Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
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Confira sete dicas para ter um negócio de sucesso em 2013
Muitas empresas aproveitam o novo ciclo para buscar formas de ampliar sua atuação no mercado
Muitas pessoas aproveitam o início do ano para fazer uma análise do ano que passou e traçar metas, listar objetivos e pontuar as ações a serem realizadas no ano que está começando. O mesmo acontece com as empresas, que aproveitam o novo ciclo para buscar formas de ampliar sua atuação no mercado.
No entanto, muitos se perguntam, como fazer isso? Especialistas da área empresarial de diversos segmentos dão algumas dicas que podem ajudar no desempenho de sua empresa em 2013. Confira:
Invista em negócios sólidos: O master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, Batista Gigliotti, explica que “para quem possui capital suficiente para investimento e não deseja arriscar, uma boa alternativa é pensar em investir em uma empresa já em andamento. Ter uma carteira de clientes formada, ponto comercial testado e aprovado atenua eventuais riscos”.
Segundo ele, ao contrário do que muitos imaginam, há grandes oportunidades neste segmento e muitas empresas que estão no azul. “A vantagem de se conhecer e de se auditar o histórico também diminui (e muito) os riscos”, diz.
Utilize novas plataformas para se comunicar: A sócia e diretora da Ato.Z Comunicação Inteligente, especializada no atendimento de micro e pequenas empresas e franquias, Meriellin Albuquerque, acredita que as empresas de pequeno porte podem explorar ainda mais o universo das redes sociais em 2013.
“As redes sociais se tornaram uma vitrine para as PMEs no Brasil. Mas é fundamental profissionalizar essa atuação, integrando conteúdo, relacionamento e monitoramento. Com essa integração a marca começa a aproveitar oportunidades e interagir efetivamente para ganhar admiradores e defensores nas redes sociais”.
Cuidado na hora de exportar: Empresas de todos os setores veem no momento de exportar o seu maior desafio. Segundo o diretor da ABN8 Trading, Alfredo Novais, a exportação é uma operação complexa e pode trazer prejuízos a quem não é especialista no assunto e "uma falha simples, como esquecer de incluir um documento, pode comprometer todo o trabalho feito para alcançar um novo mercado”. Ele ressalta também a importância de conhecer a legislação de cada país, os costumes e o padrão de renda.
Invista no posicionamento da sua marca: Não basta criar o negócio, é preciso investir na marca, na identidade e na estratégia de crescimento. Na opinião do diretor da NewGrowing Design & Branding, Hélio Moreira, o posicionamento é fundamental para manter a marca competitiva e suportar os movimentos do mercado.
“Neste caso, olhar para dentro do seu negócio, inovar e encontrar novos caminhos torna-se um fator determinante para alcançar ou manter-se na liderança”.
Inove também no conceito: Eventos são utilizados por empresas de todos os portes como forma de relacionamento e interação. Para garantir que sejam produtivos, inovação é uma das chaves do negócio. Para o presidente do Congresso e da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), Milton Garbugio, é importante ficar atento para que os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis.
Estabeleça uma integração segura com seus parceiros e clientes: Para o CEO da Sawluz, Werter Padilha Cavalcante, “o foco na equalização dos processos logísticos, desde o comercial à expedição, reduz tempo e gastos, garantindo uma distribuição ainda mais eficiente e controlada”.
Softwares de gestão que ofereçam agilidade e segurança no momento de sincronização de informações entre empresas parceiras e clientes são a garantia de manter uma relação transparente e organizada entre.
Pense na capacitação dos seus funcionários: Investir na capacitação dos funcionários é essencial para a empresa crescer de maneira equilibrada. “Muitos empresários estão se conscientizando que é preciso adotar medidas para fortalecer e melhorar o nível de conhecimento de seus colaboradores”, diz o CEO da Seven Idiomas, Steven Beggs.
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