Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
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Resoluções de Conflitos no ambiente de trabalho
O conflito é uma situação comum que decorre devido às diferenças individuais ou grupais.
Conflito é um fenômeno próprio das relações interpessoais, ele é parte da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para transformação social. O conflito é uma situação comum que decorre devido às diferenças individuais ou grupais. Eles acontecem por causa de posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. A resolução do conflito exige negociação, ou seja, é necessário um acordo de ambas as partes. Não podendo haver um ganhador ou perdedor, porém ambos devem sair de um conflito como ganhadores.
Quando, por diversas razões, o indivíduo não consegue encontrar resposta para o conflito, surge uma situação de frustração. Perante tal frustração, existem diversas formas de respostas ao conflito,como por exemplo a agresividade.
Uma técnica poderá ser utilizada para reduzir tensões entre as pessoas. Esta técnica é designada por DESC (Descrever, Expressar, Sugerir e Consequências). Trata-se de um método que pressupõe a negociação, como base do entendimento. DESCREVER de uma forma tão precisa e objectiva quanto possível, EXPRESSAR o que pensa e sente em relação ao comportamento, sentimentos, preocupações, desacordos ou críticas, SUGERIR uma forma realista de modificar o comportamento, CONSEQUÊNCIAS benéficas da nova atitude proposta. Esta técnica pode ser utilizada nos casos como: Quando é preciso dizer qualquer coisa desagradável a alguém; Quando é necessário dizer "não" à aquilo que alguém pede; Quando se é criticado; entre outras situações.
Qualquer que seja a forma que o conflito assuma, em todos os casos ele "rouba" dos profissionais a atenção e a energia que normalmente seriam dedicadas às atividades na organização, é por isso que é entendido hoje como um problema.
Os gestores acabam acreditando que todo conflito seja ruim e que por isso deva ser banido. Porém para algumas organizações, os conflitos podem representar uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a consciência crítica de sua equipe, levando ao diálogo em busca de soluções mais criativas para os problemas e desafios corporativos. Nestes casos,a liderança opta por colocar em prática um modelo de gestão que valoriza suas ideias e explora a capacidade criativa das pessoas, promovendo melhorias e inovações.
As pessoas são distintas, pois diferem na maneira de agir, pensar, perceber e sentir. As diferenças individuais são portanto inevitáveis com suas consequentes influências nas dinâmicas interpessoais, mas estas diferenças não podem ser consideradas inerentes boas ou más, pois algumas vezes trazem benefícios ao grupo e outras prejuizos reduzindo- lhe a eficiencia. A maneira de lidar com situações conflituosas é essencial para as pessoas e às organizações como sendo fonte geradora de mudanças, pois destas situações e dos diferentes interresses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de criatividade, novas ideias e de crescimento mútuo.
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