Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Empreendedores e a síndrome do pequeno empresário
A rotina do empreendedor, na maioria dos casos, não é fácil. Começa muito cedo e termina muito tarde.
Os empreendedores, cheios de coragem, sonhos e planos, ousaram e tomaram a decisão de montar o seu próprio negócio. Aprendendo com os acertos e erros, muitos destes conseguem levar adiante seu projeto e vencem os desafios, mesmo diante de forte concorrência e da necessidade contínua de se adaptar ao mercado e às expectativas dos clientes. Logo de início, a maior parte necessita contratar pessoas e formar suas equipes de trabalho. Assim, sua forma de trabalhar toma corpo e, com o tempo, o fluxo de atividades tende a tornar-se rotina.
A rotina do empreendedor, na maioria dos casos, não é fácil. Começa muito cedo e termina muito tarde. Ele precisa estar atento a tudo e a todos. Os detalhes e as decisões passam por ele. Os clientes são atendidos por ele, os fornecedores também, as compras, é ele quem resolve. As contratações, demissões e o treinamento da equipe, também são feitos por ele. Enfim, tudo necessita de seu olhar, de sua ação e aprovação. De certa forma, isso é compreensível pelas questões dos custos e de estrutura, mas, vamos avaliar esta situação por outro prisma.
Se várias atividades dependem somente da ação do proprietário do negócio, então, todo processo está limitado à sua capacidade de produzir e de decidir. Ou seja, se ele empreende uma jornada diária insana (e muitos fazem isso) das seis da manhã às dez da noite, com pouquíssimo tempo para refeições, então, o crescimento da empresa está comprometido, porque se tornou dependente da capacidade limitada de produção de uma única pessoa.
Quando a pequena empresa já conseguiu se estabelecer no mercado, conseguiu conquistar uma boa carteira de clientes e, se até estiver perdendo negócios por não ter condições de atender ao volume que o mercado demanda, então, é preciso reavaliar a postura do empresário. Pois, neste caso, este empresário certamente deve estar dominado por aquilo que este autor chama de “síndrome do pequeno empresário”.
Na concepção deste autor, a síndrome do pequeno empresário se dá quando ele não acredita que pode crescer mais. Quando ele não acredita que os seus colaboradores podem tomar decisões importantes em seu lugar. Quando ele não cria sistemas (informatizados ou não) para que outros decidam em seu lugar, sem que questões importantes relacionadas à lisura financeira, extravios ou mau uso de mercadorias, qualidade geral, entre outras, sejam afetadas. Quando ele não se espelha nas grandes empresas, que possuem várias unidades e que funcionam muito bem sem a presença de seu proprietário. Ou seja, quando a empresa não cresce mesmo quando tem mercado para isso. Neste caso, a tendência é que os anos passem e ela continue do mesmo tamanho (com o perigo de encolher), perdendo mercado e oportunidades, deixando que outros empresários, com uma visão diferente, tomem seu lugar.
Com intuito de ajudar o empreendedor, que se encaixe nestas situações, a mudar sua realidade e inserir sua empresa no cominho do crescimento, seguem alguns conselhos:
- Lembre-se que trabalhar demais acaba afetando a vida familiar e até mesmo a saúde, então, determine um limite. Oito horas diárias, com direito há pelo menos um dia de descanso na semana, já é um bom começo.
- Como você é empresário, deveria agir mais estrategicamente do que operacionalmente, então, use suas horas de trabalho para pensar, se informar e desenhar estratégias para a melhoria das atividades e crescimento de sua empresa.
- Mantenha bom relacionamento com os principais clientes e fornecedores. Mantenha-se próximo dos líderes e da equipe de trabalho e com eles tome as decisões mais importantes. Avalie relatórios de desempenho do negócio e das pessoas. Estas atividades sim fazem parte da boa gestão;
- Crie “sistemas de senhas e contra-senhas”. Tanto em sistemas informatizados como em processos de trabalho. Exemplo: alteração de um valor registrado no caixa onde a compra do cliente foi de R$100,00, mas, por um erro do colaborador, foi registrado R$150,00. Para mudar este registro, o colaborador registra sua senha e alguém de cargo de supervisão autoriza (contra-senha). Este pequeno exemplo vale para cadastros de clientes, registros de movimentação bancária, pagamentos e recebimentos, entre outros. Já em termos de processos de trabalho, use sempre a lógica: um faz, outro confere e um terceiro revisa (cargo de chefia de preferência). Lembre-se do exemplo dos bons restaurantes de estrada: quando entramos alguém nos entrega um cartão, depois, outra pessoa nos atende no balcão e registra nosso pedido neste cartão, cujo consumo será confirmado e cobrado por outro profissional em nossa saída do estabelecimento. Este é um bom exemplo de uso de “senha e contra-senha” no processo de trabalho.
- Crie cargos e delegue responsabilidades. Invista tempo em ensinar como gostaria que o trabalho fosse feito e com que qualidade. Não tenha medo de investir na contratação ou promoção de colaboradores para cargos de chefia. Quem tem medo de fazer isso não confia na capacidade de sua equipe, não acredita no potencial de crescimento de sua empresa e, portanto, não se livrará do peso de ter que tomar todas as decisões. Para contratar e promover é preciso critérios, cujos conhecimentos podem ser adquiridos com consultorias especializadas e treinamentos. Lembre-se, tão logo as chefias estejam revestidas de poder, são elas que deverão detectar a necessidade de contratação e conduzir todo processo (com ou sem apoio de terceiros). Assim, o empresário se preocupará mais com a avaliação de desempenho de seus líderes do que com atividades rotineiras.
Sem dúvidas, quando o objetivo é se libertar das amarras que impedem o crescimento do empreendimento, existem outras situações que demandam atenção do pequeno empresário, além de questões específicas de cada ramo. Cada um conhece sua realidade e deve avaliar as melhores alternativas. Contudo, a ideia de que tudo só deve funcionar se ele estiver à frente, deve ser excluída da lista de conceitos do empreendedor, porque senão, ele continuará vítima da síndrome do pequeno empresário e jamais verá sua empresa crescer, gerar muitos empregos para a sociedade e renda para ele e para os que dele dependem.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento