabotam o meu tempo, minha criatividade, minha motivação.
Se pensarmos bem, muitas reuniões de trabalho são extremamente desgastantes e não geram o resultado esperado. Isso acontece por diversos fatores: talvez elas não sejam realmente necessárias, o tempo para cada assunto é mal dimensionado, a pauta costuma ser extensa demais ou as pessoas não se comprometem como deveriam.
São nesses momentos que entram em cena os sabotadores de reuniõesque acabam contribuindo para que esses encontros se tornem ainda mais improdutivos. Conheça alguns deles:
- O pessimista – sabe aquele colega que, ao ouvir uma ideia, corta logo o seu raciocínio dizendo que não dará certo? Esse está sabotando a suacriatividade.
- Os cochichadores – são aquelas pessoas que conversam paralelamente durante toda a reunião. Não sobre o conteúdo que está sendo apresentado, mas talvez sobre o capítulo da novela, sobre um novo programa de computador ou sobre o chopp após o expediente. Esses estão sabotando a sua concentração.
- O prolixo – é aquela pessoa que não consegue chegar à conclusão alguma do que está apresentando. Fala sem nenhuma objetividade e os seus slides de Power Point parecem não ter fim. Essa está sabotando o seu tempo.
- O exibido – é aquele que em toda a reunião menciona com alguns predicados a mais o que está fazendo. Geralmente são atividades rotineiras, nada mais do que a sua obrigação, mas ele precisa transformá-las em algo surpreendente para ser visto pelo chefe e acaba “roubando” o tempo de um assunto importante. Esse está sabotando a suapaciência.
- O desnorteado – é aquele que foi chamado para a reunião, mas nem ele mesmo sabe o porquê. Como não conhece a maioria dos assuntos que está sendo dito, ele dorme todo o tempo e acaba virando alvo de piadas. Esse está sendo sabotado grotescamente, pois ao invés de estar em sua mesa realizando o seu trabalho, fica preso a uma reunião que nada lhe trará de benefícios.
- O mau condutor – é aquele que convocou a equipe para uma reunião, mas, em um determinado momento, perdeu o controle de toda a situação. Não conseguiu controlar o tempo, as pessoas e os assuntos em pauta. Esse está sabotando toda a empresa, pois como diz um ditado popular, “time is money”.
Como solucionar então todos esses problemas que envolvem uma reunião?
Em primeiro lugar é preciso que as organizações desenvolvam um programa eficaz de comunicação, em que cada integrante de um setor conheça claramente os seus papéis e as suas responsabilidades dentro de uma equipe, assim como o impacto do seu trabalho nas atividades do colega. Isso já evitará muitas reuniões rotineiras desnecessárias em que as pessoas são chamadas apenas para mostrar o que estão fazendo.
Em segundo, deve-se ter uma atenção redobrada às pessoas que serão chamadas para uma reunião.
Antes de enviar os convites, responda à três perguntas básicas: Qual o objetivo da reunião? / O que será apresentado? / Qual o produto a ser obtido?
Somente após ter clareza das respostas, convoque as pessoas que realmente precisam estar presentes.
Em terceiro, prepare uma pauta curta com assuntos realmente importantes e com a menor carga horária que conseguir. Após 30 minutos em uma sala de reunião, as pessoas começam a se dispersar realmente.
Em quarto lugar, procure um excelente condutor de reunião, que consiga controlar o tempo e seja assertivo com as pessoas, evitando conversas paralelas, assuntos sem propósitos e discursos longos e pouco efetivos.
E em quinto, aplique uma avaliação de reação após a reunião com perguntas do tipo: “Eu estava realmente comprometido?”, “As discussões foram produtivas e trouxeram resultados?”, “Como percebo a minha participação durante a reunião?”, Esses insumos serão importantes para tornar os futuros encontros mais efetivos.
Lembre-se: reuniões devem ser extraordinárias e servir para estudar um novo processo de trabalho, apresentar um programa para o próximo ano, comunicar algo realmente importante ou levantar sugestões para resolver determinado problema. Fora isso, são apenas rotinas de trabalho e que não valem o tempo e a paciência das pessoas.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento