Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Pequeno empresário precisa de cuidado para organizar a "festa da firma" e evitar problemas
Confraternização de fim de ano ruim compromete a imagem da sua empresa
A situação é comum a quase todos: quem nunca foi a uma festa de fim de ano no trabalho onde, no mínimo, a reputação de alguém saiu arranhada? As comemorações de dezembro, popularmente chamadas de "festa da firma", sinalizam um importante momento estratégico para uma empresa. Porém, ela também pode se transformar em um telhado de vidro para o empreendedor diante de sua equipe.
"Quem organiza uma festa corporativa precisa entender que a ocasião é uma ferramenta de comunicação. É através dela que o dono da empresa demonstra o quanto precisa dos funcionários. E os detalhes se tornam importantes. São através deles que os convidados vão tirar suas impressões", explica Licia Egger, consultora de imagem corporativa. Com isso, regular a comida, oferecer bebida de baixa qualidade ou até mesmo chegar atrasado pode comprometer a imagem da empresa e ser entendido como uma grande desfeita pelos colaboradores.
Promover a festa da empresa exige muitos cuidados. O deslize em qualquer ponto pode transformar o evento em um grande fiasco, ofender os funcionários e ainda criar situações delicadas para o gestor administrar no futuro. Para ajudar, a especialista mostra o caminho para organizar uma comemoração sem riscos e que não vai ser mal falada no dia seguinte.
Devo fazer uma festa?
Se você não tem dinheiro, não. "Não adianta tentar economizar muito porque os convidados percebem se há pouca comida ou se ela não é de boa qualidade. Quando a empresa é muito pequena e o custo vai impactar muito no caixa, é mais recomendável dar um cartão bonito ou um panetone para o funcionário. Ele vai se sentir mais valorizado e o impacto do presente será melhor do que o de uma festa precária".
Convidados
Primeiro, é preciso definir o que você quer. Se a festa for extensiva aos familiares, é necessário levar em conta que o custo será mais alto. Há necessidade também de oferecer algo a mais do que bebidas e comida às pessoas, já que as que não fazem parte da corporação não estão familiarizadas com as pessoas e nem com os assuntos. Um show pode ser uma boa alternativa. "O empresário precisa saber que se ele abre a festa para os funcionários levarem os familiares ele terá de caprichar em dobro. Os acompanhantes, em geral, são mais críticos ainda por estarem em um território diferente".
Comida
Regular a boca livre é como dar um tiro no próprio pé. "Lembre que os funcionários trabalham na empresa e, portanto, eles têm noção de seus lucros. As pessoas sabem que você poderia ter investido mais e entendem a economia como pouco caso".
Bebida
O calcanhar de Aquiles da festa. Não trata-se de oferecer ou não bebida alcoolica, mas sim em que quantidade e até onde interferir na diversão dos funcionários. O primeiro ponto é entender que a empresa é igualmente responsável pelos atos cometidos sob o efeito do álcool, inclusive as brincadeiras, piadas e até mesmo brigas.
"A empresa não pode se esquivar das responsabilidades. Ela dá o tom da festa. Ao liberar a bebida, o empresário precisa oferecer transporte para que os funcionários voltem para casa em segurança e também estar consciente que ele serve de exemplo para aquelas pessoas. Se ele exagerar, todos vão sentir o direito de fazer o mesmo".
Balada
A combinação de balada e bebidas é um barril de pólvora. Por isso, evitá-las é o recomendável. "Esse é um dos principais erros das empresas na organização da festa de fim de ano. Eles esquecem que estão lidando, muitas vezes, com pessoas jovens em um ambiente convidativo e que estão sob o efeito de bebida, algo que nem sempre estão acostumadas". As chances de alguém exagerar nessas situações, segundo a especialista, são grandes. Como consequência, o empreendedor terá de lidar com os prováveis constrangimentos que não são esquecidos facilmente.
Postura
O empresário deve estar muito atento em todas as suas atitudes. Sem dúvida, elas serão observadas e cobradas. Para não errar, o bom senso prevalece. O mais importante ao oferecer uma festa é perseguir o objetivo que uma comemoração traz: comemorar. Isso quer dizer que o empreendedor tem, sim, de participar de todo o processo.
"É muito comum o dono da empresa e os diretores chegarem mais tarde. Os funcionários se sentem desdenhados por atitudes assim. O mesmo vale para os que andam em grupinhos e não se misturam. O dono da empresa é o anfitrião. E uma festa, em qualquer lugar, sempre precisa de um (anfitrião). Delegar essa função a outros departamentos mostra, de certa forma, que ele não quer perder tempo com os funcionários. E as pessoas captam isso".
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento